Mina do Barroso pode tornar Portugal o maior produtor de “petróleo branco” da Europa

A empresa mineira britânica Savannah Resources descobriu em Portugal aquela que poderá ser a maior reserva de espodumena na Europa Ocidental.

No distrito de Boticas, em Vila Real, há pelo menos 14 milhões de toneladas de um dos minérios de onde se extrai o lítio – espodumena. A descoberta foi anunciada esta quarta-feira, em comunicado da empresa britânica, que fechou o dia a disparar mais de 12% em bolsa.

“Acreditamos que a Mina do Barroso tem a maior reserva de espodumena da Europa ocidental”, lê-se na nota, citada pelo Diário de Notícias. As 14 milhões de toneladas de minério com 1,1% de óxido de lítio, representam mais do dobro da quantidade estimada inicialmente pela Savannah.

“A Mina do Barroso está a assumir-se como uma grande descoberta de minério europeia. Face às fortes perspetivas de crescimento da produção de baterias de iões de lítio para veículos elétricos, bem como de armazenamento de energia elétrica, esta é uma altura crítica para desenvolver um projeto com a dimensão e localização da Mina do Barroso”, sublinha David Archer, CEO da Savannah, citado no comunicado.

A empresa começou a procurar reservas de lítio em Portugal em maio do ano passado. Agora, os britânicos acreditam que a Mina do Barroso tem potencial para ser “uma peça-chave na cadeia de valor emergente do lítio na Europa”, e que poderá “ajudar no processo de transação das fabricantes automóveis europeias para a produção de veículos elétricos”.

De acordo com o jornal, o preço dos compostos de lítio nos últimos anos despertou uma corrida às minas portuguesas. Nas nova regiões do país que concentram o minério, existem pelo menos 60 mil toneladas métricas, número que coloca Portugal no top 10 mundial das reservas de lítio.

“O concentrado de espodumena é o produto mineral de lítio dominante nas transações internacionais, e não existindo atualmente qualquer produtor europeu, acreditamos que Portugal poderá ser o primeiro, graças ao potencial de desenvolvimento a curto prazo da Mina do Barroso, à qual já foi garantida uma licença de exploração”, esclarece Archer.

Nos próximos meses, o foco da empresa será estudar a viabilidade económica da exploração de lítio na Mina do Barroso. Assim, serão modificadas as condições do contrato atual e, além de aumentar a quantidade de minério a explorar, a empresa quer também garantir o direito a “construir uma fábrica para processar compostos de lítio”.

Os responsáveis sublinham que o “potencial de novas descobertas é excelente”. A Savannah remete para o início de 2019 uma decisão final sobre o desenvolvimento da mina. Os direitos de prospeção dos britânicos na região prolongam-se até 2036, sendo extensíveis por mais 20 anos.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Ah carago que o Costa e os amigos vão encher-se bem com isto. E o Pinho saca uma avença qualquer com esta empresa. E se deixarem o outro ainda mete o amigo pelo meio e também saca o dele.

    • Sem dúvida! os seus correligionários laranjinhas e populistas conservadores são um exemplo de rigor e transparência. Poderei dar uns exemplos mas julgo não ser necessário, certo caro Relvas?

    • Sr cabeça das vc esta a ver mal a fotografia desta cambada de …ladroes..olhe que ninguém já fala do.. .ARMANDO VARA….
      CONDENADO A PRISÃO EFETIVA E AINDA CÁ ANDA FORA A TENTAR ROUBAR MAIS…JUSTICA….JUSTICA …JUSTIAAAAAAAAAAAAAAA AONDE É QUE ANDAS…..MALDITA

    • Engano seu quando refere os partidos da geringonça. O centrão do PS e os pafiosos não vão deixar passar esta oportunidade de negócio. É assim há mais de 40 anos.

  2. O Governo que meta os pés à parede antes que venham para aí os bifes já pensar que isto é deles e que vão aproveitar a mão de obra barata. Chega de vender o herário público às corporações económicas privadas. Se está cá dentro é nosso! Querem explorar? Arrota c’os milhões!!..

  3. Tendo em consideração a habitual subserviência dos nossos políticos será de esperar uma vez mais que o país irá apenas beneficiar numa pequenina parte que é aquela de algumas centenas de trabalhadores a baixo salário a trabalhar nas minas e o produto partirá porta fora onde será transformado, valorizado e aplicado noutros países onde nós depois iremos comprar o produto final a preço de ouro.

    • Pois, tem acontecido assim, recomprar sempre com grande prejuizo.
      Aposto, que quer do Ps ou PSD, estão espingardas apontadas, a ver quem se adianta em corrupção; arranjando um amigo, ou avença mensal para dar aulas já pagas ou imitando outros Relvas, Vara ou aquele que está fugido. Meu Portugal de grandes exemplos Socratianos ou Pinhelenses mais valia estar quieto com os dedos na Assembleia agora tudo vem ao de cima.
      E mais aqueles que esqueci e os que ainda irão aparecer

  4. Não percebo como aparecem logo a defender a esquerda com os maus exemplos da direita quando há exemplos de ambos lados da barricada. Seria de censurar qualquer comportamento do género mas parece que a imagem que se quer fazer passar é que se for da direita é censurável, mas como fizeram os da esquerda podem fazer, é isso?
    Eu diria que ficam todos mal na fotografia, em qualquer situação do género. O que parece é uma situação endémica da nossa classe política, seja qual seja a cor.

  5. Espero que neste negócio os nossos governantes e gestores de empresas aproveitem para produzir as próprias baterias e quem sabe a produção também de uma viatura a um preço acessível aos portugueses. É altura da inovação ser nossa.

  6. Já ouvi um especialista na TV dizer que Portugal tem muito lítio mas inserido em outra substância e que não compensa extração. Foi a empresa que deu a notícia e logo a seguir subiu 12% em bolsa. Cheira-me a jogada estudada.

RESPONDER

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo, de acordo com uma lista divulgada pela Forbes esta sexta-feira. É o segundo ano consecutivo que a norte-americana figura no primeiro lugar. Pelo segundo ano consecutivo, …

Divórcio chega ao Espaço. Astronauta acedeu à conta da ex-mulher a partir da EEI

A NASA está a investigar aquele que pode ser o primeiro crime cometido no espaço. Uma astronauta acedeu à conta bancária da ex-mulher a partir da Estação Espacial Internacional. A astronauta Anne McClain é acusada de …

Portimonense 1-3 Sporting CP | Raphinha dá vida a visão de Bruno

O Sporting assumiu a liderança da Liga NOS, ao arrancar uma vitória por 3-1 no terreno do Portimonense. Raphinha foi o herói da partida ao apontar dois golos. Num jogo que teve um arranque louco, com …

Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros. "Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou …

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …