Portugal perdeu dois títulos no futebol, neste verão. Futsal vai evitar queda total?

José Sena Goulão / Lusa

Éramos campeões europeus de futebol de 11 e campeões mundiais de futebol de praia. Deixámos de ser ambos, em poucas semanas.

Há quem diga que foi a segunda fase mais gloriosa de sempre da história de Portugal. Será exagerado mas Portugal saltou para as manchetes de muitos jornais, em muitos países, entre o verão de 2016 e o início de 2018. Com uma sequela perto do fim de 2019.

Tudo começou a 10 de julho de 2016. Em Paris, Éder imortalizou o seu nome e a seleção portuguesa. Portugal venceu a França na final do Europeu de futebol daquele ano e sagrou-se campeão europeu, após uma contabilidade inédita de empates neste torneio.

Portugal campeão europeu de futebol. Nunca tinha acontecido.

Noutro dia 10, praticamente um ano e meio depois, a 10 de fevereiro de 2018, na Eslovénia disputou-se a final do Europeu de futsal. Portugal esteve lá novamente e venceu novamente. Bruno Coelho foi decisivo no triunfo diante da Espanha.

Portugal campeão europeu de futsal. Nunca tinha acontecido.

No final de 2019, nova final: a do Mundial de futebol de praia. Jordan, o melhor do mundo naquele ano, foi o herói do jogo com a Itália (6-4), num título conquistado no Paraguai.

Portugal campeão mundial de futebol de praia. Só tinha acontecido uma vez (em Mundial FIFA).

Ah, e pelo meio (2017) os irmãos Sobral originaram outra vitória portuguesa inédita a nível internacional, mas noutro contexto.

Perda de dois títulos, em poucas semanas

No verão de 2021, Portugal entrou em campo para tentar revalidar os títulos do futebol de 11 e do futebol de praia. Perdeu ambos, em menos de dois meses.

O percurso no Euro 2020 terminou nos oitavos-de-final. Os (na altura) campeões europeus superaram a fase de grupos mas perderam logo a seguir, contra a Bélgica.

Nesta terça-feira, surpresa na Rússia: Portugal, ainda campeão mundial de futebol de praia, nem ultrapassou a fase de grupos do Mundial 2021. Sem Jordan no torneio, e com a defesa a conceder muitos espaços, os portugueses perderam por 7-6 contra o Uruguai e assim haverá também novo campeão mundial nas areias.

Os títulos internacionais no futebol de 11 e no futebol de praia já seguiram (ou seguirão). Falta o futsal.

Vem aí o Mundial, em setembro, mas o troféu que veio para Portugal em 2018 foi o do campeonato da Europa. O próximo Europeu de futsal realiza-se entre janeiro e fevereiro de 2022. Também falta pouco.

Ah, e pelo meio já houve três edições do Festival Eurovisão da Canção. Entre 2018 e 2021, Portugal ficou no último lugar, nem chegou à final e, neste ano, conseguiu o 12.º posto.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …