Portugal passou na 11ª avaliação da troika

Rodrigo Gatinho / Portugal.gov.pt

Paulo Portas

O Governo anunciou esta sexta-feira que a 11ª avaliação regular da troika ao programa de resgate de Portugal terminou “de forma positiva”, lembrando que falta apenas uma avaliação.

“Portugal termina de forma positiva a 11ª avaliação e isto tem a sua importância. É positiva porque trata-se da penúltima avaliação do programa da troika. Esta lebre está corrida, falta apenas uma avaliação”, afirmou o vice-primeiro ministro, Paulo Portas, em conferência de imprensa.

Os resultados da 11ª avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) estão hoje a ser apresentados pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, e pelo ministro-adjunto do vice-primeiro-ministro, Miguel Morais Leitão, na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.

A 11ª – e penúltima – avaliação regular ao PAEF começou na quinta-feira da semana passada, tendo terminado esta sexta, uma semana depois. Este é o penúltimo exame regular ao programa de resgate português que deverá ser concluído a 17 de maio, segundo já disse o Governo.

Governo tem de apresentar mais medidas para concluir 11ª avaliação

Maria Luís Albuquerque anunciou, no entanto, que o Governo ainda vai ter de apresentar medidas para concluir a 11ª avaliação do programa de resgate.

Apesar de este exame regular ter terminado “de forma positiva”, como disse o vice-primeiro-ministro no início da conferência de imprensa, a decisão final estará dependente da apresentação de mais medidas, caso contrário Portugal não recebe a próxima tranche do empréstimo.

Quando interrogada pelos jornalistas sobre se o desembolso da parcela financeira correspondente a esta avaliação está dependente de novas medidas, a ministra das Finanças afirmou que “há um conjunto de medidas que estarão concluídas até ao momento final desta avaliação, que é naturalmente o que dá origem ao desembolso”.

Os elementos da troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) terminaram hoje a sua missão em Lisboa, mas a 11ª avaliação regular só termina quando o Eurogrupo, o Ecofin e o Conselho do FMI derem a sua aprovação.

Não estão previstos mais programas de rescisões

A ministra das Finanças garantiu também que o Governo não prevê avançar com mais programas de rescisões de funcionários públicos em 2014, além dos que já estão a decorrer.

“Terminou um programa de rescisões de técnicos administrativos. Está a decorrer um programa de rescisões para docentes, que terminaria hoje, mas que vai ser estendido, e está também a decorrer um programa de rescisões para trabalhadores qualificados, até dia 30 de abril, e mais nada”, garantiu a ministra da tutela.

Mercado de trabalho e custos da energia discutidos na 12ª avaliação

O Governo remeteu para a 12ª avaliação da troika a discussão sobre a redução dos custos da energia e eventuais alterações ao mercado laboral.

“Em substância, o Governo apresentará na próxima avaliação, 12ª e última, medidas que apontem para a redução do custo da energia, que possam refletir-se no consumidor”, afirmou o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, em conferência de imprensa.

No que se refere ao mercado de trabalho, Paulo Portas garantiu que, nesta 11ª avaliação, “o Governo manteve a sua conhecida posição de que o ajustamento salarial já foi realizado“.

“O nosso modelo de crescimento assenta em ganho de competitividade e o Governo estudará com os parceiros socais matérias para a dinamização da contratação coletiva – que vive um certo impasse – e critérios de representatividade”, disse o governante.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …

Atleta norte-americana testou positivo num controlo antidoping (e culpou um burrito)

Shelby Houlihan foi afastada das competições durante quatro anos, após ter testado positivo num controlo antidoping. A atleta Shelby Houlihan diz-se "devastada" depois de ter sido afastada das competições durante quatro anos, avança a Sky News. Após …

Netanyahu recusa-se a deixar residência oficial. Bennett não se quer mudar para lá (pelo menos, para já)

No domingo, o Parlamento de Israel aprovou o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, mas Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos, não parece disposto a entregar-lhe as chaves da …

Noah foi encontrado com vida

O pequeno Noah, de dois anos, foi encontrado com vida depois de ter estado desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã.  O menino de dois anos desaparecido em Proença-a-Velha foi encontrado com vida …

Hong Kong. Polícia detém responsáveis de jornal, acusados de conspiração

A polícia de Hong Kong deteve esta quinta-feira o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily por alegado conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo …

Dinamarca 1-2 Bélgica | Magia colectiva anula furacão nórdico

A Bélgica somou hoje o segundo triunfo no Euro2020 de futebol, ao bater a Dinamarca por 2-1, com reviravolta, em encontro da segunda jornada do Grupo B, e juntou-se à Itália nos oitavos de final. Em …