Portugal passou na 11ª avaliação da troika

Rodrigo Gatinho / Portugal.gov.pt

Paulo Portas

O Governo anunciou esta sexta-feira que a 11ª avaliação regular da troika ao programa de resgate de Portugal terminou “de forma positiva”, lembrando que falta apenas uma avaliação.

“Portugal termina de forma positiva a 11ª avaliação e isto tem a sua importância. É positiva porque trata-se da penúltima avaliação do programa da troika. Esta lebre está corrida, falta apenas uma avaliação”, afirmou o vice-primeiro ministro, Paulo Portas, em conferência de imprensa.

Os resultados da 11ª avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) estão hoje a ser apresentados pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, e pelo ministro-adjunto do vice-primeiro-ministro, Miguel Morais Leitão, na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.

A 11ª – e penúltima – avaliação regular ao PAEF começou na quinta-feira da semana passada, tendo terminado esta sexta, uma semana depois. Este é o penúltimo exame regular ao programa de resgate português que deverá ser concluído a 17 de maio, segundo já disse o Governo.

Governo tem de apresentar mais medidas para concluir 11ª avaliação

Maria Luís Albuquerque anunciou, no entanto, que o Governo ainda vai ter de apresentar medidas para concluir a 11ª avaliação do programa de resgate.

Apesar de este exame regular ter terminado “de forma positiva”, como disse o vice-primeiro-ministro no início da conferência de imprensa, a decisão final estará dependente da apresentação de mais medidas, caso contrário Portugal não recebe a próxima tranche do empréstimo.

Quando interrogada pelos jornalistas sobre se o desembolso da parcela financeira correspondente a esta avaliação está dependente de novas medidas, a ministra das Finanças afirmou que “há um conjunto de medidas que estarão concluídas até ao momento final desta avaliação, que é naturalmente o que dá origem ao desembolso”.

Os elementos da troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) terminaram hoje a sua missão em Lisboa, mas a 11ª avaliação regular só termina quando o Eurogrupo, o Ecofin e o Conselho do FMI derem a sua aprovação.

Não estão previstos mais programas de rescisões

A ministra das Finanças garantiu também que o Governo não prevê avançar com mais programas de rescisões de funcionários públicos em 2014, além dos que já estão a decorrer.

“Terminou um programa de rescisões de técnicos administrativos. Está a decorrer um programa de rescisões para docentes, que terminaria hoje, mas que vai ser estendido, e está também a decorrer um programa de rescisões para trabalhadores qualificados, até dia 30 de abril, e mais nada”, garantiu a ministra da tutela.

Mercado de trabalho e custos da energia discutidos na 12ª avaliação

O Governo remeteu para a 12ª avaliação da troika a discussão sobre a redução dos custos da energia e eventuais alterações ao mercado laboral.

“Em substância, o Governo apresentará na próxima avaliação, 12ª e última, medidas que apontem para a redução do custo da energia, que possam refletir-se no consumidor”, afirmou o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, em conferência de imprensa.

No que se refere ao mercado de trabalho, Paulo Portas garantiu que, nesta 11ª avaliação, “o Governo manteve a sua conhecida posição de que o ajustamento salarial já foi realizado“.

“O nosso modelo de crescimento assenta em ganho de competitividade e o Governo estudará com os parceiros socais matérias para a dinamização da contratação coletiva – que vive um certo impasse – e critérios de representatividade”, disse o governante.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …