Portugal é o país europeu que mais usa herbicida potencialmente cancerígeno

Estudos revelam elevados níveis de glifosato no solo português. As associações ambientalistas e agrícolas pedem que o Governo vote contra a licença de utilização de glifosato por mais 5 anos.

A Comissão Europeia propôs o prolongamento por cinco anos da licença de utilização de glifosato – um herbicida que a Organização Mundial de Saúde já classificou como potencial causador de cancro.  A proposta da Comissão Europeia iria ser votada esta quinta-feira, mas a votação voltou a ser adiada, desta vez para o fim do mês.

Em Portugal, 11 associações ambientalistas e agrícolas pedem ao Governo que vote contra a proposta. O apelo parte de organizações como a Quercus, a Confederação Nacional da Agricultura e da Liga para a Proteção da Natureza, que fazem parte da Plataforma Transgénicos Fora.

Segundo a TSF, o Ministério da Agricultura quer guardar a sua posição para o momento da votação, depois de no ano passado se ter abstido numa votação semelhante, tal como a Alemanha.

O prazo de extensão de cinco anos já é uma redução (cinco anos em vez de dez), resultado de uma avaliação de risco realizada pelo Parlamento Europeu. Nesta avaliação, foi defendida a proibição da utilização de glifosato em parques públicos.

Os ambientalistas dizem que Portugal é o país europeu onde mais se usa glifosato. Um estudo publicado o mês passado por uma equipa internacional de investigadores na Science of the Total Environment, encontrou níveis elevados do herbicida em zonas vinícolas da Bairrada.

Conforme cita a TSF, os resultados das 17 amostras recolhidas em solo nacional mostram que 53% tinham o herbicida, muito mais do que a França – o segundo país mais contaminado, com 30%. Apesar de não representar o todo do solo português, os especialistas afirmam que os números são preocupantes.

As associações dizem que é impensável permitir a utilização generalizada do herbicida na agricultura, nas ruas e até para fins domésticos, ressalvando ainda que a OMS já provou que o glifosato causa cancro em animais de laboratório.

A autorização para a utilização deste herbicida expira no próximo dia 15 de dezembro.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …