António Cotrim / Lusa

A diretora-geral da Saúde disse que Portugal está a olhar para a situação epidemiológica da Austrália, o “grande radar” do hemisfério sul que está agora no seu inverno para prever o que possa acontecer nos meses frios na Europa.
Não há ninguém que diga ao primeiro ministro que deveria dizer “não podemos repetir” em vez de “voltar a repetir”? Voltar a repetir só quando já houve uma repetição anterior. Ora, o confinamento só aconteceu uma vez.
O importante mesmo é que ficámos a saber que não vai haver novo confinamento mesmo que as pessoas caiam mortas na rua. O dilema é que com confinamento não há economia e sem saúde também não.
Isto é mesmo de quem não percebe nada de nada e não faz a mínima ideia do que deve ser feito. Querer olhar para a Austrália?!!! Conhecem por acaso os hábitos culturais dos australianos? Alguma vez viveram na Austrália? Enfim… Vivi em Melbourne 12 anos e acho que não existe qualquer comparação entre aquilo que é a dinâmica social e comportamental dos australianos e a dos portugueses.