O novo filme de Bollywood “Jailed” está a ser gravado em Portugal. A história é indiana, mas passa-se quase toda no nosso país e vai contar com diálogos em português.
“Jailed” é um drama romântico com alguma acção à mistura que conta a história de uma jovem que se muda para Portugal para estudar na Universidade de Coimbra, mas que acaba presa injustamente. Então, o seu namorado viaja da Índia para o nosso país para provar a sua inocência e libertar a jovem.
A produção de Bollywood tem sido filmada, por estes dias, no Porto, “com o apoio logístico da Filmaporto” e “uma equipa de 85 técnicos, entre os quais vários profissionais da cidade”, segundo informou a Câmara Municipal da Invicta.
As filmagens têm decorrido em locais como a Ribeira, a Avenida dos Aliados, a Rua dos Clérigos, a Rua das Flores e a Rua de 31 de Janeiro.
Filmagens de norte a sul e “diálogos em português”
Além do Porto, as rodagens do filme de Bollywood também passam por Coimbra e pela Figueira da Foz. Neste caso, há cenas rodadas no Palácio Sotto Maior, onde se aproveitam os majestosos interiores do edifício e dos seus jardins para combinar com a voluptuosa estética de Bollywood.
Mas as filmagens passam também por locais como Guarda, Guimarães, Santarém, Lisboa, Setúbal e Azeitão, segundo avança o jornal local Campeão das Províncias.
E o filme terá “personagens principais e diálogos em português”, segundo apurou o Jornal de Notícias (JN).
Por isso, “será um bom filme de entretenimento também para os portugueses“, explica ao jornal Jaiprakash Rengarajan, o CEO da produtora All Around Globe que é a responsável pelo filme.
Dezenas de Figurantes têm participado nas gravações, recebendo uma verba diária de cerca de 30 euros.
Em termos globais, o investimento é de cerca de 200 mil euros e a produtora planeou 52 dias de filmagens em Portugal, “de norte a sul”, como salienta o JN.
“Portugal tem tudo, até tem 300 dias de sol”
Este não é o primeiro filme de Bollywood filmado em Portugal. Em 2017, o filme de acção “Paisa Vasool” teve algumas cenas rodadas no centro histórico do Porto. E em 2018, aconteceu o mesmo com “War”.
“A Índia produz três mil filmes por ano em nove línguas diferentes, é um mercado grande e no qual tentamos colocar Portugal”, sublinha o CEO da All Around Globe ao JN, assegurando que o nosso país surge no topo das localizações preferidas para filmagens.
“Portugal tem tudo, até tem 300 dias de sol. E tem história, montanha, praia ou rio, aqui conseguimos qualquer localização”, justifica o CEO da produtora.
Além disso, o produtor indiano realça “a celeridade com que o Turismo de Portugal trata da burocracia para as produções internacionais“, como cita o JN.
A produção do filme no nosso país conta ainda com a preciosa ajuda de um indiano radicado em Portugal há 18 anos – Dhimant Radia que também está ligado à All Around Globe, produtora que até já tem instalações por cá.
Radia explica ao Campeão das Províncias que se trata de uma história indiana, mas que “cerca de 90% da trama acontece em solo português”.
O casal protagonista do filme é desempenhado pelos actores Akash Murali e Aditi Shankar.
A realização é de Vishnu Vardhan que, em 2022, venceu o prémio de Melhor Realizador nos prémios da Academia Interacional de Cinema da Índia pelo filme “Shershaah”.
“Jailed” deve estrear ainda em 2023 no mercado da Ásia. Ainda não se sabe se chegará aos cinemas portugueses.