Portugal já tem mais turistas do que habitantes

Jolly Janner / Wikimedia

A Nova Zelândia prepara-se para receber anualmente mais turistas do que habitantes, mas Portugal já vive esse fenómeno.

Recentemente, o New York Times fez de uma família de férias na Nova Zelândia notícia, isto porque as 12 pessoas e o seu comportamento questionável transformou-se no símbolo dos efeitos indesejados do turismo.

A família acabou por ser destaque depois de deixar um monte de lixo numa praia, ter roubado uma árvore de Natal numa bomba de gasolina e ter causado um pequeno motim num Burguer King, tendo acabado por serem expulsos do país.

O comportamento da família inglesa foi documentada por neozelandeses nas redes sociais e acabou por se tornar o centro de uma polémica num dos países nos quais o turismo mais tem crescido. Aliás, segundo a Visão, nos próximos anos, estima-se que mais pessoas visitem a Nova Zelândia do que este país tem de habitantes.

No entanto, há já vários países com esse indicador ultrapassado: é o caso de Portugal, que tem um rácio de 1,499 turistas por cada habitante.

Segundo os dados do Banco Mundial trabalhados pela revista Visão, há 20 países com mais visitantes do que habitantes, uma tabela liderada pela Croácia, com um rácio de 3,79 turistas por cada residente. Seguem-se Hong-Kong (região autónoma mas pertencente à China), Áustria, Grécia, Singapura e Irlanda.

Na tabela, com dados relativos a final de 2017, Portugal surge na 12.ª posição, à frente de França e a seguir à Albânia. Assim, em 2017, por cada residente, recebemos no nosso país quase 1,5 turistas.

No que diz respeito a Portugal, este efeito deverá ter-se acentuado no ano passado e pode até mesmo continuar a crescer, uma vez que o fluxo turístico tem aumentado muito acima da população residente.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É o que tem salvo a economia portuguesa, mas o BE já aí vem estragar e atacar os malvados dos senhorios que têm casas para Alojamento Local

RESPONDER

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …