/

Portugal já tem mais turistas do que habitantes

5

Jolly Janner / Wikimedia

A Nova Zelândia prepara-se para receber anualmente mais turistas do que habitantes, mas Portugal já vive esse fenómeno.

Recentemente, o New York Times fez de uma família de férias na Nova Zelândia notícia, isto porque as 12 pessoas e o seu comportamento questionável transformou-se no símbolo dos efeitos indesejados do turismo.

A família acabou por ser destaque depois de deixar um monte de lixo numa praia, ter roubado uma árvore de Natal numa bomba de gasolina e ter causado um pequeno motim num Burguer King, tendo acabado por serem expulsos do país.

O comportamento da família inglesa foi documentada por neozelandeses nas redes sociais e acabou por se tornar o centro de uma polémica num dos países nos quais o turismo mais tem crescido. Aliás, segundo a Visão, nos próximos anos, estima-se que mais pessoas visitem a Nova Zelândia do que este país tem de habitantes.

No entanto, há já vários países com esse indicador ultrapassado: é o caso de Portugal, que tem um rácio de 1,499 turistas por cada habitante.

Segundo os dados do Banco Mundial trabalhados pela revista Visão, há 20 países com mais visitantes do que habitantes, uma tabela liderada pela Croácia, com um rácio de 3,79 turistas por cada residente. Seguem-se Hong-Kong (região autónoma mas pertencente à China), Áustria, Grécia, Singapura e Irlanda.

Na tabela, com dados relativos a final de 2017, Portugal surge na 12.ª posição, à frente de França e a seguir à Albânia. Assim, em 2017, por cada residente, recebemos no nosso país quase 1,5 turistas.

No que diz respeito a Portugal, este efeito deverá ter-se acentuado no ano passado e pode até mesmo continuar a crescer, uma vez que o fluxo turístico tem aumentado muito acima da população residente.

ZAP //

5 Comments

  1. É o que tem salvo a economia portuguesa, mas o BE já aí vem estragar e atacar os malvados dos senhorios que têm casas para Alojamento Local

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.