Lisboa e Porto têm mais turistas por residente do que Londres e Barcelona

matthijs / Flickr

Lisboa e Porto estão a rebentar pelas costuras de turistas, a sofrerem maior pressão turística do que cidades como Londres ou Barcelona. A conclusão é de um estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo que revela que é preciso retirar turistas dos centros históricos.

O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) calculou a pressão turística sobre as cidades portuguesas, comparando esses dados com o de outras cidades europeias, analisando a proporção entre os habitantes e o número anual de turistas.

Os resultados do estudo vão ser oficialmente apresentados esta quarta-feira, no Fórum Internacional do Turismo, em Gaia, mas são antecipados pelo Jornal de Notícias.

As conclusões indicam que em Lisboa há nove turistas por cada residente, enquanto que no Porto há oito turistas por habitante. Em Londres, há quatro turistas por cada morador e em Barcelona esta relação fica-se pelos cinco turistas por habitante. Já em Albufeira, no Algarve, contam-se 39 turistas por cada morador.

O IPDT fez as contas ao número de turistas que, em simultâneo, ficam em cada destino por dia, considerando as chegadas aos aeroportos e a média de estadias das cidades analisadas. O Porto recebe cerca de 4500 turistas por dia, sendo que diariamente haverá cerca de 9041 visitantes em simultâneo de visita à cidade.

O estudo do IPDT lembra que na Croácia, onde coabitam 9194 turistas em simultâneo, diariamente, foi necessário tomar medidas, impostas pela UNESCO, no âmbito do seu estatuto de cidade Património da Humanidade. Assim, impôs-se um limite de quatro mil visitantes por dia. Já Londres, que recebe cerca de 470 mil turistas diariamente, não precisa de implementar medidas especiais semelhantes.

No caso de Lisboa, o IPDT repara que, diariamente, há 300 turistas por cada quilómetro quadrado. No Porto, há 228 turistas e em Albufeira 158.

Estes números não são, para já, alarmantes, mas é preciso começar a tomar medidas para evitar que se tornem problemáticos, como defende o presidente do IPDT, António Jorge Costa, no JN. “Ninguém vai querer matar a galinha dos ovos de ouro do turismo, porque, comprovadamente, diminui o desemprego e eleva o limiar da pobreza”, constata.

O estudo do IPDT refere que o turismo permitiu reduzir a taxa de desemprego, bem como aumentar o limiar da pobreza dos 4937 euros para os 5442 euros anuais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …

Bloqueios na capital da Bolívia levam à escassez de alimentos e de combustíveis

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços …

Pais da bebé Matilde já ajudaram 38 crianças

Os pais da bebé Matilde, que sofre de uma doença rara, ajudaram 38 crianças com os cerca de dois milhões de euros angariados através de uma campanha de solidariedade. Na página de Facebook "Matilde, uma bebé …