Portugal vai liderar subida nos preços das casas até 2020

Portugal é um os países onde os preços das casas mais têm aumentado nos últimos anos. Esta tendência deve manter-se nos próximos anos.

Portugal é um dos países onde o preços das casas mais tem aumentado nos últimos anos e deve manter esta tendência nos próximos anos. Segundo as estimativas da agência de notação financeira Moody’s, o valor do imobiliário residencial irá subir de 7% a 8% até 2020.

Segundo o Diário de Notícias, o mercado português é aquele que apresenta a previsão de uma taxa de crescimento mais elevada, ao lado da Holanda e da Irlanda. Estes três países serão os que mais irão beneficiar com a valorização dos preços das casas nos próximos dois anos, realça a Moody’s.

De acordo com a agência, “os preços das casas têm estado a aumentar desde meados de 2013 e aceleraram em 2017 para níveis antes de 2008”, tendo assim subido mais de 16% desde o início de 2016. Enquanto que na capital a subida foi de 47%, no Porto foi de 34%.

O “desfasamento entre a procura e a oferta está a levar a uma forte apreciação do preço do imobiliário residencial e comercial” em algumas áreas, o que deverá continuar a alimentar o mercado imobiliário em Portugal.

Além da falta de oferta em algumas zonas, “o regime fiscal especial para não residentes está a impulsionar a procura externa por propriedades residenciais em Portugal”.

Apesar disto, o Banco de Portugal lança o alerta sobre o facto de o valor das casas em Portugal poder estar demasiado alto. No último Relatório de Estabilidade Financeira, a entidade sublinha que há sinais de sobrevalorização dos preços, desde a segunda metade de 2017.

O Banco de Portugal avisa ainda que “a duração e a rapidez do crescimento dos preços podem implicar riscos para a estabilidade financeira em caso de persistência ou reforço desta dinâmica”.

Dois dos motivos apontados para a subida dos preços são o interesse de investidores estrangeiros e a procura de imobiliário para tirar partido do crescimento do turismo. Ainda assim, o Banco de Portugal defende que a retirada de estímulos à economia e a subida gradual dos juros nos próximos anos poderá ajudar a estabilizar os preços das casas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há-de ir há-de!…..

    Notícias tendenciosas com o objectivo de influenciar o mercado.
    Esta é a ver se todos se põem a correr para ir compar casa já a seguir. A chatice é o ordenado ao fim do mês, que não chega.

RESPONDER

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …