O jornal Eco escreve esta terça-feira que, em Portugal, já se vende um litro de gasóleo por menos de um euro. Trata-se de uma gasolineira em Estarreja.
Depois de semanas em queda devido à pandemia de covid-19 e à “guerra” entre países exportadores de petróleo, este combustível caiu para menos de um euro no posto de abastecimento do Intermarché de Estarreja, no distrito de Aveiro.
Esta gasolineira está a vender o litro de gasóleo simples a 0,999 euros, resultando este valor de uma revisão em baixa dos preços de venda dos combustíveis neste posto esta terça-feira, precisa o diário de economia que cita o site precocombustíveis.dgeg.pt, da Direção Geral de Energia e Geologia.
Já a gasolina simples de 95 octanas está a ser vendida a 1,099 euros.
Um pouco por todo o país já existem outros postos de abastecimento a seguir esta tendência, aproximando-se do valor de um euro por litro: a Petrin, em Braga, vende diesel a 1,029 euros, enquanto o Intermarché de Vila de Prado (Vila Verde) cobra 1,035 euros.
O gasóleo não era comercializado a menos de um euro desde 2015.
Nos postos das petrolíferas de referência, dá ainda conta o Eco, o diesel é vendido por cerca de 1,20 euros, mas tem vindo a descer nas últimas semanas.
A pandemia de covid-19, que levou milhões de pessoas ao isolamento domiciliário, está a fazer com que o petróleo afunde: há oferta, mas pouca procura. E a situação torna-se ainda mais complicada por causa da falta de armazenamento da matéria prima.
O preço do barril de petróleo Brent, de referência na Europa, está a cotar abaixo dos 20 dólares. Já o barril americano – o West Texas Intermediate – chegou nesta segunda-feira, pela primeira vez, a ser cotado em território negativo. Afundou mais de 300% e chegou mesmo a estar cotado em -37 dólares.
“Depois de semanas em queda devido à pandemia de covid-19 e à “guerra” entre países exportadores de petróleo, este combustível caiu para menos de um euro”
Fiquei na dúvida. Foi o gasóleo ou e petróleo que baixou para menos de um euro?
Pois… mas o que agora interessa é o preço da cerveja que é isso que me move atualmente… se é que me faço entender 😉