Portugal já é o quinto fornecedor europeu de vinhos importados pela China

Portugal já é o quinto fornecedor europeu dos vinhos importados pela China e dentro de uma década poderá ser “a próxima tendência” de consumo entre os apreciadores chineses, revelou uma responsável da Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola.

“O vinho português está na moda” e, nesta área, “Portugal está cada vez mais no mundo”, disse à agência Lusa Cátia Moura, gestora da associação ViniPortugal para a Ásia.

“Dentro de dez anos teremos oportunidade de ver mais vinhos portugueses nos restaurantes chineses. É para isso que estamos a trabalhar”, acrescentou.

Cátia Moura falava em Pequim, primeira paragem de uma campanha de promoção por quatro cidades chinesas, organizada com uma associação chinesa de importadores, a China Association for Importers & Exporters of Wine & Spirits.

Pelas contas da ViniPortugal, nos últimos seis anos as exportações de vinhos portugueses para a China subiram de 1,8 milhões de euros para 14 milhões de euros.

Na lista dos países que exportam mais vinho para a China, encabeçada pela França, Portugal está no 11.º lugar, atrás da Espanha, Itália e Alemanha.

Na ação de hoje, com a presença do embaixador de Portugal, Jorge Torres-Pereira, foi servido “um jantar vínico”, em que oito marcas de vinho portuguesas (tinto, branco, espumante e moscatel) acompanharam pratos chineses.

“Não serve de nada apregoar que este ou aquele vinho vai bem com bacalhau se as pessoas aqui não comem bacalhau”, comentou um produtor acerca do jantar.

A promoção prossegue em Qingdao, na segunda-feira, e depois em Dalian e Xian.

O consumo de vinho na China tem vindo a aumentar, acompanhando a acelerada modernização do país, mas o potencial de crescimento continua a ser considerado muito grande.

Per capita, o consumo na China não chega a um litro e meio, enquanto em Portugal ronda os 40 litros.

A ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sempre houve mas por aqui ficavam! Pasteis de nata, vinhos, azeite, horto-frutícolas, turismo… Oh Cátia ganda Portas, a vender Portugal ao mundo néh?

RESPONDER

Professor detido por violar aluna menor dentro de escola em Faro

Um professor de 55 anos foi detido, nesta quarta-feira, por suspeitas de ter violado uma aluna de 14 anos no interior de uma escola do concelho de Vila Real de Santo António, no distrito de …

Governo vira-se para Rio para mudar a lei e garantir o novo aeroporto

O Governo está a preparar uma alteração à Lei para evitar que o projecto do novo aeroporto do Montijo seja chumbado. Uma medida que passará, necessariamente, pela necessidade de um entendimento entre PS e PSD …

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …