Centenas de portugueses acordaram, na manhã deste sábado, entusiasmados com o lançamento do “secador futurista” do ALDI. Mas tal entusiasmo logo foi substituído pela irritação. Afinal, não havia secadores para todos (nem perto).
O ALDI lançou, este sábado, um secador semelhante ao famoso Airwrap da Dyson, mas muito mais barato – a 29,99€ – do que os originais que podem custar mais de 500€.
A noticia e o êxtase difundiram-se rapidamente nas redes sociais, nos últimos dias, especialmente após o lançamento do secador em Espanha, na semana passada.
Este sábado, mesmo com chuva, centenas de portugueses madrugaram e concentraram-se nos ALDIs de todo o país para comprar o “Ambiano”.
Ainda antes das 08h00 já havia longas filas para adquirir o produto, mas, lá dentro, a oferta não satisfez a procura – e foi isso que irritou os clientes.
Uma cliente do ALDI de Pedrouços, na Maia (Porto), relatou ao ZAP que quando chegou ao supermercado se deparou com uma confusão fora do comum para um sábado de manhã.
“Quando aquilo abriu, havia 30 pessoas à porta e dois secadores lá dentro“, contou Ana, que chegou à loja por volta das 07h55. “Muitas filas para tão poucos secadores”, acrescentou com ironia.
Mas, se em Pedrouços, os clientes souberam, apesar de tudo, manter a calma; ali não muito longe, em Gaia, houve confusão, com polícia metida ao barulho.
Outro cliente contou no X/Twitter que a polícia foi chamada ao ALDI de Gaia, após ameaças, “porque uma das primeiras pessoas decidiu comprar 5 secadores”.
“Tenho uma grande amiga que foi ao de Gaia e veio de mãos a abanar (…) Acho que os ânimos estavam mesmo exaltados porque a senhora açambarcou 5 de 7 disponíveis e estavam para aí 20 pessoas lá“, acrescentou nos comentários.
Ameaças no Aldi de Gaia, porque uma das primeiras pessoas decidiu comprar 5 secadores 😂
Já chamaram a polícia 😂 pic.twitter.com/1kSvtTPXuo
— Pedro Silva Pereira (@psilvapereira92) October 19, 2024
Na Covilhã, o produto também esgotou logo após a abertura da loja, às 08h00.
O Portal da Queixa do ALDI está a ser inundado com reclamações, muitas delas a acusar a cadeia se supermercados de “publicidade enganosa”.
“Hoje foi colocado à venda um secador iónico. O stock era limitado, mas as quantidades eram bastante reduzidas, ou seja, 4 na minha localidade (a nível nacional o fenómeno foi igual). Como é que é possível e lega fazer marketing e apresentarem no folheto semanal, se depois não são capazes de corresponder. Cheguei às instalações meia hora antes da loja abrir. Quando abriu, não houve respeito pela chegada de vez, muito menos preparação da loja para tal”, escreveu Maria Silva.
Outra cliente, Mariana Araújo, recorreu aos termos da lei para denunciar a situação.
Como as reclamações de Maria Silva e Mariana Araújo, encontram-se várias no Portal da Queixa do ALDI – a juntar àquelas que estão pendentes de aprovação.
A resposta do supermercado é igual para todas: “Acusamos a receção da sua reclamação, à qual dedicámos toda a nossa atenção. Lamentamos, desde já, o sucedido e agradecemos o seu alerta, pois só assim conseguimos melhorar continuamente o serviço que prestamos, aos nossos clientes. Informamos que a situação descrita já se encontra em análise por parte do departamento responsável. Esperamos poder continuar a contar com a sua confiança e preferência, estando ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, através do endereço [email protected]. Agradecemos a sua compreensão”.
Mas não foi uma manhã de azar para todos. Há quem tenha conseguido comprar o secador “futurista” da ALDI e exibido nas redes sociais aquilo que para muitos pareceu impossível.
@mariiamaciias4 En Portugal salían 1 semana después que en España #SantJordi2024 #parati #dysonaldi #portugal🇵🇹 #españa🇪🇸 ♬ sonido original – Maria Macias
@ritajsantos Conseguimos 😁😎 #aldi #dyson #novidade #portugal ♬ som original – Rita J Santos
Mas o Aldi disse que ia ter para venda 10 milhoes de secadoras?? Se vamos per ai ja tive mais stress na Fnac que no Aldi..
Mas não era óbvio que ia acontecer exactamente o que aconteceu?
Não podiam ter stock zero à abertura mas a lei não impõe quantidades mínimas.
Era evidente que era só o chamariz.
o povinho…. coitadinhos, esgotou o secador
Acho engraçado…
As pessoas foram a correr para apanhar os secadores, mas se admiram por outras pessoas tambem irem e por o Aldi nao ter milhões para os meninos que la foram a correr…
Ha cada um…
É a vida louca dos humanos. Tótós, o sistema faz deles o que quer. Grunhos!