/

Portugal realizou exercício de defesa nuclear

(dr) Exército Português

Exercício de defesa nuclear

Em conjunto com outros dois países da NATO, realizou-se em Mafra o CELULEX 22, com mais de 250 participantes, entre civis e militares.

Portugal foi o palco de exercícios militares, com simulações de respostas a diversos ataques – incluindo nucleares.

Neste exercício o foco foi o desenvolvimento das capacidades nacionais de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.

O Exército Português havia anunciado que o exercício denominado CELULEX 22, na Escola das Armas em Mafra, decorreu na semana passada.

Foram cinco dias – entre segunda e sexta-feira – com a participação de 250 participantes, entre civis e militares.

Além dos militares portugueses, participaram elementos do Exército de Espanha e das Forças Armadas da Eslovénia.

No vídeo disponibilizado pelo Exército Português, vêem-se equipamentos de protecção, exercícios de inspecção, transporte de vítimas, verificação de animais na busca por eventual ameaça biológica e utilização de robots.

Este exercício não estará relacionado com a guerra na Ucrânia mas surge numa altura em que a utilização de armas nucleares por parte da Rússia é cada vez mais comentada e receada.

Portugal, Espanha e Eslovénia são membros da NATO – a instituição que, na sexta-feira passada, anunciou que iriam ser realizados exercícios de defesa nuclear.

O exercício Steadfast Noon vão começar no dia 30 de Outubro e envolvem 14 países da aliança atlântica. Terá lugar na Bélgica, no Mar do Norte e no Reino Unido.

Tudo sem qualquer arma real e, sublinha a NATO, este exercício é uma rotina e “não está relacionado com qualquer evento mundial actual“.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.