“Portugal, esquece Fernando Santos”. Imprensa espanhola arrasa “o mentiroso”

23

José Coelho / Lusa

O selecionador português, Fernando Santos.

Fernando Santos está a ser arrasado em Espanha, onde a imprensa diz a Portugal para esquecer o seu selecionador e chama-o de mentiroso.

Portugal disse adeus à Liga das Nações de uma das formas mais dramáticas que poderíamos imaginar. Custou imenso, pelo minuto em que aconteceu, aos 88′, bem perto do fim, e porque estava mais ou menos evidente a probabilidade de Espanha marcar a qualquer momento, dada a inoperância de Portugal no meio-campo e a incapacidade para sacudir a pressão contrária e sair a jogar.

Antes da partida, Fernando Santos já tinha reconhecido a “grande qualidade” da Espanha, mas frisou que Portugal tinha de se “focar em si próprio” e em ganhar.

O técnico luso desvalorizou o facto de o empate servir, até porque, nas últimas duas vezes que isso aconteceu, as coisas não correram bem, com desaires caseiros com a França, na anterior Liga das Nações, e com a Sérvia, na corrida ao Mundial de 2022.

Apesar de Portugal ter disputado ativamente a partida em várias fases do encontro, acabou por vacilar num momento decisivo. A Espanha carregou no acelerador, Portugal não conseguiu travar o adversário e, por fim, patinou.

A imprensa espanhola, mais precisamente o jornal Marca, endereçou críticas ao selecionador português, acusando-o de mentir na sua abordagem ao jogo.

“Fernando Santos é um drama para Portugal”, escreve o jornal desportivo espanhol.

“Mentiu, mais uma vez, quando disse que Portugal ia ser uma equipa valente, que eles iam sair e vencer e dominar a Espanha. A seleção portuguesa tem mais jogadores do que um treinador, um treinador que faz história para o seu país por causa do Euro 2016, mas que neste momento é uma chatice às portas do Mundial. A Espanha entrou para a história negra de Portugal, Grécia, Sérvia… O seu técnico pediu-as”, lê-se ainda na ‘contracrónica’ da Marca.

O jornal falou ainda sobre a exibição de Cristiano Ronaldo, saindo em defesa do capitão português. Numa altura em que a sua titularidade é questionada, a imprensa espanhola salienta que o perigo parecia espreitar “cada vez que a bola caía perto de si”.

“Já não é a fera que matava sem piedade, mas ninguém ousa dizer que a sua voracidade se esgotou”, escreve a Marca.

“A mim não me belisca nada, tenho contrato até 2024”

Após o apito final, em declarações à RTP3, Fernando Santos abordou o resultado e o afastamento da Liga das Nações.

Questionado sobre se a derrota belisca o seu lugar na seleção lusa, Fernando Santos respondeu categoricamente: “Belisca o quê? A mim não me belisca nada. Sofremos um golo no fim. Tenho contrato até 2024. Mais direto não posso ser”.

“Na primeira parte a equipa estava bem organizada e estava a sair bem, mas chamei a atenção dos jogadores ao intervalo, que estava a faltar-nos circulação de bola para obrigar a Espanha a desmontar, e a faltar alguma agressividade na pressão para podermos recuperar a bola mais rápido. Mesmo assim, criámos mais oportunidades”, começou por dizer Fernando Santos.

“Ao intervalo disse isso, entrámos muito bem na segunda parte, com a equipa mais subida, a pressionar mais, criámos duas ou três situações. A partir dos 15 minutos, deixámos de conseguir ter bola, a equipa passou a baixar as linhas e a deixar de pressionar e começámos a ter mais dificuldades”, acrescentou.

O selecionador falou ainda sobre a saída forçada de Diogo Jota, que não era a sua escolha para sair de campo.

“Alterei o jogo, o Jota pediu para sair porque estava muito cansado, a substituição que ia fazer não era o Jota. Ia pôr o Jota numa posição diferente para que a equipa continuasse a poder subir e ter posse de bola. Meti Vitinha e João Mário para ter posse e conseguir jogar. Não conseguimos, começámos a recuar, ainda assim tivemos duas oportunidades grandes para marcar mas não marcámos”, explicou.

“Nos primeiros 15 minutos da segunda parte a equipa estava a reagir muito bem. Alguns jogadores começaram a acusar algum cansaço, era preciso refrescar a equipa, começámos a tentar, com João Mário, para equilibrar e ter bola, depois com as entradas do Rafael Leão e do Vitinha para ter mais posse, e quando ia fazer substituições para dar força no meio-campo e uma para a frente, acabámos por sofrer um golo”, acrescentou.

Daniel Costa, ZAP //

23 Comments

  1. Quando ia fazer a substituição para reforçar o meio campo é que sofreu o golo??? somos todos parvos ou quê ? foi ao minuto 88, não é nessa altura que se reforça o meio campo, Ronaldo apesar de ter algumas oportunidades, falhou coisas inacreditaveis, apesar de ter jogado razoável na 1.ª parte na segunda não defendeu nada e isso foi a causa de Portugal ter recuado tando e acabar por sofrer o golo. Mas não é de hoje nem ontem, fazemos uns bons jogos, mas somos inconstantes, para os apuramentos temos de ir sempre aos play off, mesmo quando o adversario é a Servia. O europeu que ganahmos foi uma vergonha, uma primeira fase com 3 empates e apurados no 3.º lugar de uma grupo de 4 equipas, foi a primeira vez que isso aconteceu num europeu acho eu, depois apenas uma vitoria em todo o europeu dentro dos 90 minutos… essa enorme sorte veio iludir toda a gente e pensar quer tinhamos um grande treinador, nada mais errado.

    • Julgo que este é outro dos grandes problemas que infecta os Portugueses: acham-se iluminados e são incapazes de sair pela porta grande, antes optam por arrastar-se até à porta pequena.
      Caiu-lhe um tírulo Europeu não sabe muito bem como, mas raramente foi satisfatória a actuação da selecção face ao potencial que tem em termos de jogadores.
      Outro dos problemas que também infecta os Portugueses de uma forma geral é que quando estão perto da manjedoura esquecem-se que também existem outros …

      • meu amigo quem ganho o europeu foi o Ronaldo; se ele não estivesse estado os ultimos 20 min. aos pulos junto à linha lateral, teria acontecido precisamente o q aconteceu neste caso, teriamos amolecido; nunca me posso esquecer q o Ron até “amandou” um palmadão nas costas do infeliz F. Santos a ver se ele acordava q até o fez embuchar!

    • Nunca esquecerei que as primeiras palavras do treinador de Portugal a seguir à nossa vitória no Euro foram ditas em grego para agradecer ao povo grego…!! O acolhimento que ele teve na Grécia, e só depois falou para Portugal e os portugueses! Achei vergonhosa essa atitude e nunca explicada a precedência dos gregos nos agradecimentos do treinador ao serviço de Portugal!

    • Não me belisca! Tenho contrato até 2024! Estas afirmações são inadmissíveis vindas de qualquer selecionador! Devia apresentar a demissão do cargo que ocupa pela insensibilidade das afirmações proferidas!

  2. Fernando Santos, arrogância, mediocridade e estupidez natural.
    Sim, o Jornal a Marca tem razão: com uma geração de jogadores deste valor, qualquer treinador de faria muito mais.
    Sim tudo o que o atual treinador considera ter ganho foi ‘à rasquinha’ e se aconteceram foi por exclusivo mérito dos jogadores pois as ’táticas’ usadas sempre foram confrangedoras e dificultaram as vitórias.
    Hoje a seleção e cegueira dos dirigentes que mantiveram este técnico mediocre está saindo cara, pelo menos até 2024 segundo o próprio ‘imbecil’ arrogante e ‘tiquoso’ beato.

  3. Ronaldo está na seleção para resolver os problemas que a sua presença causa. O que não-lhe permitem em Manchester, permitem na seleção.
    Isto é como o casamento: Casamos porque juntos é mais fácil resolver aqueles problemas que nem se quer teríamos se não estivéssemos casados. Espero que a ironia ficou percebida.

  4. Seleção, só se fôr a coutada de meia dúzia.
    Selecionador, tática constantemente usada, bola na frente e fé em Deus, cada um toca o que sabe e como temos grandes jogadores muitas das vezes resolvem..
    Deixando de brincadeiras, como é possivel com os jogadores que Portugal possui, não é jogarmos pouco como Seleção, é não jogarmos nada.

  5. Fernando Santos,vá embora por favor,não nos faça passar mais vergonha. PS:senhores mandões da FPF,demitam-se porque como não valem nada,só querem e andaram passeata,a comer a custa do povo português,que tanto ama o país e o futebol. Foooorrrraaaa

  6. Passo a citar o jornalista Duarte Monteiro que em Novembro de 2018 já admitia ser um “assunto delicado” o quanto estava à vista um (bom) futuro da selecção portuguesa sem CR7…

    “É que Portugal tinha encantado com bom futebol, diante de Itália e Polónia, sempre sem o madeirense em campo (pediu dispensas sucessivas para se concentrar na Juventus, novo clube nessa época).

    A selecção jogou mais solta, mais versátil, mais difícil de prever e, consequentemente, de anular. Muito porque Cristiano nem jogou: “Não porque as qualidades de Cristiano não servem à selecção, mas porque a sua figura, a sua aura, o seu “peso” são inconscientemente aspectos que inibem as tomadas de decisões dos restantes”.

    Eis uma explicação forte. Além das estratégias mais conservadoras do seleccionador Fernando Santos, fica a ideia que, com o capitão em campo, os outros jogadores ficam mais presos. Jogam pior…”

    Ora, em vez de se cascar sempre no mesmo, acho que deviamos de admitir, começando até pelo próprio jogador e capitão da seleção que a idade, o desgaste físico das lesões e até mesmo a (disposição) saúde mental não é a mesma de há uns anos.
    Mesmo como a sorte que tivémos na final do Euro 2016, se o CR7 tivésse jogado até ao fim, não teriamos sido campeões da Europa…!! Custa-me dizê-lo mas é a + pura das verdades.

  7. Passo a citar o jornalista Duarte Monteiro que em Novembro de 2018 já admitia ser um “assunto delicado” o quanto estava à vista um (bom) futuro da selecção portuguesa sem CR7…

    “É que Portugal tinha encantado com bom futebol, diante de Itália e Polónia, sempre sem o madeirense em campo (pediu dispensas sucessivas para se concentrar na Juventus, novo clube nessa época).

    A selecção jogou mais solta, mais versátil, mais difícil de prever e, consequentemente, de anular. Muito porque Cristiano nem jogou: “Não porque as qualidades de Cristiano não servem à selecção, mas porque a sua figura, a sua aura, o seu “peso” são inconscientemente aspectos que inibem as tomadas de decisões dos restantes”.

    Eis uma explicação forte. Além das estratégias mais conservadoras do seleccionador Fernando Santos, fica a ideia que, com o capitão em campo, os outros jogadores ficam mais presos. Jogam pior…”

    Ora, em vez de se cascar sempre no mesmo, acho que deviamos de admitir, começando até pelo próprio jogador e capitão da seleção que a idade, o desgaste físico das lesões e até mesmo a (disposição) saúde mental não é a mesma de há uns anos.
    Mesmo como a sorte que tivémos na final do Euro 2016, se o CR7 tivésse jogado até ao fim, não teriamos sido campeões da Europa…!! Custa-me dizê-lo mas é a + pura das verdades.
    Por isso, está na hora de assumir outra posição na FPF e passar a braçadeira a outro. Isto se queremos todos ver as Quinas a superar com sucesso os vários desafios que vão surgindo.

    • Se não se importa, discordo de si.
      Em primeiro lugar temos uma equipa proibida de subir, de maneira nenhuma o treinador pode dizer o contrário quando toda a estratégia passa por defender.
      Em segundo lugar se o Ronaldo está em campo é porque o selecionador assim o decidiu.
      Em terceiro lugar, quando o Ronaldo está em campo tem 2 a 3 jogadores a marcar, o que significa que se jogarmos ao ataque temos 2 jogadores que vão ficar desmarcados … se jogássemos ao ataque !!!

  8. Nunca esquecerei que as primeiras palavras do treinador de Portugal a seguir à nossa vitória no Euro foram ditas em grego para agradecer ao povo grego…!! O acolhimento que ele teve na Grécia, e só depois falou para Portugal e os portugueses! Achei vergonhosa essa atitude e nunca explicada a precedência dos gregos nos agradecimentos do treinador ao serviço de Portugal!

  9. Farto-me de rir com os comentários. O pessoal está lá a fazer a vidinha deles e a ganhar mais algum para o Porsche ou para ajudar à vida de luxo. Talvez o problema de Portugal seja este, demasiado focados na vida dos seus ídolos e pouco na deles. O tempo de antena gasto pelas TVs a falar de futebol e a ignorar os verdadeiros problemas do país, muitas vezes para falar de clubes nacionais cujo plantel é maioritariamente estrangeiro. É triste ver tanto desperdício de recursos diretamente causado por 22 tipos durante meros 90 minutos que nem portugueses sao. É só rir.

  10. O selecionador é um incompetente que ganhou um Europeu sem saber ler nem escrever e foi graças ao Éder que por sinal também se enganou ao marcar aquele golo com efeitos. E isso deu um Europeu a Portugal. Agora nao esperem mais milagres do Fernando Santos que nao sabe gerir jogadores excecionais que tem ao seu dispor. Pena é que a convicatoria dos jogadores para a Seleção seja feita pelo Jorge Mendes e onde o Fernando Santos nao passa de um testa de ferro. Por isso dá-se ao luxo de dizer que tem contrato até 2024, ou seja, se me quiserem mandar embora indemnizem-me.
    VERGONHOSO.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.