/

Portugal em alerta por causa de chuvas fortes

Jonathan Kos-Read / Flickr

-

O mau tempo está a causar estragos no Norte e Centro do país. Os piores cenários são em Águeda, Amarante, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Coimbra.

De acordo com o Público, entre as 00h00 e as 15h30, o Comando Nacional das Operações de Socorro já tinha registado 366 ocorrências. Para os próximos dias, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, em particular no Minho e Douro Litoral, e norte do rio Tejo em geral.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira quatro distritos sob aviso laranja – Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga – e 14 a aviso amarelo até o final da tarde de sábado devido a chuva persistente e por vezes forte.

Também sob aviso laranja está toda a zona costeira devido a agitação marítima, com ondas que podem variar entre os quatro e os 11 metros de altura.

Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão também sob aviso amarelo devido ao vento, que pode atingir rajadas entre os 85 e os 110 quilómetros/hora nas terras altas. Nos distritos do Porto, Aveiro e Braga poderá ocorrer queda de neve acima dos 600 metros.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas que se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O distrito de Bragança esteve sob aviso amarelo devido a chuva forte e persistente até ao final do dia de hoje.

O Instituto emitiu também aviso amarelo para vento, que pode soprar com rajadas até 100 quilómetros/hora, até às 18h de segunda-feira e para a probabilidade de queda de neve acima dos 600 metros (até ao final da tarde de domingo).

O distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo até 23h59 deste sábado devido a chuva persistente e por vezes forte e vento com possibilidade de rajadas até 100 quilómetros/hora (até às 18h de segunda-feira) e probabilidade de queda de neve (até domingo ao final da tarde).

Guarda vai estar igualmente sob aviso amarelo devido à chuva, que poderá ser forte, vento e queda de neve acima dos 600 metros, enquanto Vila Real também estará durante o fim de semana devido a chuva e vento forte e queda de neve.

Os distritos de Leiria e Castelo Branco estão sob aviso amarelo devido a chuva forte, vento e probabilidade de queda de neve acima dos 600 metros.

Para os distritos de Faro, Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre o IPMA emitiu um aviso amarelo devido ao vento, que poderá atingir os 110 quilómetros/hora nas terras altas. O aviso vai estar vigor durante o fim de semana.

O aviso amarelo é o terceiro menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O mau tempo que se tem registado no continente desde sexta-feira já provocou o corte de estradas, derrocadas e ao corte da linha ferroviária da Beira Alta.

Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.