Ministro dos Negócios Estrangeiros português reuniu com o seu homólogo na Macedónia do Norte e felicitou o país pela sua candidatura à União Europeia.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Macedónia do Norte discutiram, esta terça-feira de manhã, uma intensificação das relações bilaterais, na sequência da abertura de negociações para adesão daquele país à União Europeia.
João Gomes Cravinho, que referiu, em conferência de imprensa conjunta realizada a seguir à reunião, em Skopje, ser a primeira vez que está na Macedónia do Norte, fez questão de dar os parabéns ao novo candidato à União Europeia.
“Parabéns pelo avanço histórico de 19 de julho, é um momento verdadeiramente histórico”, afirmou.
A reunião serviu para “intensificar as relações bilaterais e discutir formas de enfrentar os desafios políticos, de segurança e económicos que a Europa enfrenta” atualmente, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros macedónio, Bujar Osmani, numa mensagem divulgada na rede social Twitter.
Geography doesn’t matter when it comes to relations between friends!
Glad to welcome 🇵🇹’s Foreign Minister @JoaoCravinho and exchange notes on 🇲🇰’s #EU file, further development of our bilateral relations and current political, security & economic challenges Europe is faced with pic.twitter.com/M1JdK4qrhs— Bujar Osmani (@Bujar_O) July 26, 2022
“A geografia não interessa quando estão em causa relações com amigos”, acrescentou.
Gomes Cravinho, que está esta terça-feira na Macedónia do Norte no âmbito de uma visita a este Estado e à Albânia — os dois países que iniciaram negociações para aderir à União Europeia — vai encontrar-se ainda com o Presidente da República macedónio, o primeiro-ministro e com o vice-primeiro ministro responsável pelos Assuntos Europeus.
Na segunda-feira, Gomes Cravinho esteve em Tirana, onde também garantiu à ministra dos Negócios Estrangeiros, Olta Xhacka, querer intensificar as relações bilaterais em áreas como a política, a economia e a educação.
O ministro sublinhou ainda o apoio de Portugal à adesão daqueles países à União Europeia.
A abertura das negociações, que Skopje e Tirana há muito aguardavam, aconteceu depois de a Macedónia do Norte ter assinado, no dia 17, um protocolo bilateral com a Bulgária, que permitiu desbloquear um longo impasse que afetava também a Albânia.
// Lusa