Portugal e Irão falam sobre nuclear e extremismo

(dr) portugal.gov.pt

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete

Os chefes da diplomacia portuguesa e iraniana, que se reuniram esta segunda-feira em Teerão, assumiram “preocupações comuns”, entre as quais o nuclear e o extremismo islâmico.

Depois do encontro oficial, o chefe da diplomacia iraniana, Javad Zarif, falou apenas em persa, mas, já à saída, prestou curtas declarações em inglês aos jornalistas portugueses que acompanham o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que hoje termina uma visita oficial de dois dias ao Irão.

Zarif disse que teve “uma conversa muito produtiva” com Machete, que já havia dito o mesmo minutos antes.

“Temos interesses e preocupações comuns”, resumiu o ministro iraniano, referindo-se, em concreto, às negociações em curso sobre o programa nuclear iraniano e o extremismo islâmico liderado por organizações terroristas como Al-Qaeda e Estado Islâmico.

Zarif acredita que é possível chegar a um acordo sobre o nuclear, se “os amigos europeus e os Estados Unidos também estiverem interessados nisso”.

Reafirmando que o Irão está “comprometido em encontrar uma solução” para o nuclear, frisou: “Acho que podemos chegar a um acordo.”

No entanto, alertou que se os EUA aprovarem mais sanções contra o Irão, isso pode provocar danos.

Sobre o extremismo, o chefe da diplomacia iraniana defendeu uma política internacional concertada.

Rui Machete encontra-se esta tarde com o Presidente iraniano Hassan Rohani.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …