Portugal e Irão falam sobre nuclear e extremismo

(dr) portugal.gov.pt

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete

Os chefes da diplomacia portuguesa e iraniana, que se reuniram esta segunda-feira em Teerão, assumiram “preocupações comuns”, entre as quais o nuclear e o extremismo islâmico.

Depois do encontro oficial, o chefe da diplomacia iraniana, Javad Zarif, falou apenas em persa, mas, já à saída, prestou curtas declarações em inglês aos jornalistas portugueses que acompanham o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que hoje termina uma visita oficial de dois dias ao Irão.

Zarif disse que teve “uma conversa muito produtiva” com Machete, que já havia dito o mesmo minutos antes.

“Temos interesses e preocupações comuns”, resumiu o ministro iraniano, referindo-se, em concreto, às negociações em curso sobre o programa nuclear iraniano e o extremismo islâmico liderado por organizações terroristas como Al-Qaeda e Estado Islâmico.

Zarif acredita que é possível chegar a um acordo sobre o nuclear, se “os amigos europeus e os Estados Unidos também estiverem interessados nisso”.

Reafirmando que o Irão está “comprometido em encontrar uma solução” para o nuclear, frisou: “Acho que podemos chegar a um acordo.”

No entanto, alertou que se os EUA aprovarem mais sanções contra o Irão, isso pode provocar danos.

Sobre o extremismo, o chefe da diplomacia iraniana defendeu uma política internacional concertada.

Rui Machete encontra-se esta tarde com o Presidente iraniano Hassan Rohani.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois membros do "La Manada" condenados a mais três anos de prisão

A Justiça espanhola condenou, esta quarta-feira, dois dos cinco membros do grupo "La Manada" a três anos e três meses de prisão e a uma multa de 5.670 euros por terem gravado a violação. Os cinco …

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …