//

Portugal é a casa do novo conto de fadas medieval da Netflix

Netflix

Millie Bobby Brown, estrela da série Stranger Things, é a Princesa Elodie em Damsel

Damsel já conquistou os “viciados” da plataforma com os seus cenários ao ar livre exclusivamente gravados em cinco palcos portugueses. Há castelos, grutas, dragões e magia no novo Reino de Aurea.

É a mais recente aventura fantasiosa da Netflix e o seu Reino, Aurea, já cativou as audiências pelo mundo fora — é, no momento em que este artigo é redigido, o filme mais visto da plataforma de streaming.

Com a jovem estrela de Stranger Things, Millie Bobby Brown ao volante, o novo filme de Juan Carlos Fresnadillo traz uma reinterpretação feminista da tradicional narrativa da “donzela em apuros”, incorporando elementos do imaginário como castelos, grutas, dragões e magia.

Embora grande parte das cenas interiores tenham sido filmadas nos Estúdios Troubadour Meridian Water em Enfield, Londres, no Reino Unido, os planos ao ar livre que dão a “Damsel” a sua vibrante atmosfera foram exclusivamente filmados em vários locais icónicos de Portugal.

As filmagens começaram nos dias 19 e 20 de maio de 2022 com “imensos cuidados”, uma vez que tiveram lugar em em monumentos que são Património da Humanidade. Durante 17 dias, uma equipa portuguesa de 250 pessoas mais cerca de 150 da equipa internacional, a que se soma o elenco — que conta além de Bobby Brown com Robin Wright, Angela Bassett ou Nick Robinson, entre outros — e um total de 300 figurantes, preferencialmente residentes nos locais onde decorrem as filmagens.

Cinco diferentes palcos exuberantes e acolhedores portugueses, que representam o charme do sul europeu, foram escolhidos para dar vida ao novo reino fictício.

Batalha

A produção aproveitou os locais históricos e ornamentados da Batalha, nomeadamente, como seria de esperar, as Capelas Imperfeitas, o Claustro Real e o Mosteiro da Batalha, património da UNESCO.

As filmagens das cenas que se passam no castelo — a chegada da princesa Elodie e o casamento com Henry, o herdeiro do trono de Áurea — tiveram lugar no histórico monumento de Leiria.

“Esta experiência de filmar em monumentos faz parte do nosso trabalho […] e toda a nossa equipa tem noção da importância de trabalhar de forma especial para respeitar o monumento”, disse o responsável da Page International Services, a produtora escolhida pela Netflix para as filmagens em Portugal.

Tomar

Em Tomar, o Convento de Cristo, fortaleza do século XII da Ordem dos Templários e  Património Mundial da UNESCO, foi utilizado para retratar os terrenos do castelo e as cenas de casamento.

Serra da Estrela

Daniel Alvez, Hélder Tavares / Probilder

Serra da Estrela coberta de neve

A “capital da neve” Serra da Estrela foi palco de muito drama: é a montanha do dragão e representa as condições adversas fora da casa de Elodie.

Algumas cenas foram filmadas no santuário de Nossa Senhora da Boa Estrela.

Vale do Douro

O Vale do Douro e o adjacente Vale do Coa, no nordeste de Portugal, representaram com as suas vinhas em socalcos a a paisagem idílica do reino de Áurea.

Sortelha

A vila da Guarda é a vila do reino fictício.

As montanhas ao redor de Sortelha, aldeia renascentista e uma das cidades mais antigas de Portugal, guiaram a princesa até a toca do dragão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.