Portugal dá 30 mil euros para apoio a pessoas que fogem do Estado Islâmico

Wikimedia

-

Portugal doou 30 mil euros ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, para apoio às pessoas que fogem do movimento extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque, disse hoje à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.

“Desta forma, contribuindo para a proteção dos refugiados, estamos a ajudar indiretamente na luta contra o Estado Islâmico”, disse à Lusa Rui Machete em Nova Iorque à margem da 69.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.

O chefe da diplomacia portuguesa adiantou que a ajuda tinha sido prometida em agosto, durante uma reunião de emergência de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.

Rui Machete afirmou que Portugal “não vai por tropas no terreno, porque não são essas as características das forcas armadas portuguesas, mas vai continuar a apoiar esta luta em termos de transporte, armamento e em outras questões político-diplomáticas.”

O ministro defendeu que o Centro Norte-Sul, organismo do Conselho da Europa com sede em Lisboa, pode ser um instrumento fundamental na luta contra a ameaça do Estado Islâmico.

“A questão mais importante, e, porventura, mais difícil, é a da conquista das mentes. Temos de demonstrar a ilegitimidade da ideologia que defendem, sobretudo através do desmentido das autoridades islâmicas”, explicou o ministro, defendendo que “o centro (Norte-Sul) pode funcionar como um mecanismo de diálogo intelectual, organizando colóquios e financiando estudos a esse nível.”

“A cultura não é apenas a música e a literatura, mas uma conceção da vida e um conjunto de valores que são apreciados, aceites e incorporados na nossa maneira de pensar e agir, que conduz pessoas, povos e estados, e tudo isso se revela muito importante em relação ao Estado Islâmico”, acrescentou.

Rui Machete afirmou ainda que “o Estado Islâmico constitui uma ameaça muito grave à liberdade e dignidade humanas, que tem de ser combatida em aspetos militares, mas também, no que diz respeito às mentes das pessoas.”

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. e para os portugueses quanto e que doaram… eu estou fugido do governo portugues a 7 anos a mim nao me nao nada.. so despesas… fdp.–

RESPONDER

"O tempo das autoestradas terminou", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas defendeu esta quinta-feira, durante a apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030, que a aposta dos “sucessivos” governos na rodovia reflete-se na condição atual da rede ferroviária. “Não temos um grande histórico …

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …