Vem aí uma “má notícia” para Portugal com um grande corte nos Fundos europeus

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Portugal vai ter uma “má notícia” em breve, com um corte “muito forte” nos Fundos europeus. A previsão é de Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC. O ex-dirigente do PSD refere que está em causa a perda de “cerca de 3 mil milhões de euros”.

Abordando o Orçamento Comunitário da União Europeia que está para ser discutido, Marques Mendes alerta que Portugal deverá ter uma “má notícia”, com um corte “muito forte” que pode chegar aos 15% nos Fundos Europeus. Estão em causa “cerca de 3 mil milhões de euros”, destaca o comentador na SIC.

Já se tinha anunciado um corte de 7% nos Fundos europeus atribuídos a Portugal, mas Marques Mendes avisa que esse valor deverá situar-se entre os 10% e os 15%.

Em causa está a alteração dos critérios de distribuição dos Fundos de Coesão. O PIB per capita deixa de ser o único factor a considerar, passando a entrar na equação também os critérios das migrações, das alterações climáticas e do desemprego.

E se o PIB per capita contará 75%, os restantes três critérios são “todos desfavoráveis a Portugal”, sustenta Marques Mendes. “Temos poucos imigrantes; não somos dos mais afectados pelas alterações do clima; e o nosso desemprego é baixo”, constata o comentador.

Por outro lado, Portugal vai ver aumentados os Fundos para a investigação e inovação, com um incremento dos anteriores 77 mil milhões para os 100 mil milhões de euros. Uma conquista do comissário português Carlos Moedas, como sustenta Marques Mendes, elogiando o “excelente trabalho” realizado pelo membro do seu partido.

Sócrates é “vingativo” e tudo fará “para incomodar Costa”

Marques Mendes também comentou a desvinculação de Sócrates do PS, depois das críticas feitas por vários elementos do partido que também abordaram o caso judicial de Manuel Pinho.

Para o ex-líder do PSD, é evidente que há um “calculismo político” e um “tacticismo eleitoral” por parte do PS. O objectivo daquilo que Marques Mendes define como uma posição concertada dos socialistas é criar um “cordão sanitário” em torno dos casos de Sócrates e Pinho.

O comentador considera que a possibilidade de a situação de Pinho se “juntar” à de Sócrates “assustou-os”, com o risco de o PS “perder votos, eleições e uma futura maioria absoluta”.

Quanto à desvinculação de Sócrates, Marques Mendes refere que o ex-primeiro-ministro “não tinha nada a perder” e alerta que “vai fazer os possíveis para incomodar António Costa” porque “é uma pessoa vingativa”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Má notícia para Portugal é este papagaio mafioso continuar a debitar “previsões” na TV!.
    .
    E, não fez nenhuma “previsão” sobre sua irmã deputada que recebe ilegalmente subsídios declarando morada em Fafe quando vive em Lisboa?!

    • Má notícia para Portugal é apercebermo-nos que embora os anos passem o seu intelecto não progride, antes pelo contrário.

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …