Vem aí uma “má notícia” para Portugal com um grande corte nos Fundos europeus

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Portugal vai ter uma “má notícia” em breve, com um corte “muito forte” nos Fundos europeus. A previsão é de Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC. O ex-dirigente do PSD refere que está em causa a perda de “cerca de 3 mil milhões de euros”.

Abordando o Orçamento Comunitário da União Europeia que está para ser discutido, Marques Mendes alerta que Portugal deverá ter uma “má notícia”, com um corte “muito forte” que pode chegar aos 15% nos Fundos Europeus. Estão em causa “cerca de 3 mil milhões de euros”, destaca o comentador na SIC.

Já se tinha anunciado um corte de 7% nos Fundos europeus atribuídos a Portugal, mas Marques Mendes avisa que esse valor deverá situar-se entre os 10% e os 15%.

Em causa está a alteração dos critérios de distribuição dos Fundos de Coesão. O PIB per capita deixa de ser o único factor a considerar, passando a entrar na equação também os critérios das migrações, das alterações climáticas e do desemprego.

E se o PIB per capita contará 75%, os restantes três critérios são “todos desfavoráveis a Portugal”, sustenta Marques Mendes. “Temos poucos imigrantes; não somos dos mais afectados pelas alterações do clima; e o nosso desemprego é baixo”, constata o comentador.

Por outro lado, Portugal vai ver aumentados os Fundos para a investigação e inovação, com um incremento dos anteriores 77 mil milhões para os 100 mil milhões de euros. Uma conquista do comissário português Carlos Moedas, como sustenta Marques Mendes, elogiando o “excelente trabalho” realizado pelo membro do seu partido.

Sócrates é “vingativo” e tudo fará “para incomodar Costa”

Marques Mendes também comentou a desvinculação de Sócrates do PS, depois das críticas feitas por vários elementos do partido que também abordaram o caso judicial de Manuel Pinho.

Para o ex-líder do PSD, é evidente que há um “calculismo político” e um “tacticismo eleitoral” por parte do PS. O objectivo daquilo que Marques Mendes define como uma posição concertada dos socialistas é criar um “cordão sanitário” em torno dos casos de Sócrates e Pinho.

O comentador considera que a possibilidade de a situação de Pinho se “juntar” à de Sócrates “assustou-os”, com o risco de o PS “perder votos, eleições e uma futura maioria absoluta”.

Quanto à desvinculação de Sócrates, Marques Mendes refere que o ex-primeiro-ministro “não tinha nada a perder” e alerta que “vai fazer os possíveis para incomodar António Costa” porque “é uma pessoa vingativa”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Má notícia para Portugal é este papagaio mafioso continuar a debitar “previsões” na TV!.
    .
    E, não fez nenhuma “previsão” sobre sua irmã deputada que recebe ilegalmente subsídios declarando morada em Fafe quando vive em Lisboa?!

    • Má notícia para Portugal é apercebermo-nos que embora os anos passem o seu intelecto não progride, antes pelo contrário.

RESPONDER

Encontrado o corpo da atriz Naya Rivera

O corpo da cantora e atriz, estrela da série televisiva Glee, foi encontrado, esta terça-feira, num lago no sul da Califórnia, anunciaram as autoridades do condado de Ventura. O corpo de Naya Rivera foi descoberto seis …

Em 2100, seis em cada dez idosos vão ser dependentes

Quase seis em cada dez portugueses idosos vão ser dependentes de pessoas em idade ativa no ano de 2100. A estimativa é do Eurostat. De acordo com uma estimativa recente do Eurostat, seis em cada dez …

Sete detidos em megaoperação policial em Viana do Castelo e no Porto

A PSP deteve, esta terça-feira, sete homens, com idades entre os 20 e os 30 anos, todos do concelho de Viana do Castelo, apreendeu “droga diversa” e material ligado ao tráfico e consumo de estupefacientes. Em …

China acusa EUA de sabotarem paz regional após posição sobre Mar do Sul da China

A China reivindica quase toda a área do mar do Sul da China e opõe-se, frequentemente, a qualquer manobra ou ação militar dos Estados Unidos na região. Esta terça-feira, a China acusou os Estados Unidos de …

45% da população ativa da Madeira está em lay-off ou no desemprego

A pandemia de covid-19 teve efeitos desastrosos no turismo e no mercado laboral da Região Autónoma da Madeira. No arquipélago, um terço da população ativa está em lay-off e o desemprego subiu 10% face a …

Líder da oposição da Nova Zelândia demite-se. "Tornou-se insustentável em termos de saúde"

O chefe da oposição da Nova Zelândia, Todd Muller, está demissionário, deixando o Partido Nacional sem liderança antes das eleições legislativas em que o centro-direita tem de defrontar a primeira-ministra Jacinda Ardern. Através de um breve comunicado, …

Costa sai de Haia sem promessas e deixa achega ao primeiro-ministro holandês

"Ou saímos todos ao mesmo tempo deste problema, ou ficamos todos no problema", disse António Costa após a reunião com o primeiro-ministro holandês sobre o plano de recuperação europeu. O primeiro-ministro, António Costa, disse esta segunda-feira …

Deputados do PS foram os mais faltosos. Iniciativa Liberal com zero faltas

A esquerda lidera o absentismo parlamentar nesta primeira sessão legislativa da XIV legislatura, prestes a terminar. De acordo com uma contabilização do Diário de Notícias, os deputados do PS foram os que mais faltaram aos 75 …

Telemóvel de líder catalão terá sido espiado por software governamental (e não foi o único)

O telemóvel do independentista Roger Torrent, presidente do parlamento da região espanhola da Catalunha, terá sido atacado por um software de espionagem exclusivo dos Governos. De acordo com uma investigação conjunta do jornal espanhol El País …

Papagaio bate 21 estudantes de Harvard num jogo clássico de memória

Griffin, um papagaio-cinzento africano (Psittacus erithacus), bateu 21 estudantes da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, num clássico jogo de memória, revela um novo estudo. Esta espécie, recorda o portal Live Science que avança …