Portugal regista mais cinco mortes e 227 casos de covid-19

Manuel De Almeida / Lusa

Nas últimas 24 horas, morreram mais cinco pessoas infetadas com covid-19 e registaram-se mais 227 novos casos em Portugal.

De acordo com o boletim deste domingo da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais cinco óbitos (todos na região de Lisboa e Vale do Tejo) e 227 novas infeções de covid-19 (aumento de 0,6%).

Dos 227 novos casos, 206 (90,1%) foram detetados na região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente nos concelhos de Sintra, Amadora, Loures e Cascais. O número de casos confirmados no concelho de Lisboa mantém-se exatamente igual ao dia anterior.

Da restantes 21 infeções, 12 foram na região Norte, seis na região Centro, duas na região Sul e uma no Alentejo.

No total, o país contabiliza já 1517 vítimas mortais e 36.690 infetados devido à pandemia. Relativamente ao dia de ontem, houve também mais 231 recuperados, revela o boletim epidemiológico da DGS, totalizando 22.669 pessoas que conseguiram recuperar da doença.

Das cinco vítimas mortais, três tinham 80 anos ou mais, uma tinha entre 70 a 79 anos e outra entre 60 a 69 anos.

Neste momento, há 419 doentes internados (menos nove do que no dia anterior), dos quais 73 em unidades de cuidados intensivos (menos quatro pessoas). Há ainda 30.658 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde e 1385 aguardam resultado laboratorial.

Na conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, voltou a abordar a questão do surto num bairro piscatório em Espinho, tendo afirmado que está controlado e que tudo indica que está circunscrito às habitações dos doentes já confirmados.

Sobre a reabertura dos centros comerciais em Lisboa, que vai acontecer esta segunda-feira, a responsável mostra-se confiante, uma vez que estes estabelecimentos já abriram noutros pontos do país e não se verificaram “notas de distúrbios, de ajuntamentos anormais, nem de um comportamento não cívico por parte das pessoas.”

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Acordem!!! Portugal nos últimos anos tem em médio cerca de 3000 casos de morte provocados pela gripe sazonal, o que dá uma média de 8 por dia. Chega desta farsa…

    • A gripe mata 3000 por ano sem qualquer medida de contenção. O covid matou 1500 em 3 meses com medidas de contenção draconianas. Compreende, ou é preciso fazer um desenho?

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …