35 Vistos Gold em agosto renderam 21,6 milhões

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras / Facebook

-

Trinta e cinco vistos gold, também conhecidos como Autorizações de Residência para a atividade de Investimento (ARI), no montante de 21,6 milhões de euros, foram atribuídos em agosto, de acordo com dados divulgados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Estes vistos dourados foram atribuídos segundo as regras antigas, uma vez que as novas alterações só entraram em vigor a 3 de setembro, um dia depois do decreto regulamentar ter sido publicado em Diário da República.

De acordo com os dados disponibilizados pelo SEF na sua página eletrónica, entre 8 de outubro de 2012 e 31 de agosto deste ano, o investimento total resultante de ARI foi de 1.496.193.4778,03 euros, valor que compara com o montante acumulado no final de Julho, de 1.474.510.268,48 euros.

Ou seja, em Agosto, o investimento dos vistos ‘gold’ ascendeu a 21.683.209,55 euros, resultante de 35 ARI.

A compra de bens imóveis continuou a ser o critério principal de atribuição de vistos dourados, com o investimento em agosto a totalizar 19.683.209,55 euros, enquanto o relativo a transferência de capitais ascendeu a 2.000.000 euros.

Até final de agosto, o investimento acumulado pela aquisição de bens imóveis era de 1.350.533.872,38 euros, enquanto o de transferência de capital ascendia a 145.659.605,65 euros.

No mês passado, foram atribuídos 33 vistos gold pela compra de imóveis e dois pela transferência de capital.

Outro dos critérios para atribuição de vistos, antes da entrada em vigor das novas regras, correspondia à criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho, o qual conta com três ARI.

Por nacionalidades, a China continua a liderar os vistos gold, com 1969 atribuídos desde outubro de 2012 até agosto, mais 12 que em julho deste ano, seguida do Brasil, com um total de 89 (mais dois em agosto face ao mês anterior).

O terceiro lugar vai para a Rússia, que totaliza, em termos acumulados, 86 vistos dourados (mais sete em agosto), seguida da África do Sul (total de 63, mais dois no mês passado) e do Líbano (38, mais dois que em julho).

Em termos acumulados, desde outubro de 2012 foram atribuídos 2465 vistos gold.

Até final de agosto, o número de vistos gold concedidos era de 443, a quatro meses de terminar 2015.

No ano passado, os vistos atribuídos totalizaram 1526 e, em 2013, atingiram os 494, sendo que no ano de arranque, final de 2012, foram concedidos dois.

Em termos acumulados, foram atribuídos 2332 vistos dourados por via da compra de bens imóveis e 130 por transferência de capital.

Em termos de autorizações de residência a familiares reagrupados, estas totalizaram este ano 803 em agosto, mais 53 que em julho.

No ano passado, foram atribuídas 2395 autorizações e em 2013 as autorizações totalizaram 576.

A 23 de fevereiro deste ano, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, apresentou as novas alterações ao regime das Autorizações de Residência para a atividade de Investimento, que alargam o investimento de estrangeiros a áreas como a reabilitação urbana ou ciência, e as alterações foram publicadas em DR a 30 de junho.

No entanto, o SEF suspendeu o processo de atribuição de vistos ‘gold’ a 1 de julho por falta de enquadramento legal entre o anterior e o novo regime.

A 16 de julho, o Governo aprovou o decreto regulamentar que executa as alterações, que foi publicado em Diário da República no início de setembro.

As alterações à atribuição dos vistos gold surgiram depois da investigação policial Operação Labirinto, em novembro do ano passado, que levou à prisão preventiva de cinco de onze arguidos por alegada corrupção, num processo que culminou na demissão do ex-ministro Miguel Macedo.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só gostava de saber onde param esses tantos milhões e os portugueses a estarem cada vez mais na miséria, ou será que estamos a pagar os impostos referentes a estes compradores ilícitos de nacionalidades já que eles ficam isentos?

RESPONDER

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …