Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019

Esta sexta-feira, o Governo anunciou que Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019, um acordo celebrado no âmbito do programa da ACNUR, que prevê a colocação em países europeus de 50 mil refugiados até ao final do próximo ano.

O Governo anunciou esta sexta-feira que Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019, um acordo celebrado no âmbito do programa de reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Com este novo compromisso com a ACNUR, os 1.010 refugiados em Portugal juntar-se-ão aos 1.700 que já se encontram no país, estes últimos ao abrigo do Programa de Recolocação da União Europeia.

À agência Lusa, Rosa Monteiro, secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade, frisou que este compromisso de receber 1.010 refugiados a partir deste ano “decorre da boa experiência de bom acolhimento e de integração que Portugal vem desenvolvendo”.

Para o reforço do acolhimento de refugiados, Portugal vai manter “a mesma lógica descentralizada e a mesma estrutura de trabalho com a sociedade civil”, garante a mesmo do Governo.

Este programa do ACNUR prevê a colocação, em países europeus, de 50 mil refugiados até ao final do próximo ano. O plano sucede ao Programa de Recolocação da União Europeia para dar resposta ao fluxo de migrantes que chegam à Europa.

Rosa Monteiro falou na sessão de lançamento da publicação “Abordando o Deslocamento Forçado através do Planeamento e Cooperação de Desenvolvimento: Orientação para Decisores Políticos e Profissionais”, organizada pelo Alto Comissariado para as Migrações e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, em Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. par que sse vai gastar dinheiro com os refugiados se eles nao querem ficar em portugal
    eles mal cheguem vao pirar-se para o resto da europa (alemanha ou inglaterra)
    nao era mais barato ar esse dinheiro aos sem abrigo?
    o emprego e as casa que vao dar aos refugiados, que dêm aos sem-abrigo e aposto que ele agradecem.
    o que acontece se apanharem um refugiado fora do pais que o acolheu? será que o vao devolver ao pais natal dele? duvido muito
    recambiam para portugal e ele torna a fugir e assim anda uma vida inteira ate ser devolvido ao pais natal

  2. Lá vem mais empobrecimento para os portugueses que já estão desfalcados com tantos impostos e maus salários. Enquanto houverem governantes a procederem contra o seu povo eu vou continuar a NÃO votar.

RESPONDER

Relatório iliba TAP e aeroporto de Lisboa no voo que transportou Guaidó

O relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) iliba a companhia aérea TAP e o aeroporto de Lisboa de terem violado as regras de segurança no caso de um voo para a Venezuela, segundo o …

Covid-19. Estado de saúde de português retido em navio no Japão piorou

O estado de saúde de Adriano Maranhão, o português infetado com o novo coronavírus que está retido no navio Diamond Princess, no Japão, piorou, de acordo com a sua mulher, que ainda não obteve qualquer …

Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável. Com o agravamento do aquecimento …

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …