Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019

Esta sexta-feira, o Governo anunciou que Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019, um acordo celebrado no âmbito do programa da ACNUR, que prevê a colocação em países europeus de 50 mil refugiados até ao final do próximo ano.

O Governo anunciou esta sexta-feira que Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019, um acordo celebrado no âmbito do programa de reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Com este novo compromisso com a ACNUR, os 1.010 refugiados em Portugal juntar-se-ão aos 1.700 que já se encontram no país, estes últimos ao abrigo do Programa de Recolocação da União Europeia.

À agência Lusa, Rosa Monteiro, secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade, frisou que este compromisso de receber 1.010 refugiados a partir deste ano “decorre da boa experiência de bom acolhimento e de integração que Portugal vem desenvolvendo”.

Para o reforço do acolhimento de refugiados, Portugal vai manter “a mesma lógica descentralizada e a mesma estrutura de trabalho com a sociedade civil”, garante a mesmo do Governo.

Este programa do ACNUR prevê a colocação, em países europeus, de 50 mil refugiados até ao final do próximo ano. O plano sucede ao Programa de Recolocação da União Europeia para dar resposta ao fluxo de migrantes que chegam à Europa.

Rosa Monteiro falou na sessão de lançamento da publicação “Abordando o Deslocamento Forçado através do Planeamento e Cooperação de Desenvolvimento: Orientação para Decisores Políticos e Profissionais”, organizada pelo Alto Comissariado para as Migrações e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, em Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. par que sse vai gastar dinheiro com os refugiados se eles nao querem ficar em portugal
    eles mal cheguem vao pirar-se para o resto da europa (alemanha ou inglaterra)
    nao era mais barato ar esse dinheiro aos sem abrigo?
    o emprego e as casa que vao dar aos refugiados, que dêm aos sem-abrigo e aposto que ele agradecem.
    o que acontece se apanharem um refugiado fora do pais que o acolheu? será que o vao devolver ao pais natal dele? duvido muito
    recambiam para portugal e ele torna a fugir e assim anda uma vida inteira ate ser devolvido ao pais natal

  2. Lá vem mais empobrecimento para os portugueses que já estão desfalcados com tantos impostos e maus salários. Enquanto houverem governantes a procederem contra o seu povo eu vou continuar a NÃO votar.

RESPONDER

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …

Investigação revela que ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos

O anti-inflamatório ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos sobretudo no cancro do colón, inibindo o crescimento de células malignas, revela uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Investigadores do INSA, associados ao Instituto de …

Um pôr do sol apareceu "dividido ao meio" nos EUA

https://vimeo.com/349103840 Recentemente, um efeito ótico incomum fez o pôr do sol assemelhar-se a uma imagem numa tela dividida, mostrando dois céus muito diferentes lado a lado. No lado direito da foto há um horizonte saturado de tons …

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …