/

Portugal acciona Mecanismo Europeu de Proteção Civil

Nuno André Ferreira / Lusa

Helicóptero Kamov em combate a incêndio em São Pedro do Sul, Viseu

Portugal accionou este sábado à noite o Mecanismo Europeu de Protecção Civil, disse à Lusa a ministra da Administração Interna, que espera apoios de outros países já a partir deste domingo para ajudar no combate aos incêndios.

A decisão, explicou à Lusa Constança Urbano de Sousa, foi por “uma questão de prudência”, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias.

A ministra esteve esta noite no comando da Protecção Civil, em Carnaxide, onde se inteirou da situação dos incêndios a nível nacional, admitindo depois que a situação “não está fácil”, porque tem havido muitos focos de incêndio, alguns de grande dimensão.

Segundo acrescentou a ministra, as previsões meteorológicas para os próximos três dias “não são animadoras“, com ventos de leste e secura extrema.

Constança Urbano de Sousa admitiu que muitos dos actuais incêndios serão debelados na noite deste sábado, mas frisou que por uma “questão de prudência”, e considerando as previsões meteorológicas, foi feito o pedido de “módulos aéreos e terrestres”.

O Mecanismo Europeu de Protecção Civil é um mecanismo comunitário para facilitar a cooperação no quadro de intervenções de socorro da Protecção Civil, como uma “pool” de meios que os Estados disponibilizam para situações de protecção civil.

O mecanismo foi accionado durante o incêndio de Junho em Pedrógão Grande e recentemente também foi accionado por países como a França ou a Itália, lembrou a ministra, acrescentando que também Portugal tem apoiado outros países através do mecanismo.

Foi esse o caso, por exemplo, dos sismos em Itália e na Turquia, esta que não faz parte da União Europeia, mas está incluída no mecanismo.

Constança Urbano de Sousa espera respostas a partir deste domingo e acredita que vão chegar meios aéreos e terrestres, nomeadamente de Espanha, “que sempre tem prestado uma enorme ajuda” e tem colaborado na luta contra os incêndios com meios aéreos ao abrigo de um acordo bilateral.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.