Portugal acciona Mecanismo Europeu de Proteção Civil

Nuno André Ferreira / Lusa

Helicóptero Kamov em combate a incêndio em São Pedro do Sul, Viseu

Portugal accionou este sábado à noite o Mecanismo Europeu de Protecção Civil, disse à Lusa a ministra da Administração Interna, que espera apoios de outros países já a partir deste domingo para ajudar no combate aos incêndios.

A decisão, explicou à Lusa Constança Urbano de Sousa, foi por “uma questão de prudência”, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias.

A ministra esteve esta noite no comando da Protecção Civil, em Carnaxide, onde se inteirou da situação dos incêndios a nível nacional, admitindo depois que a situação “não está fácil”, porque tem havido muitos focos de incêndio, alguns de grande dimensão.

Segundo acrescentou a ministra, as previsões meteorológicas para os próximos três dias “não são animadoras“, com ventos de leste e secura extrema.

Constança Urbano de Sousa admitiu que muitos dos actuais incêndios serão debelados na noite deste sábado, mas frisou que por uma “questão de prudência”, e considerando as previsões meteorológicas, foi feito o pedido de “módulos aéreos e terrestres”.

O Mecanismo Europeu de Protecção Civil é um mecanismo comunitário para facilitar a cooperação no quadro de intervenções de socorro da Protecção Civil, como uma “pool” de meios que os Estados disponibilizam para situações de protecção civil.

O mecanismo foi accionado durante o incêndio de Junho em Pedrógão Grande e recentemente também foi accionado por países como a França ou a Itália, lembrou a ministra, acrescentando que também Portugal tem apoiado outros países através do mecanismo.

Foi esse o caso, por exemplo, dos sismos em Itália e na Turquia, esta que não faz parte da União Europeia, mas está incluída no mecanismo.

Constança Urbano de Sousa espera respostas a partir deste domingo e acredita que vão chegar meios aéreos e terrestres, nomeadamente de Espanha, “que sempre tem prestado uma enorme ajuda” e tem colaborado na luta contra os incêndios com meios aéreos ao abrigo de um acordo bilateral.

// Lusa

RESPONDER

Identificado homem que esfaqueou várias pessoas na Finlândia

O tribunal de Turku, na Finlândia, anunciou que identificou Abderrahman Mechkah, de 18 anos, como o principal suspeito do ataque terrorista na sexta-feira, que fez dois mortos e oito feridos. A polícia tinha informado anteriormente que …

Proprietários de alojamento local deverão ter de pagar mais condomínio

O agravamento do valor do condomínio para quem pratica arrendamento local é uma das propostas que constam do relatório do grupo de trabalho do Governo com o PS e BE sobre habitação. Fonte do Governo confirmou, …

Jornalista desaparecida morreu no submarino e foi atirada ao mar pelo inventor

A jornalista sueca Kim Wall, desaparecida há 10 dias no mar Báltico, terá morrido num acidente dentro de um submarino privado durante uma entrevista com o seu inventor, revelou hoje a polícia dinamarquesa. O criador e …

10 marinheiros desaparecidos e 5 feridos após colisão entre navio militar americano e petroleiro

Pelo menos dez marinheiros desapareceram e cinco ficaram feridos na sequência da colisão entre um contratorpedeiro norte-americano e um petroleiro na madrugada desta segunda-feira, a leste de Singapura. "Há pelo menos dez marinheiros desaparecidos e cinco …

Ataques terroristas motivaram medidas de segurança da Câmara de Lisboa, confirma MAI

A colocação de barreiras de segurança em Lisboa estava em estudo há meses devido aos ataques terroristas que têm ocorrido na Europa através do atropelamento de pessoas, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração …

Novo escalão no IRS vai beneficiar "apenas" os rendimentos superiores

Uma das promessas do Governo era aliviar a carga fiscal dos rendimentos mais baixos, mas o fiscalista Manuel Faustino frisa que o desdobramento do segundo escalão do IRS em dois patamares "não vai beneficiar nada" …

Carro embate contra paragens de autocarro em Marselha e provoca um morto

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na manhã desta segunda-feira, em Marselha, no sul de França, depois de terem sido atingidas por um veículo em duas paragens de autocarro. A polícia informou que o …

Nadador espanhol fez um minuto de silêncio sozinho, enquanto os outros competiam

https://www.facebook.com/natacioncadiz.natacioncadiz/videos/1713522402286663/ O nadador espanhol Fernando Álvarez pediu à organização da competição um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado em Barcelona. O pedido foi recusado, mas o atleta fez a homenagem sozinho, acabando por perder a prova. O …

Governo indiano suspende 4 engenheiros após acidente de comboio com 21 mortos

O governo da Índia suspendeu quatro engenheiros e concedeu uma "licença" a outros três altos funcionários após o descarrilamento de um comboio, que provocou 21 mortos e deixou 203 feridos no norte do país no …

Ministério Público investiga escola que passou sete alunos reprovados

O Ministério Público abriu um inquérito-crime à Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, na sequência de uma denúncia feita por um professor. Sete alunos com nota negativa acabaram por passar com 11, …