Portugal acciona Mecanismo Europeu de Proteção Civil

Nuno André Ferreira / Lusa

Helicóptero Kamov em combate a incêndio em São Pedro do Sul, Viseu

Portugal accionou este sábado à noite o Mecanismo Europeu de Protecção Civil, disse à Lusa a ministra da Administração Interna, que espera apoios de outros países já a partir deste domingo para ajudar no combate aos incêndios.

A decisão, explicou à Lusa Constança Urbano de Sousa, foi por “uma questão de prudência”, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias.

A ministra esteve esta noite no comando da Protecção Civil, em Carnaxide, onde se inteirou da situação dos incêndios a nível nacional, admitindo depois que a situação “não está fácil”, porque tem havido muitos focos de incêndio, alguns de grande dimensão.

Segundo acrescentou a ministra, as previsões meteorológicas para os próximos três dias “não são animadoras“, com ventos de leste e secura extrema.

Constança Urbano de Sousa admitiu que muitos dos actuais incêndios serão debelados na noite deste sábado, mas frisou que por uma “questão de prudência”, e considerando as previsões meteorológicas, foi feito o pedido de “módulos aéreos e terrestres”.

O Mecanismo Europeu de Protecção Civil é um mecanismo comunitário para facilitar a cooperação no quadro de intervenções de socorro da Protecção Civil, como uma “pool” de meios que os Estados disponibilizam para situações de protecção civil.

O mecanismo foi accionado durante o incêndio de Junho em Pedrógão Grande e recentemente também foi accionado por países como a França ou a Itália, lembrou a ministra, acrescentando que também Portugal tem apoiado outros países através do mecanismo.

Foi esse o caso, por exemplo, dos sismos em Itália e na Turquia, esta que não faz parte da União Europeia, mas está incluída no mecanismo.

Constança Urbano de Sousa espera respostas a partir deste domingo e acredita que vão chegar meios aéreos e terrestres, nomeadamente de Espanha, “que sempre tem prestado uma enorme ajuda” e tem colaborado na luta contra os incêndios com meios aéreos ao abrigo de um acordo bilateral.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rulotes vão ser proibidas de vender álcool em zonas do Porto, Lisboa e Albufeira

O Governo anunciou, esta sexta-feira, que está a articular com as câmaras de Lisboa e Albufeira a proibição de vendas alcoólicas por rulotes "nas zonas de diversão noturna identificadas como problemáticas pelas forças de segurança". A …

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …