Portugal abaixo das linhas vermelhas. Vacinação já está a surtir efeito

Rammn de la Rocha / EPA

Portugal tem 43 concelhos com incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais 14 em relação ao boletim anterior. Norte é a única região com Rt (risco de transmissibilidade) superior a 1.

Em risco muito elevado de contágio estão os municípios de Vila Franca do Campo (1357), nos Açores, e Odemira (991), que registam incidências acumuladas superiores a 960 casos por 100 mil habitantes.

Dos 43 concelhos com incidência superior a 120 casos, quatro registam um acumulado, nos últimos 14 dias, de mais de 480 casos por cada 100 mil habitantes: Aljezur (501), Machico (546), Resende (572) e Nordeste (576).

Sete concelhos têm valores acima dos 240 casos por 100 mil habitantes: Lagoa (319), Portimão (306), Porto Moniz (299), Ribeira Grande (317), Cabeceiras de Basto (326), Cinfães (247) e Penela (278).

14 concelhos passaram para incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes, relativamente ao boletim anterior. São eles: Alijó, Alpiarça, Arganil, Baião, Cabeceiras de Basto, Castelo de Paiva, Cinfães, Coruche, Fafe, Funchal, Marco de Canaveses, Melgaço, Paços de Ferreira, Penafiel, Peso da Régua, Sever do Vouga, Tabuaço, Vila Pouca de, Aguiar e Vila Real de Santo António.

Por outro lado, Alandroal, Miranda do Corvo, Olhão, Penalva do Castelo e Vila Franca de Xira apresentaram uma redução de casos e abandonaram esta lista.

Esta sexta-feira, o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) indica que todas as regiões apresentam um índice médio de transmissibilidade (Rt) abaixo de 1, com exceção do Norte, que está acima deste valor nos últimos 22 dias.

“A região Norte apresenta valores de Rt superiores a 1 nos últimos 22 dias, com uma média de 209 novas infeções por dia”, refere ainda o INSA, que avança que, neste período, o índice de transmissibilidade variou entre o 1,00 e o 1,18.

A nível nacional, a incidência acumulada a 14 dias foi de 74 novos casos por 100 mil habitantes e o Rt é de 0,98, “sugerindo uma tendência estável ou decrescente”.

Estes indicadores – o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de Covid-19 – são os dois critérios definidos pelo Governo para a avaliação que está a ser feita do processo de desconfinamento.

Segundo o mesmo relatório do INSA, citado pelo jornal online Observador, outro dos critérios, o número de doentes infetados nas unidades de cuidados intensivos (UCI), também está abaixo das linhas vermelhas.

O número de internamentos nas UCI está com “uma tendência ligeiramente decrescente a estável”, com 104 doentes no passado dia 21 de abril, data a que se reporta o relatório.

Vacinação já está a dar resultados

Em declarações ao mesmo jornal digital, o bioestatístico Milton Severo, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, considera que os dados mais recentes já revelam o impacto que a vacinação está a ter na situação epidemiológica do país.

O especialista destaca que este efeito é especialmente evidente em dois grupos: os profissionais de saúde e os idosos com 80 anos ou mais.

No caso do Hospital São João, por exemplo, com o início do plano de vacinação, a incidência entre os profissionais de saúde ficou sempre abaixo da generalidade da população.

O mesmo fenómeno também ocorreu no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental. Carlos Penha Gonçalves, que lidera um estudo do Instituto Gulbenkian, confirma que houve uma grande descida dos casos entre estas pessoas.

Segundo o mesmo jornal, os idosos com 80 anos ou mais, que foram vacinados logo a seguir, também mostram uma evolução positiva. A incidência nesta faixa etária, que antes era a terceira mais alta, passou a ser a mais baixa de todas.

Esta sexta-feira, começou a funcionar o Portal do Auto-agendamento para Vacinação. A partir de agora, as pessoas com mais de 65 anos já podem escolher a data e o local para serem vacinados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem se perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …