Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Guillaume Horcajuelo / EPA

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 mortes e 298.061 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando agora ativos 80.614 casos, menos 224 do que no domingo.

O documento esta segunda-feira publicado dá também conta de mais 3408 recuperados, elevando o número total de recuperações para 212.942.

No que respeita aos novos casos nas últimas 24 horas, esta segunda-feira apresenta um número número de novas infeções mais baixo em quase um mês.

A região norte continua a ser o o território que concentra mais novos casos a nível nacional: 1795, ou seja, 55% do total nacional. Segue-se depois Lisboa e Vale do Tejo (839), o Centro (407), o Algarve (34), os Açores (32)  e a Madeira (0,2%).

Apenas uma região subiu em novos casos face a domingo, frisa o semanário Expresso. O Alentejo, que passou de 84 para 148 (4,5% do total nacional).

Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internadas 3.342 pessoas (mais 97 do que no domingo), das quais 525 em cuidados intensivos (menos 11 nas últimas 24 horas).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os números até podem ser verdadeiros*, mas eu “gritarei” se algum de vocês afirmar que a segunda vaga está a desaparecer – a ir embora, à velocidade da luz.
    Para mim, esta diminuição súbita de casos parece suspeita, porque o senhor Ministro das Parvoíces quer tudo aberto no Natal, para voltar a enfiar as pessoas nas suas respetivas casas – em janeiro -, já com o seu precioso cofre bem cheio. Mais tarde, nas conferências, aparece com um sorriso amarelo, com um blazzer azul-escuro e com calças cinzentas, a dizer que já está tudo bem, e que um milagre tem abençoado os portugueses – o milagre que será desfeito quando se descobrir a VERDADEIRA REALIDADE.

    **Esta informação pode ser duvidosa. O Governo e o Presidente Marreco estão de mãos dadas! Se for preciso pegar na calculadora, a (Des)Graça Freitas chama-os e, juntos, como três crianças de oito anos, arranjam os números, obedecendo a regras matemáticas bem explícitas:
    – Ora bem, temos sete mil casos, numa terça e numa quarta-feiras, mas é melhor tirarmos mil e trinta e seis (de terça-feira), 1782 (de quarta-feira), para, mais tarde, anunciarmos oito mil casos, sendo que 2818 compreendem/designam atrasos na contagem.

    É isto que tem sido feito. Estamos perto do Natal, então, faz sentido baixar um bocadinho os números, para que os ingénuos portugueses possam andar por aí, felizes e contentes. Obrigado, Costa, por seres um vigarista e um miserável. Obrigado, Marcelo Roto, por falares durante um minuto, sobre coisas que já tinhas referido há séculos. E obrigado, Desgraça Freitas, por teres uma calculadora bastante fiável, e por (não) forneceres os dados corretos a toda a população portuguesa.

RESPONDER

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …