Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Guillaume Horcajuelo / EPA

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 mortes e 298.061 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando agora ativos 80.614 casos, menos 224 do que no domingo.

O documento esta segunda-feira publicado dá também conta de mais 3408 recuperados, elevando o número total de recuperações para 212.942.

No que respeita aos novos casos nas últimas 24 horas, esta segunda-feira apresenta um número número de novas infeções mais baixo em quase um mês.

A região norte continua a ser o o território que concentra mais novos casos a nível nacional: 1795, ou seja, 55% do total nacional. Segue-se depois Lisboa e Vale do Tejo (839), o Centro (407), o Algarve (34), os Açores (32)  e a Madeira (0,2%).

Apenas uma região subiu em novos casos face a domingo, frisa o semanário Expresso. O Alentejo, que passou de 84 para 148 (4,5% do total nacional).

Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internadas 3.342 pessoas (mais 97 do que no domingo), das quais 525 em cuidados intensivos (menos 11 nas últimas 24 horas).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os números até podem ser verdadeiros*, mas eu “gritarei” se algum de vocês afirmar que a segunda vaga está a desaparecer – a ir embora, à velocidade da luz.
    Para mim, esta diminuição súbita de casos parece suspeita, porque o senhor Ministro das Parvoíces quer tudo aberto no Natal, para voltar a enfiar as pessoas nas suas respetivas casas – em janeiro -, já com o seu precioso cofre bem cheio. Mais tarde, nas conferências, aparece com um sorriso amarelo, com um blazzer azul-escuro e com calças cinzentas, a dizer que já está tudo bem, e que um milagre tem abençoado os portugueses – o milagre que será desfeito quando se descobrir a VERDADEIRA REALIDADE.

    **Esta informação pode ser duvidosa. O Governo e o Presidente Marreco estão de mãos dadas! Se for preciso pegar na calculadora, a (Des)Graça Freitas chama-os e, juntos, como três crianças de oito anos, arranjam os números, obedecendo a regras matemáticas bem explícitas:
    – Ora bem, temos sete mil casos, numa terça e numa quarta-feiras, mas é melhor tirarmos mil e trinta e seis (de terça-feira), 1782 (de quarta-feira), para, mais tarde, anunciarmos oito mil casos, sendo que 2818 compreendem/designam atrasos na contagem.

    É isto que tem sido feito. Estamos perto do Natal, então, faz sentido baixar um bocadinho os números, para que os ingénuos portugueses possam andar por aí, felizes e contentes. Obrigado, Costa, por seres um vigarista e um miserável. Obrigado, Marcelo Roto, por falares durante um minuto, sobre coisas que já tinhas referido há séculos. E obrigado, Desgraça Freitas, por teres uma calculadora bastante fiável, e por (não) forneceres os dados corretos a toda a população portuguesa.

RESPONDER

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …