Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Guillaume Horcajuelo / EPA

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 mortes e 298.061 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando agora ativos 80.614 casos, menos 224 do que no domingo.

O documento esta segunda-feira publicado dá também conta de mais 3408 recuperados, elevando o número total de recuperações para 212.942.

No que respeita aos novos casos nas últimas 24 horas, esta segunda-feira apresenta um número número de novas infeções mais baixo em quase um mês.

A região norte continua a ser o o território que concentra mais novos casos a nível nacional: 1795, ou seja, 55% do total nacional. Segue-se depois Lisboa e Vale do Tejo (839), o Centro (407), o Algarve (34), os Açores (32)  e a Madeira (0,2%).

Apenas uma região subiu em novos casos face a domingo, frisa o semanário Expresso. O Alentejo, que passou de 84 para 148 (4,5% do total nacional).

Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internadas 3.342 pessoas (mais 97 do que no domingo), das quais 525 em cuidados intensivos (menos 11 nas últimas 24 horas).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os números até podem ser verdadeiros*, mas eu “gritarei” se algum de vocês afirmar que a segunda vaga está a desaparecer – a ir embora, à velocidade da luz.
    Para mim, esta diminuição súbita de casos parece suspeita, porque o senhor Ministro das Parvoíces quer tudo aberto no Natal, para voltar a enfiar as pessoas nas suas respetivas casas – em janeiro -, já com o seu precioso cofre bem cheio. Mais tarde, nas conferências, aparece com um sorriso amarelo, com um blazzer azul-escuro e com calças cinzentas, a dizer que já está tudo bem, e que um milagre tem abençoado os portugueses – o milagre que será desfeito quando se descobrir a VERDADEIRA REALIDADE.

    **Esta informação pode ser duvidosa. O Governo e o Presidente Marreco estão de mãos dadas! Se for preciso pegar na calculadora, a (Des)Graça Freitas chama-os e, juntos, como três crianças de oito anos, arranjam os números, obedecendo a regras matemáticas bem explícitas:
    – Ora bem, temos sete mil casos, numa terça e numa quarta-feiras, mas é melhor tirarmos mil e trinta e seis (de terça-feira), 1782 (de quarta-feira), para, mais tarde, anunciarmos oito mil casos, sendo que 2818 compreendem/designam atrasos na contagem.

    É isto que tem sido feito. Estamos perto do Natal, então, faz sentido baixar um bocadinho os números, para que os ingénuos portugueses possam andar por aí, felizes e contentes. Obrigado, Costa, por seres um vigarista e um miserável. Obrigado, Marcelo Roto, por falares durante um minuto, sobre coisas que já tinhas referido há séculos. E obrigado, Desgraça Freitas, por teres uma calculadora bastante fiável, e por (não) forneceres os dados corretos a toda a população portuguesa.

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …