Portugal é o quarto país da União Europeia onde se compram mais veículos elétricos

O relatório da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente revela que Portugal é o quarto país da União Europeia onde se compram mais carros elétricos. A Associação Zero, parceira do estudo, defende um reforço das verbas do Fundo Ambiental.

De acordo com um relatório da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), citado pelo Público, Portugal tem o melhor desempenho da União Europeia (UE), a par com a Holanda, na redução das emissões de dióxido de carbono.

Se apenas forem tidos em conta os veículos novos comprados no país, as emissões portuguesas são as mais baixas da toda o bloco comunitário (106 gramas de dióxido de carbono por quilómetro, o mesmo valor que na Holanda).

O mesmo relatório revela que Portugal é o quarto país da UE onde se compram mais carros elétricos, indicador que vai ao encontro dos dados recentes da Associação do Comércio Automóvel de Portugal. Nos primeiros sete meses de 2019, foram colocados no mercado 4341 carros elétricos, o dobro face ao mesmo período do ano passado.

Pelo contrário, o nosso país continua a ser um dos que têm uma percentagem mais elevada de veículos a gasóleo (acima dos 50%), a par com Itália e Irlanda, escreve o jornal.

O T&E considera ainda que as “políticas tributárias nacionais têm uma influência significativa nos carros que são vendidos” e que “os governos podem fazer muito mais para incentivar os compradores a escolher modelos mais eficientes e elétricos”.

A Associação Zero, que é parceira deste estudo, lembra que os incentivos para a compra de veículos ligeiros através do Fundo Ambiental estão esgotados a quatro meses do final do ano. Por isso, entende que “deveria haver um ajustamento para suportar todas as candidaturas válidas que sejam apresentadas ainda este ano”.

A associação recorda que o Governo português anunciou o fim da venda de veículos de combustão interna a partir de 2040, mas defende que “é possível antecipar esta data através da eletrificação das frotas públicas (incluindo transportes públicos), carros de empresa e táxis, e da revisão dos incentivos e benefícios fiscais para compensar a compra de veículos de emissões zero e penalizar os veículos mais poluentes, além de facilitar a instalação de postos de carregamento em casa e no trabalho”.

A dotação global do Fundo Ambiental para 2019 para incentivos à aquisição de veículos de baixas emissões é de três milhões de euros. Só os veículos com um preço máximo de compra de 62.500 euros são elegíveis para estes apoios.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Somos o quarto melhor consumidor de veículos eléctricos. Óptimo. Mas somos dos últimos em quase todos os outros parâmetros. Derrotistas. Andamos a implementar os postos de carregamento e a Europa e outros já andam no hidrogénio à 15 anos. É só miopia.

    • Claramente, estás a falar por ti!…
      Nem escrever sabes, quanto mais…
      “e a Europa e outros já andam no hidrogénio à 15 anos”
      “à”?!
      Hidrogénio?
      Onde é essa Europa?
      No teu caso, além de miopia, nota-se a ignorância e estupidez pura!…

RESPONDER

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …