Mais de dois terços dos apoios públicos aos carros elétricos foram para empresas

Das 988 candidaturas às verbas do Fundo Ambiental para incentivo pela introdução no consumo de veículos de baixas emissões já validadas, 684 são de pessoas coletivas.

Segundo avança o jornal Público esta sexta-feira, as empresas são as principais interessadas nos apoios públicos à compra de carros elétricos. A informação foi avançada pelo jornal tendo por base dados do Ministério do Ambiente e da Transição Energética
(MATE).

Assim, segundo a análise, mais de dois terços das quase mil candidaturas já aprovadas, 69% são relativas a pessoas coletivas. As restantes dizem respeito a particulares, que recebem um apoio maior. O diário adianta ainda que a norte-americana Tesla está na liderança na primeira metade do ano, ultrapassando a Nissan e a Renault.

O Estado está a subsidiar com 3.000 euros os particulares e com um máximo de 2.250 euros as empresas, apoios esses que só valem para a compra de carros que custam um máximo de 62.500 euros, o que já leva à exclusão de vários modelos da marca norte-americana, entre os quais o Model S. Mas o Model 3.

Este facto terá ajudado a que a Tesla tenha conquistado a liderança dos carros elétricos em Portugal. Nos primeiros sete meses do ano, de acordo com os dados da associação do setor automóvel, a ACAP, e citados pelo Observador, a empresa vendeu 1.255 veículos (o que corresponde a 29% do total), contra os 1.127 da Nissan e os 627 da Renault.

Na Tesla, entre janeiro e julho foram vendidos 941 Model 3, 182 do Model S e 132 do Model X.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.