Portugal vai receber 295 mil doses da vacina da Janssen este fim de semana. A informação foi revelada esta sexta-feira pelo líder da task force que coordena o plano de vacinação contra a Covid-19, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
A chegada destas vacinas dá-se depois de uma semana em que o Infarmed teve de suspender um lote de vacinas da Janssen, depois de vários casos de desmaios em Mafra.
Questionado pelos jornalistas sobre quantas vacinas da Janssen estavam por administrar, o militar referiu que esta semana o país tinha “cerca de 150 mil vacinas [da Janssen] para serem inoculadas” – e, quando se deu a suspensão, “cerca de 60 mil já [tinham sido] inoculadas”, frisou à RTP.
Esta remessa vai, então, ser afeta à modalidade “Casa Aberta”, numa altura em que o país está a empenhar todos os esforços no reforço da vacinação. As vacinas vão permitir “recuperar” o ritmo de vacinação no país.
A modalidade “Casa Aberta” para pessoas com mais de 40 anos foi retomada durante a tarde desta sexta-feira.
Como só está a ser utilizada a vacina da Janssen, as mulheres até aos 50 anos não poderão ser vacinadas nesta modalidade, pois não estão autorizadas a tomar esta vacina.