Portugal 2-0 R. Checa | João Cancelou checos e liderou a Bernarda

António Cotrim / Lusa

Líder isolado. Portugal surgiu nesta fase de grupos da Liga das Nações 2022/23 em excelente forma e conseguiu o segundo triunfo em três partidas, chegando aos sete pontos e à liderança isolada do grupo A2.

A República Checa, que travou Espanha com um empate 2-2 na segunda jornada, não teve arte para travar a formação lusa, que ganhou por 2-0, golos apontados numa primeira parte de qualidade, por João Cancelo e Gonçalo Guedes.

No próximo domingo há segundo jogo com a Suíça, que soma zero pontos nesta altura.

Belíssima primeira parte de Portugal, a sentir inicialmente algumas dificuldades para sair em transição, perante o atrevimento dos checos, mas depois a conseguir encontrar os espaços para empurrar o seu adversário, quando a turma das “quinas” começou a explorar convenientemente as faixas laterais.

Neste particular, João Cancelo esteve muito bem, combinando na perfeição com o seu colega no Manchester City, Bernardo Silva.

Aos 33 minutos o 1-0, num remate fulminante do lateral com ângulo apertado, a passe do médio, e aos 38, Bernardo assistiu pela segunda vez, desta feita um magnífico passe para o tento de Gonçalo Guedes.

Portugal jogava rápido, solto, sem posições fixas na frente e os checos estavam algo atarantados.

Ao intervalo o melhor em campo era Bernardo Silva, pois claro. O criativo registava duas assistências, quatro passes para finalização, um passe de ruptura, sete ofensivos valiosos, três super aproximativos e um GoalPoint Rating de 7.2.

Os checos decidiram gerir danos no segundo tempo.

Em vez de atacarem de forma a tentarem anular a desvantagem, trataram de recuar um pouco, dar mais iniciativa a Portugal e, ao mesmo tempo, tapar os caminhos para a sua baliza.

Assim, as ocasiões de golo foram bem menos frequentes, os remates menos recorrentes e a ideia que o jogo deixava era que, a haver golos, não seriam muitos, e seria Portugal a conseguir abanar as redes, apesar de uma ou outra investida perigosa dos checos já na recta final da partida.

Só que o marcador não sofreu mais alterações.

Com este triunfo, Portugal passou a somar sete pontos no grupo A2 da Liga das Nações, equivalente ao primeiro lugar isolado, com mais dois pontos que a Espanha, que ganhou 1-0 na Suíça.

Vem aí a segunda dose de suíços, no próximo domingo.

Melhor em Campo

João Cancelo está imparável. Em três jogos nesta fase de grupos, três acções para golo, com uma assistência e dois tentos na sua conta pessoal.

Frente à República Checa, o lateral do City foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.5, pelo tento que marcou e abriu o activo, mas também pelo registo de 82 passes certos em 90 (91%), o máximo de acções com bola (115), três dribles eficazes em seis e quatro intercepções, máximo da partida.

Era difícil pedir mais, embora tenha disputado o MVP com Bernardo Silva durante todo o jogo.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.