Porto vai ter “residências artísticas” na Sé e Campanhã

RuiMoreira2013 / Facebook

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto

O presidente da Câmara do Porto disse esta quinta-feira haver projetos de “residências artísticas” para as zonas da Sé e de Campanhã e salientou também que a cidade dever apostar numa “estratégia integrada” entre o turismo e a cultura.

Rui Moreira disse que a residência prevista para a Sé está mais “avançada” do que a outra, mas recusou-se a dar mais informações sobre os dois projetos.

O autarca falava após a sessão em que foi feito o balanço do primeiro ano do Projeto 1.ª Avenida, que foi lançado em abril de 2013 e tem o seu quartel-general no edifício da seguradora Axa situado na avenida dos Aliados.

O projeto obteve nota positiva num estudo de avaliação do impacto realizado sob a égide da Porto Business School e hoje apresentado por Carlos Melo Brito.

O estudo concluiu que “o público avalia positivamente o Projeto 1.ª Avenida em termos de impacto na Baixa do Porto, em especial ao nível da atratividade e notoriedade”, referindo que para ta contribuíram “novos talentos, número de eventos culturais e a visibilidade das indústrias criativas.

Mas há também “aspetos onde o otimismo é mais moderado” e esses são a “a limpeza e as compras”, que não beneficiaram muito com o 1.ª Avenida.

O público frequentador dos eventos que ali têm lugar “foi, em geral, jovem, com formação superior e residente no Porto”, apurou ainda o estudo.

Um documento com o balanço do projeto indica que “mais de 250 mil pessoas contactaram diretamente comas iniciativas desenvolvidas no âmbito do 1.ª Avenida”.

“A música e as exposições foram os eventos mais frequentados” por um público, que não podendo ser considerado fiel, dada a “dimensão temporal limitada do projeto”, manifestou “comportamentos que indiciam fidelização crescente”.

Segundo Carlos Melo Brito, “o público gostou e repetiu” a experiência que ali teve e o projeto, por outro lado, contribui para que os Aliados funcionem como um “interface” entre a zona oriental, degradada e desvitalizada, e a ocidental.

O projeto constatou também que o 1.ª Avenida tem a sua imagem associada a ideias como “inovação, dinâmica e criatividade”, lado a lado com “cultura, arte e música”.

Rui Moreira conclui, por sua vez, que “valeu a pena” apostar neste projeto, que só foi possível porque houve “uma enorme adesão” da cidade e, nomeadamente, da maioria dos seus principais agentes culturais.

“Temos de mostrar isto também àqueles que nos visitam”, defendeu o autarca, salientando que o turismo deve tirar partido da oferta cultural que o Porto possui e que, em sua opinião, é um “aspeto diferenciador” face a cidades com uma dimensão similar.

Rui Moreira referiu, a propósito, que há dois novos hotéis a caminho do Aliados e disse ter a “firme convicção de que o futuro passa por investir numa “estratégia integrada” entre o turismo e a cultura, para que os turistas não se fiquem pela clássica visita à Ribeira.

O Projeto 1.ª Avenida ocupa os sete pisos e 50 salas do Edifício Axa e até hoje acolheu 270 eventos de várias disciplinas culturais, como a música, a escultura, o teatro, a dança, a fotografia, o design, o novo circo e o cinema.

A companhia Balleteatro, que ocupa um dos pisos, é um dos seus parceiros residentes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …