Porto é a cidade com mais trânsito da Península Ibérica

Em 2020, o nível de congestionamento no Porto superou o de Lisboa, que no ano anterior ocupou o primeiro lugar.

Durante o ano passado, os condutores que circulam na cidade do Porto passaram, em média, 29 minutos por dia parados nas filas de trânsito, sendo este tempo dividido pela hora de ponta da manhã (cerca de 13 minutos) e pela hora de ponta da tarde (cerca de 16 minutos).

Com um nível de congestionamento médio de 24%, a Invicta tornou-se assim a cidade com mais trânsito da Península Ibérica, destronando Lisboa que, durante quatro anos, ocupou o primeiro lugar da tabela, diz o JN.

O estudo realizado pela TomTom analisou o trânsito em 416 cidades de 57 países ao longo do ano passado. Na capital portuguesa, o nível de congestionamento foi de 23% e o tempo extra despendido no carro foi de 28 minutos: 13 na hora de ponta de manhã e de 15 na parte da tarde.

Contudo, nenhuma das cidades escapou à redução drástica dos níveis de trânsito durante o ano em que a pandemia limitou drasticamente a circulação da população.

Lisboa sofreu a maior quebra em relação a 2019 (30%), logo seguida pelo Porto (23%). Ainda assim, ocupam, respetivamente, a 139.ª e a 128.ª posições no ranking mundial, acima de grandes cidades como Shangai (152º), Barcelona (164º), Toronto (168º), São Francisco (169º) ou Madrid (316º).

Em Braga, Coimbra e Funchal, os outros municípios portugueses analisados pelo estudo, também se registou uma diminuição dos níveis de trânsito, sendo que a capital do arquipélago da Madeira continua a ser menos congestionada.

 

Em Lisboa “o trânsito foi pouco intenso durante a grande maioria do ano. Janeiro e fevereiro foram os meses mais difíceis para os condutores, mas com o início do confinamento, a circulação começou a cair, sublinha o estudo.

Até junho, o nível de congestionamento não foi superior a 13%. No entanto, a partir de setembro começou a aumentar, à medida que as medidas de restrição foram sendo aliviadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria alarga confinamento. Austrália deverá manter fronteiras fechadas em 2021

A Áustria vai alargar o atual confinamento comercial e social para conter a pandemia de covid-19. Já a Austrália deverá manter as fronteiras fechadas durante a maior parte do ano. A Áustria vai alargar o atual …

Herdeiro do império Samsung condenado a dois anos e meio de prisão

Um tribunal em Seul condenou o herdeiro do império Samsung a dois anos e meio de prisão no novo julgamento pela participação no esquema de corrupção da ex-Presidente sul-coreana. O Tribunal Superior de Seul decidiu impor …

Portugal regista 6.702 casos e 167 mortes, novo máximo de óbitos

Portugal contabilizou esta segunda-feira 167 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas relacionados com a covid-19, e 6.702 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico …

Com críticas a Marcelo e provocações a Ventura, Mayan foi correr por "um Portugal mais liberal"

O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves, acompanhado pelo presidente da Iniciativa Liberal (IL), fez este domingo uma corrida, em Lisboa, que considerou ser mais um treino para Belém e para um “Portugal mais liberal”. O ponto …

João Ferreira começou o dia a falar de habitação. E acabou a distribuir exemplares da Constituição aos mais jovens

O candidato presidencial apoiado pelo PCP defendeu, este domingo, que o Presidente da República deve usar de todos os seus poderes para tentar que seja criada uma nova lei da habitação, tema que considera ser "um …

Louçã rouba o protagonismo a Marisa Matias e tenta "desviar" votos socialistas

Marisa Matias acusou as autoridades e os poderes públicos em Portugal de terem falhado na preparação da nova vaga da pandemia. No entanto, foi Francisco Louçã quem roubou o protagonismo. O oitavo dia de campanha de …

Despachos do Governo regularizaram provisoriamente mais de 356 mil imigrantes

Mais de 356 mil imigrantes com processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ficaram regularizados de forma provisória em 2020, ao abrigo de dois despachos publicados na sequência do estado de calamidade devido …

Ex-diretor do FBI compara Donald Trump a "chefe da máfia"

James Comey, antigo diretor do FBI, disse que os Estados Unidos enfrentam "dias perigosos" perante a saída do atual Presidente, Donald Trump. O ex-diretor do FBI James Comey disse, este domingo, que os Estados Unidos enfrentam …

UE pede libertação imediata de Navalny. Opositor impedido de contactar defesa

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou no domingo "inaceitável" a detenção do opositor Alexei Navalny pelos serviços prisionais russos (FSIN) à sua chegada a Moscovo, apelando às autoridades daquele país para o libertarem …

Há três portugueses na corrida ao prémio de Melhor Autarca do Mundo

Os presidentes das Câmaras de Lisboa, de Cascais e de Braga integram a lista de 81 nomeados ao prémio de Melhor Autarca do Mundo. Fernando Medina, Carlos Carreiras e Ricardo Rio correm contra os autarcas …