Porto lidera Top 10 das escolas com melhor média, mas 7 são de Lisboa

Marcos Santos / USP Imagens

-

Os alunos do ensino secundário do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, colocaram esta escola em 1.º lugar no ranking elaborado pela agência Lusa, tendo obtido uma média de 14,45 valores nos exames nacionais realizados.

A partir de dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência, a Lusa elaborou uma lista tendo em conta apenas as escolas de Ensino Secundário com mais de 100 exames nacionais realizados.

Num universo de 496 escolas com mais de 100 provas realizadas, 301 conseguiram uma nota média acima dos 10 valores nos exames nacionais, o limiar da classificação positiva atingido ou ultrapassado por quase dois terços das escolas.

Mas se tivermos em conta o total de escolas onde se realizou exames nacionais, independentemente do número de provas feitas, 367 das 628 conseguiram uma média positiva, ou seja, apenas pouco mais de metade.

No ranking que tem em conta as escolas onde se realizaram pelo menos 100 exames, os primeiros 23 lugares são ocupados por escolas particulares e cooperativas, encabeçadas pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, que com 478 provas obteve a média mais alta: 14,45 valores.

A melhor escola pública na lista, a Escola Secundária de Raúl Proença, nas Caldas da Rainha, aparece em 24.º lugar, com 636 exames realizados e uma média 12,69 valores.

Depois do Colégio Nossa Senhora do Rosário, completam a lista das cinco melhores classificadas a Escola Salesianos do Estoril, em Cascais (2.º lugar, com uma média de 14,35 valores em 393 exames realizados), o Colégio Moderno, em Lisboa (3.º lugar, com 14,28 valores em 335 exames), o Colégio Valsassina, em Lisboa (4.º lugar com 14,26 valores em 185 exames) e o Colégio Manuel Bernardes, em Lisboa (5.º lugar, com 14,19 valores em 181 exames).

Do lado das escolas que obtiveram as médias mais baixas, a que apresentou a pior classificação média nos exames e que ocupa por isso o último lugar na lista (496.º) foi a Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste, uma escola do ensino particular e cooperativo, que registou em 154 provas realizadas, uma média negativa de 6,26 valores.

Seguem-se, entre as cinco escolas com as médias mais baixas, quatro escolas públicas, respetivamente: a Escola Secundária de Resende, em Viseu (495.º lugar com uma média de 7,34 valores em 108 exames realizados), a Escola Secundária António Nobre, no Porto (494.º com 7,44 valores em 231 exames), a Escola Básica e Secundária de Lajes do Pico (493.º lugar com 7,61 valores em 114 exames), e a Escola Secundária da Baixa da Banheira, em Setúbal (492.º lugar com 7,71 valores em 107 exames realizados).

As 10 escolas com melhor classificação nos exames

1. Colégio Nossa Senhora do Rosário – Porto
2. Salesianos do Estoril – Lisboa
3. Colégio Moderno – Lisboa
4. Colégio Valsassina – Lisboa
5. Colégio Manuel Bernardes – Lisboa
6. Colégio St. Peter’s School – Setúbal
7. Colégio Oficinas de São José – Lisboa
8. Colégio Casa Mãe – Porto
9. Externato Marista de Lisboa – Lisboa
10. Colégio de Santa Doroteia – Lisboa

As 10 escolas com pior classificação nos exames

487. Escola Básica e Secundária de Canelas – Porto
488. Escola Secundária D. Afonso Sanches – Porto
489. Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco – Região Autónoma da Madeira
490. Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral – R.A. Madeira
491. Escola Básica e Secundária da Graciosa – Região Autónoma dos Açores
492. Escola Secundária da Baixa da Banheira – Setúbal
492. Escola Básica e Secundária de Lajes do Pico – Região Autónoma dos Açores
494. Escola Secundária António Nobre – Porto
495. Escola Secundária de Resende – Viseu
496. Escola Portuguesa de Díli – Timor-Leste

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …