Porto lidera Top 10 das escolas com melhor média, mas 7 são de Lisboa

Marcos Santos / USP Imagens

-

Os alunos do ensino secundário do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, colocaram esta escola em 1.º lugar no ranking elaborado pela agência Lusa, tendo obtido uma média de 14,45 valores nos exames nacionais realizados.

A partir de dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência, a Lusa elaborou uma lista tendo em conta apenas as escolas de Ensino Secundário com mais de 100 exames nacionais realizados.

Num universo de 496 escolas com mais de 100 provas realizadas, 301 conseguiram uma nota média acima dos 10 valores nos exames nacionais, o limiar da classificação positiva atingido ou ultrapassado por quase dois terços das escolas.

Mas se tivermos em conta o total de escolas onde se realizou exames nacionais, independentemente do número de provas feitas, 367 das 628 conseguiram uma média positiva, ou seja, apenas pouco mais de metade.

No ranking que tem em conta as escolas onde se realizaram pelo menos 100 exames, os primeiros 23 lugares são ocupados por escolas particulares e cooperativas, encabeçadas pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, que com 478 provas obteve a média mais alta: 14,45 valores.

A melhor escola pública na lista, a Escola Secundária de Raúl Proença, nas Caldas da Rainha, aparece em 24.º lugar, com 636 exames realizados e uma média 12,69 valores.

Depois do Colégio Nossa Senhora do Rosário, completam a lista das cinco melhores classificadas a Escola Salesianos do Estoril, em Cascais (2.º lugar, com uma média de 14,35 valores em 393 exames realizados), o Colégio Moderno, em Lisboa (3.º lugar, com 14,28 valores em 335 exames), o Colégio Valsassina, em Lisboa (4.º lugar com 14,26 valores em 185 exames) e o Colégio Manuel Bernardes, em Lisboa (5.º lugar, com 14,19 valores em 181 exames).

Do lado das escolas que obtiveram as médias mais baixas, a que apresentou a pior classificação média nos exames e que ocupa por isso o último lugar na lista (496.º) foi a Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste, uma escola do ensino particular e cooperativo, que registou em 154 provas realizadas, uma média negativa de 6,26 valores.

Seguem-se, entre as cinco escolas com as médias mais baixas, quatro escolas públicas, respetivamente: a Escola Secundária de Resende, em Viseu (495.º lugar com uma média de 7,34 valores em 108 exames realizados), a Escola Secundária António Nobre, no Porto (494.º com 7,44 valores em 231 exames), a Escola Básica e Secundária de Lajes do Pico (493.º lugar com 7,61 valores em 114 exames), e a Escola Secundária da Baixa da Banheira, em Setúbal (492.º lugar com 7,71 valores em 107 exames realizados).

As 10 escolas com melhor classificação nos exames

1. Colégio Nossa Senhora do Rosário – Porto
2. Salesianos do Estoril – Lisboa
3. Colégio Moderno – Lisboa
4. Colégio Valsassina – Lisboa
5. Colégio Manuel Bernardes – Lisboa
6. Colégio St. Peter’s School – Setúbal
7. Colégio Oficinas de São José – Lisboa
8. Colégio Casa Mãe – Porto
9. Externato Marista de Lisboa – Lisboa
10. Colégio de Santa Doroteia – Lisboa

As 10 escolas com pior classificação nos exames

487. Escola Básica e Secundária de Canelas – Porto
488. Escola Secundária D. Afonso Sanches – Porto
489. Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco – Região Autónoma da Madeira
490. Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral – R.A. Madeira
491. Escola Básica e Secundária da Graciosa – Região Autónoma dos Açores
492. Escola Secundária da Baixa da Banheira – Setúbal
492. Escola Básica e Secundária de Lajes do Pico – Região Autónoma dos Açores
494. Escola Secundária António Nobre – Porto
495. Escola Secundária de Resende – Viseu
496. Escola Portuguesa de Díli – Timor-Leste

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …

Alex Ferguson acusado de receber relógio após viciar jogo da Juventus

Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United durante quase três décadas entre 1986 e 2013 que venceu um total de 38 títulos pelo clube depois de se ter destacado nos escoceses do Aberdeen, foi acusado …

UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e António Sampaio da Nóvoa aponta o “momento muito importante” para …