Porto Editora compra Livros do Brasil

Giandomenico Ricci / Flickr

-

A publicação de obras de Patrick Mondiano, Nobel da Literatura 2014, a recuperação do catálogo da Livros do Brasil e a reedição da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen marcam o primeiro semestre, da Porto Editora.

O grupo editorial Porto Editora adquiriu a editora Livros do Brasil, por cerca de 500 mil euros, e relançará o catálogo daquela chancela portuguesa a partir deste ano, disse à Lusa fonte da empresa.

A Porto Editora avançou com a aquisição “da prestigiada chancela”, depois de “um ano de colaboração e parceria para as áreas de edição e de distribuição”, que incluiu ainda a reimpressão de algumas obras da editora, sustentou.

Com o acordo de compra, a Porto Editora pretende “relançar e dinamizar” a Livros do Brasil e um catálogo que incluiu, desde a sua fundação, em 1944, autores como Albert Camus, Ernest Hemingway, John Steinbeck, Pearl S. Buck, Aldous Huxley, André Malreaux, James Joyce e Eça de Queirós.

O catálogo da Livros do Brasil, célebre também pelas emblemáticas coleções Argonauta (ficção científica) e Vampiro (policial), ficará a cargo do editor Manuel Alberto Valente.

O grupo editorial revelou esta quinta-feira o plano editorial para o primeiro semestre de 2015, destacando, além do relançamento da Livros do Brasil, a publicação de novas obras do escritor francês Patrick Mondiano, Nobel da Literatura em 2014.

Está prevista ainda a edição, pela Sextante Editora, do romance “As raízes do céu”, do escritor francês Romain Gary, Prémio Goncourt, e a obra “1889”, do escritor e jornalista brasileiro Laurentino Gomes, pela Porto Editora.

Vai prosseguir a reedição da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, pela Assírio & Alvim, e novas edições da obra de Valter Hugo Mãe.

O destaque da Porto Editora vai ainda para a entrada da extensa obra da escritora Luísa Ducla Soares, no catálogo do grupo editorial.

Embora Luísa Ducla Soares, um dos mais prolíficos nomes da literatura para a infância e juventude, já tenha publicado algumas obras com a Porto Editora, a partir deste ano começa a editar prioritariamente neste grupo editorial.

A Porto Editora, fundada em 1944, integra as empresas Areal Editores, Bertrand Editora, Círculo de Leitores, Lisboa Editora, a distribuidora de livros Bertrand, a rede de livrarias Bertrand, a Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique e a unidade de produção Bloco Gráfico.

O grupo integra também as chancelas Assírio & Alvim, Albatroz, ArtePlural, Contraponto, GestãoPlus, Ideias de Ler, Pergaminho, Quetzal Editores, Sextante Editora, Temas e Debates e 11×17.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em Setembro despediram todas as funcionárias que trabalhavam nos dicionários, supostamente por questões financeiras. Uns meses depois compram uma editora… Seria interessante alguém colocar-lhes esta questão.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …