Porto Editora compra Livros do Brasil

Giandomenico Ricci / Flickr

-

A publicação de obras de Patrick Mondiano, Nobel da Literatura 2014, a recuperação do catálogo da Livros do Brasil e a reedição da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen marcam o primeiro semestre, da Porto Editora.

O grupo editorial Porto Editora adquiriu a editora Livros do Brasil, por cerca de 500 mil euros, e relançará o catálogo daquela chancela portuguesa a partir deste ano, disse à Lusa fonte da empresa.

A Porto Editora avançou com a aquisição “da prestigiada chancela”, depois de “um ano de colaboração e parceria para as áreas de edição e de distribuição”, que incluiu ainda a reimpressão de algumas obras da editora, sustentou.

Com o acordo de compra, a Porto Editora pretende “relançar e dinamizar” a Livros do Brasil e um catálogo que incluiu, desde a sua fundação, em 1944, autores como Albert Camus, Ernest Hemingway, John Steinbeck, Pearl S. Buck, Aldous Huxley, André Malreaux, James Joyce e Eça de Queirós.

O catálogo da Livros do Brasil, célebre também pelas emblemáticas coleções Argonauta (ficção científica) e Vampiro (policial), ficará a cargo do editor Manuel Alberto Valente.

O grupo editorial revelou esta quinta-feira o plano editorial para o primeiro semestre de 2015, destacando, além do relançamento da Livros do Brasil, a publicação de novas obras do escritor francês Patrick Mondiano, Nobel da Literatura em 2014.

Está prevista ainda a edição, pela Sextante Editora, do romance “As raízes do céu”, do escritor francês Romain Gary, Prémio Goncourt, e a obra “1889”, do escritor e jornalista brasileiro Laurentino Gomes, pela Porto Editora.

Vai prosseguir a reedição da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, pela Assírio & Alvim, e novas edições da obra de Valter Hugo Mãe.

O destaque da Porto Editora vai ainda para a entrada da extensa obra da escritora Luísa Ducla Soares, no catálogo do grupo editorial.

Embora Luísa Ducla Soares, um dos mais prolíficos nomes da literatura para a infância e juventude, já tenha publicado algumas obras com a Porto Editora, a partir deste ano começa a editar prioritariamente neste grupo editorial.

A Porto Editora, fundada em 1944, integra as empresas Areal Editores, Bertrand Editora, Círculo de Leitores, Lisboa Editora, a distribuidora de livros Bertrand, a rede de livrarias Bertrand, a Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique e a unidade de produção Bloco Gráfico.

O grupo integra também as chancelas Assírio & Alvim, Albatroz, ArtePlural, Contraponto, GestãoPlus, Ideias de Ler, Pergaminho, Quetzal Editores, Sextante Editora, Temas e Debates e 11×17.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em Setembro despediram todas as funcionárias que trabalhavam nos dicionários, supostamente por questões financeiras. Uns meses depois compram uma editora… Seria interessante alguém colocar-lhes esta questão.

RESPONDER

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …