Urna do antigo presidente no centro do “relvado da casa de todos os portistas uma última vez”, com porta aberta a todos.
O universo azul e branco e o resto do mundo do futebol despedem-se esta segunda-feira do antigo líder dos dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa, que morreu este sábado aos 87 anos.
O último adeus ao antigo presidente do FC Porto partiu esta segunda-feira da Igreja das Antas, onde decorreu o funeral, e passou pelo Estádio do Dragão, a caminho do Prado do Repouso. No final da missa, que contou com fado, estilo musical que o antigo presidente tanto gostava, o cortejo desceu a Alameda a caminho do Dragão e a urna de Pinto da Costa vai ao centro do relvado, “uma última vez”, rumando daí até ao cemitério Prado do Repouso, no Bonfim.
“O Presidente dos Presidentes estará no relvado da casa de todos os portistas uma última vez”, escreveu o FC Porto nas redes sociais na manhã desta segunda-feira, abrindo portas a todos os que queiram prestar homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa.
As portas do Estádio do Dragão vão abrir-se a todos aqueles que queiram prestar uma derradeira homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa.
Após a missa fúnebre na Igreja das Antas, o Presidente dos Presidentes entrará uma última vez na casa de todos os portistas.… pic.twitter.com/waQocOnfMT
— FC Porto (@FCPorto) February 17, 2025
Milhares acompanharam o trajeto da carrinha que transportava a urna do ex-presidente e centenas de adeptos do FC Porto aguardaram nas bancadas a chegada de Pinto da Costa, com os troféus no centro do relvado.
A Câmara Municipal do Porto decretou dia de luto municipal.
View this post on Instagram
“Pai”, “génio”. Pinto da Costa “é o FC Porto”
Desde a noite de sábado, quando foi conhecida a morte, que adeptos portistas têm deixado tributos, flores, cachecóis e outras lembranças no Estádio do Dragão, por um lado, e na Igreja das Antas, em que o corpo esteve em câmara ardente a partir de domingo, por outro. Em pessoa, muitos prestaram um último tributo ao ex-presidente nas Antas, com a igreja cercada por milhares de pessoas, painéis de homenagem no estádio e outras formas de o lembrar.
Jorge Nuno Pinto da Costa 💙
A homenagem ao homem que tornou mais forte a pronúncia do Norte 🙌 pic.twitter.com/VK42XnK7fj
— FC Porto (@FCPorto) February 16, 2025
Já se esperava uma afluência acima do expectável no funeral. Muitas caras conhecidas marcaram presença na cerimónia, como o primeiro-ministro Luís Montenegro, o antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, o social-democrata Santana Lopes ou o cardeal e bispo de Setúbal, Américo Aguiar — que presidiu a missa.
“Era uma personalidade forte, não deixava ninguém indiferente. Era um homem culto, um homem que aqui ou ali criava alguma fricção, mas independentemente das preferências clubísticas que a sociedade portuguesa manifesta, e são salutares, a verdade é que acho que de forma geral todos o respeitam, o seu desempenho, a sua caminhada”, disse Luís Montenegro.
Antigos jogadores e treinadores do FC Porto, como Sérgio Conceição, Vítor Bruno, Pepe, Paulo Futre, Deco, Fernando Gomes, Bosingwa, Ricardo Carvalho, João Moutinho, Vítor Baía, Domingos, Rodolfo Reis e Ricardo Quaresma, marcaram presença. O empresário Jorge Mendes, e o presidente da FPF, Pedro Proença também estiveram na cerimónia.
“Foi como um pai para mim”, disse o ex-jogador do FC Porto Paulo Futre, emocionado. “Considero o presidente um amigo. A perda é mais significativa pela amizade. A minha ligação ao Porto deve-se a ele”, afirmou Deco, apelidando Pinto da Costa de “génio“.
“O Futebol Clube do Porto é o Pinto da Costa e o Pinto da Costa é o Futebol Clube do Porto”, disse Jorge Mendes.
Villas-Boas ausente, Madureira pediu para ir
O plantel principal do FC Porto também caminhou até à Igreja das Antas, recebido por aplausos. Quem não esteve presente foi André Villas-Boas, em respeito à vontade expressa pelo seu antecessor. “Não quero hostilizar nem o momento que é solene, nem a sua família, nem estar a ir contra a sua palavra. A sua palavra foi direta e clara e pretendo respeitá-la. Assim também será se o cortejo fúnebre se deslocar ao Estádio do Dragão. Havendo desejo da parte da família, repensarei. Foi palavra dita em vida e pretende respeitar”, disse este domingo o presidente do FC Porto, referindo-se aos desejos expressados por Pinto da Costa no seu livro “Azul até ao Fim”.
“Não quero mal a ninguém. Mas porque tanto prejudicaram a paz dos meus últimos dias não gostaria que lá estivesse alguém da atual direção do clube. Nenhum dos ex-jogadores que sempre estiveram comigo e me traíram (por exemplo, Helton, Maniche, Eduardo Luís, André, Sousa). Poderia acrescentar mais nomes, como Antero Henrique, Raúl Costa, Joaquim Oliveira, Tiago Gouveia, Pedro Bragança, mas não é preciso, porque estou certo que não terão ‘lata’ para lá ir”, escreveu o histórico presidente dos dragões.
A esposa do ex-líder dos Super Dragões, Sandra Madureira, também marcou presença na cerimónia fúnebre. Preso preventivamente há mais de um ano, “Macaco” formalizou o pedido para ir à despedida de Pinto da Costa. O regulamento permite-o, segundo o Correio da Manhã, mas a saída de Madureira da prisão acabou por não ser permitida, apesar de ser esse o desejo expressado pelo antigo presidente azul e branco, provavelmente devido à necessidade de forte presença de segurança policial.
No Instagram, o ex-líder da claque do FC Porto despediu-se do ex-presidente:
“Eterno Presidente, único, inigualável, inestimável. O seu legado será para sempre lembrado, o seu nome está escrito em letras bem azuis e brancas na história do FC do Porto. A história não tem fim, quando o próprio homem é a história! A dor da perda é imensurável para mim, principalmente pela situação em que me encontro, mas as memórias, os valores, a gratidão e a lealdade que lhe dediquei vão para além das grades que me privam dum último abraço. Até sempre meu amigo, meu Presidente do homem a história, da história uma lenda”.
Centenas de personalidades, do FC Porto ao mundo do desporto em geral, passando pela sociedade civil, clubes internacionais como o Real Madrid, até ao Presidente da República e o primeiro-ministro têm partilhado declarações de pesar pela perda do antigo dirigente.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades – 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
Jorge Nuno Pinto da Costa: uma vida dedicada ao Futebol Clube do Porto 💙 pic.twitter.com/o8pSYOz8Bl
— FC Porto (@FCPorto) February 15, 2025
ZAP // Lusa
Génio…. Por dar prendas, favores amorosos, levar o clube a falência, montar um esquema de corrupção que ia do policia ao juiz e até ao governo…. Sem duvida o Al Capone português
Pode ser um génio e um pai na opinião de alguns, mas continua a ser um trafulha na opinião da maioria . A morte não torne em honesto alguém se primou na maior parte da sua vida pela desonestidade
Tanta hipocrisia por parte 80% dos sócios que votaram em AVB e da comunicação social. Há muita falta de memória por parte de muitos jornalistas que já se esqueceram dos capangas, tal como guarda Abel, que a mando de PC davam tareias aos seus colegas de profissão, como foi o caso, por exemplo de Carlos Pinhão. PC foi o obreiro de muitas vitórias com base na corrupção de árbitros, dirigentes de arbitragem e outros agentes ligados aos futebol. Haja vergonha e memória.
O OMO lava mais branco mas se não der resultado, uns bidons de lixívia pura para lavar a corrupção, os rebuçadinhos, os cafés com leite, as prendinhas, as viagens, etc…
Quem é este tal Pinto não sei quê ???????………………. Por o que acabo de ler nas observações aqui comentadas , não deixa saudades a ninguém , ou só a uma residual representação de adeptos !