FC Porto arrasa arbitragem e Conceição explica desaguisado com Guardiola

Martin Rickett / EPA

O FC Porto perdeu 3-1 com o Manchester City, com a atuação da arbitragem a estar no centro das atenções. Conceição e Guardiola desentenderam-se durante o encontro e o técnico portista explicou porquê.

Através da sua newsletter Dragões Diário, o FC Porto teceu duras críticas à arbitragem do encontro desta quarta-feira frente ao Manchester City, que terminou com uma vitória dos britânicos por 3-1.

“Uma derrota é uma derrota, e para o FC Porto nunca existem vitórias ou empates morais. Mas o que se passou ontem em Inglaterra, onde o Manchester City venceu os campeões nacionais por 3-1, não pode ser branqueado. É factual: o plantel mais caro do mundo beneficiou de vários erros de arbitragem para ganhar na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões”, lê-se na publicação.

“De um lado estavam 11 jogadores e do outro estavam outros 11, mais o árbitro, mais o VAR”, lê-se ainda. Os azuis e brancos argumentam que antes do penálti mal assinado sobre Sterling, Marchesín sofreu uma falta para cartão vermelho.

“Quando Pepe foi empurrado por João Cancelo na área, nada foi assinalado. Quando Fábio Vieira disputou uma bola de forma limpa, depois de Manafá sofrer uma falta, foi marcado um livre que resultou no 2-1. E quando estavam em causa infrações dos cityzens que podiam resultar em segundos amarelos, imperava um critério de excessiva tolerância disciplinar”, escreveu o clube nortenho.

O FC Porto destacou ainda o poderio financeiro do Manchester City, salientando que, no entanto, os ingleses ainda não conseguiram aquilo que os ‘dragões’ já fizeram por duas vezes: vencer a Liga dos Campeões. “Se beneficiassem sempre de arbitragens como a de ontem, a história seria de certeza bem diferente…”, realçam.

No final do encontro, o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, falou sobre a estratégia utilizada por Sérgio Conceição, confessando estar surpreendido com a abordagem.

“Foi uma surpresa quando vimos a constituição das equipas. Falei com o Rúben [Dias] e percebemos como iam jogar. Eles tinham dois laterais-direito no banco. Linha de três? Não, jogaram com uma linha de cinco”, disse o espanhol.

“Jogaram como o Leicester aqui, que nos venceu por 5-2, e quiseram fazer ‘copy paste’ desse sistema”, acrescentou.

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição aproveitou para falar da discussão acesa que teve com Guardiola, deixando ainda muitas críticas à arbitragem.

“Além da forma como comunicava com os jogadores da minha equipa, como comunicava com o árbitro… Fiquei a perceber quando se referiu, na antevisão do jogo, ao peso que o banco do FC Porto tinha em relação a isso. Ele foi um exemplo fantástico disso. Além disso, ainda falou do nosso país com palavras menos bonitas. Quem não sente não é filho de boa gente, tive que responder”, começou por explicar o técnico dos ‘dragões’.

“O Guardiola teve uma postura nada agradável. Aliás, todo o banco adversário, porque quem tinha mais que se queixar era o banco do FC Porto, porque fomos muito prejudicados”, acrescentou Sérgio Conceição.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Queres ver que esta toupeira é cega… como as toupeiras o são na realidade!? O FCP foi claramente roubado. Diz-se por todo o lado e por gente que percebe disso que, obviamente, não é o teu caso. Limita-te à tua liga europa e vai tomando kompensan.

    • Não é meu perder, eu vi o jogo incluindo os “replays” em câmara lenta e posso confirmar que foi uma roubalheira do tamanho do orçamento milionário do City !
      O perdão inexplicável aos segundos amarelos…
      A falta num corte limpo logo à saída da grande área… e que deu o 2-1… que convenientemarcar destas faltas!
      Etc.

  1. O FCP sempre teve mau perder e cada vez mais com Sérgio Conceição, pois os árbitros são os culpados!!!!!!!.
    Já com o campeonato nacional é o mesmo.
    TENHAM VERGONHA…

    • Vindo de um artista que “enverga” uma camisola vermelha…
      Pisar um guarda-redes não é falta?! O FCP foi claramente prejudicado nesse jogo.

      • Não estou a falar do Rangel! Estou a falar do “bandido que será sempre um bandido”!! Faz lá um exercicío de memória e diz-nos lá qual foi o clube que foi condenado com a perda de 6 pontos por corrupção!! A grande verdade é que UM BANDIDO SERÁ SEMPRE UM BANDIDO, como alguém já disse com todas as letras!!!

        • Ó Tó Mentiras, não há nenhum clube condenado com perda de 6 pontos por corrupção… isso só aconteceu na tua imaginação porque essa pseudo-condenação foi anulada. Embora há um cancro neste país, sob a forma de clube do regime, que já deveria ter falido meia dúzia vezes e ter sido condenado duas dúzias pelos mais variados crimes, incluindo corrupção. Vê lá se adivinhas de que clube “vermelho sem vergonha” estamos a falar?

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …