/

FC Porto acusado de esconder segredos do SL Benfica

José Coelho / LUSA

Francisco J. Marques, diretor de Comunicação do FC Porto, durante a apresentação do livro “O Polvo Encarnado”

O SL Benfica acusa o FC Porto de esconder informações “confidenciais e secretas” do emblema da Luz. O Benfica mantém o pedido de indemnização dos azuis e brancos no valor de 17,7 milhões de euros.

Os encarnados continuam numa batalha legal contra os “dragões”, após terem movido um processo cível contra os portistas pela divulgação dos e-mails. Nas alegações escritos desse processo, o Benfica acusa agora o FC Porto de esconder informações confidenciais e secretas” do clube.

“Os réus acederam e mantêm na sua posse documentos relativos a avaliações técnicas e táticas, contratos e protocolos em que o Benfica é parte, atos societários, estratégia comercial e empresarial, estratégia de comunicação, informações financeiras, informações médicas dos seus atletas, comunicações relativas a negociações de atletas, scouting interno e internacional, entre outras informações confidenciais e secretas”, lê-se nas alegações escritas.

Os benfiquistas acusam o FC Porto de concorrência desleal e defendem que o clube não agiu pelo interesse público ao divulgar os e-mails do emblema da Luz.

Segundo o Correio da Manhã, o Benfica alega também que o Porto guarda informações “sobre metodologias avançadas de treino desenvolvidas pelos técnicos do Benfica, relatórios sobre desenvolvimento físico dos atletas, relatórios de estratégia de desenvolvimento do Centro de Alto Rendimento, planos de jogo detalhado e esquemas táticos e posicionais”.

O diretor de comunicação dos “dragões, Francisco J. Marques, foi igualmente visado nas acusações dos encarnados. “Preparou, com suporte e apoio dos restantes réus, uma campanha para descredibilizar o Benfica. Para além disso, solicitou mais documentos à sua fonte anónima e na forma como vasculhou toda a informação, não atendeu apenas ao interesse público”.

Os advogados do Benfica defendem ainda que os documentos recolhidos pelo FC Porto devem ser destruídos, dada a gravidade dos atos praticados. Para os encarnados, a concorrência desleal do FC Porto afetou a reputação e o bom nome comercial do Benfica.

Desta forma, o Benfica mantém o pedido inicial de pagamento de 17,7 milhões de euros pelo FC Porto. De acordo com o Jornal de Notícias, os advogados portistas dizem que, na eventualidade de o clube ser condenado a pagar a indemnização ao Benfica, será o  Estado português a arcar com as despesas.

A equipa legal dos “dragões” ameaçam levar o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para obter o reconhecimento do interesse público da correspondência eletrónica revelado pelo seu diretor de comunicação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.