FC Porto acusado de esconder segredos do SL Benfica

José Coelho / LUSA

Francisco J. Marques, diretor de Comunicação do FC Porto, durante a apresentação do livro “O Polvo Encarnado”

O SL Benfica acusa o FC Porto de esconder informações “confidenciais e secretas” do emblema da Luz. O Benfica mantém o pedido de indemnização dos azuis e brancos no valor de 17,7 milhões de euros.

Os encarnados continuam numa batalha legal contra os “dragões”, após terem movido um processo cível contra os portistas pela divulgação dos e-mails. Nas alegações escritos desse processo, o Benfica acusa agora o FC Porto de esconder informações confidenciais e secretas” do clube.

“Os réus acederam e mantêm na sua posse documentos relativos a avaliações técnicas e táticas, contratos e protocolos em que o Benfica é parte, atos societários, estratégia comercial e empresarial, estratégia de comunicação, informações financeiras, informações médicas dos seus atletas, comunicações relativas a negociações de atletas, scouting interno e internacional, entre outras informações confidenciais e secretas”, lê-se nas alegações escritas.

Os benfiquistas acusam o FC Porto de concorrência desleal e defendem que o clube não agiu pelo interesse público ao divulgar os e-mails do emblema da Luz.

Segundo o Correio da Manhã, o Benfica alega também que o Porto guarda informações “sobre metodologias avançadas de treino desenvolvidas pelos técnicos do Benfica, relatórios sobre desenvolvimento físico dos atletas, relatórios de estratégia de desenvolvimento do Centro de Alto Rendimento, planos de jogo detalhado e esquemas táticos e posicionais”.

O diretor de comunicação dos “dragões, Francisco J. Marques, foi igualmente visado nas acusações dos encarnados. “Preparou, com suporte e apoio dos restantes réus, uma campanha para descredibilizar o Benfica. Para além disso, solicitou mais documentos à sua fonte anónima e na forma como vasculhou toda a informação, não atendeu apenas ao interesse público”.

Os advogados do Benfica defendem ainda que os documentos recolhidos pelo FC Porto devem ser destruídos, dada a gravidade dos atos praticados. Para os encarnados, a concorrência desleal do FC Porto afetou a reputação e o bom nome comercial do Benfica.

Desta forma, o Benfica mantém o pedido inicial de pagamento de 17,7 milhões de euros pelo FC Porto. De acordo com o Jornal de Notícias, os advogados portistas dizem que, na eventualidade de o clube ser condenado a pagar a indemnização ao Benfica, será o  Estado português a arcar com as despesas.

A equipa legal dos “dragões” ameaçam levar o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para obter o reconhecimento do interesse público da correspondência eletrónica revelado pelo seu diretor de comunicação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …