Benfica reúne provas contra o FC Porto no caso dos e-mails

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O SL Benfica está a reunir provas contra o FC Porto no caso da divulgação dos e-mails do emblema da Luz. Os benfiquistas querem garantir uma indemnização de 17,7 milhões de euros.

O SL Benfica está focado em garantir a condenação do FC Porto no processo cível relativo à divulgação do correio eletrónico dos “encarnados”. Uma das provas recolhidas pelo Benfica são imagens do discurso de agradecimento de Francisco J. Marques na gala dos Dragões de Ouro, na qual recebeu o prémio de funcionário do ano.

Segundo o CM, nesse discurso, o responsável pela comunicação dos “dragões” agradeceu o voto de confiança dado pelo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e da administração portista, por terem acreditado que era “uma luta que valia a pena travar“.

Sem nunca referir os e-mails durante o seu discurso, fica implícito que Francisco J. Marques falava sobre a divulgação dos e-mails do Benfica. Isto depois do diretor de comunicação do FC Porto ter negado qualquer conhecimento da SAD do clube anteriormente à divulgação pública do correio eletrónico das “águias”.

Esta foi também a posição defendida em julgamento por Diogo Faria, que negou o envolvimento da administração do clube nortenho. O colaborador da comunicação do FC Porto afirmou ainda que, juntamente e apenas com Francisco J. Marques, tinha acesso a uma sala fechada, com um computador privado, onde eram analisados os e-mails do Benfica.

“O nosso objetivo era analisar as caixas de correio para ver se existiria informação do interesse público e confirmar as suspeitas que já existiam no futebol português”, afirmou o funcionário do FC Porto.

O vídeo recolhido pelo Benfica da gala portista acaba por mostrar uma realidade oposto à referida pelos dois elementos da comunicação do clube. No seu discurso, Francisco J. Marques dá a entender que o presidente e a SAD tinham conhecimento e apoiaram a divulgação dos e-mails.

Ligações entre Rui Pinto e Francisco J. Marques

O Correio da Manhã dá ainda conta de uma ligação entre Rui Pinto e Francisco J. Marques. Diogo Faria, co-autor do livro “O Polvo Encarnado” e antigo colega de universidade de Rui Pinto, é o elo que une o hacker e o diretor de comunicação do FC Porto. Contudo, o colaborador do clube portista nega que haja uma relação de amizade com Rui Pinto.

Não temos círculos de amigos em comum. Não vejo o Rui Pinto desde que deixámos de frequentar a faculdade há cinco, seis anos. Não tenho qualquer contacto com ele desde essa altura. Era um mero colega das turmas que tinham mais de 100 elementos. Nunca fomos amigos”, disse Diogo Faria à CMTV.

O Correio da Manhã alega que algumas das declarações de Diogo Faria são contraditórias. Nomeadamente, o facto de não ter círculos de amigos em comum com o pirata informático, apesar de uma foto de 2013 mostrar Rui Pinto à beira de um jovem que também é amigo de Diogo Faria.

Além disso, uma viagem do colaborador do departamento de comunicação dos “dragões” a Budapeste — já depois de ter sido revelada a identidade do pirata informático — levanta ainda mais suspeitas quanto ao seu envolvimento com o clube no caso dos e-mails.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …