FC Porto tinha sala e computador privados para analisar os e-mails do Benfica

(cv) YouTube / Porto Canal

Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto

Várias entidades do universo portista foram ouvidas, esta sexta-feira, na terceira sessão do julgamento do processo imposto pelo Benfica, que pede indemnizações pela divulgação dos e-mails internos do clube. O FC Porto defende que se limitou a divulgar informação de interesse público.

Ouvido, esta sexta-feira, no Tribunal do Juízo Central Cível do Porto, Diogo Faria, membro do departamento de comunicação do FC Porto, afirmou que só ele e Francisco J. Marques tinham acesso aos e-mails do Benfica. A sala onde estava o computador estava fechada maior parte do tempo e apenas eles tinham a password de acesso.

Sei que o Francisco J. Marques recebia a correspondência eletrónica por e-mail, enviada do endereço ‘elements123@tutanota.com'”, disse Diogo Faria, citado pelo Público. A plataforma de mailing alemã era de segurança aumentada, já que encriptava os e-mails. O diretor de comunicação portista acabaria por criar uma conta nesse serviço.

Diogo Faria e os restantes membros julgados esta sexta-feira afastam-se das acusações do SL Benfica, que exige uma indemnização total de 17,7 milhões de euros, por danos provocados ao clube após a divulgação dos e-mails.

“O nosso objetivo era analisar as caixas de correio para ver se existiria informação do interesse público e confirmar as suspeitas que já existiam no futebol português”, afirmou o funcionário do FC Porto.

Diogo Faria defendeu que o clube não teve interesse em aceder a qualquer outro tipo de informação, como informações de contratos publicitários e metodologias de treino do clube. Todos os e-mails com esse tipo de conteúdo seriam “passados à frente” pelos dois funcionários do clube, segundo revelou.

O colaborador do departamento de comunicação portista era quem, alegadamente, escolhia os conteúdos para que Francisco J. Marques divulgasse no programa do Porto Canal.

“Nunca soube antecipadamente dos conteúdos”

O próprio diretor do canal, Júlio Magalhães, disse em tribunal, na quinta-feira, que não tinha conhecimento dos e-mails até eles serem divulgados no programa Universo Porto – da Bancada, pelo diretor de comunicação do FC Porto.

“A única coisa que pedi foi que os e-mails não fizessem referência a questões pessoais”, disse Júlio Magalhães, citado pelo Jornal de Notícias. “Nunca soube antecipadamente dos conteúdos”, acrescentou.

Segundo o diretor do Porto Canal, as audiências também nunca foram equacionadas na divulgação dos e-mails. Júlio Magalhães realçou que os picos de audiências atingidos durante a transmissão do programa não se traduziram em aumento de receitas, mas sim de share.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …