FC Porto 1-0 Sporting | Martínez e Pepe garantem final inédita

Estela Silva / Lusa

O Porto está na final da Taça de Portugal. No “clássico” da segunda mão das meias-finais, os portistas voltaram a ser mais fortes que o Sporting e venceram por 1-0, num jogo “rasgadinho”, de luta, pouca inspiração e raras ocasiões de golo.

Com vantagem de 2-1 trazida de Alvalade, o golo de Toni Martínez perto do fim decidiu a partida e colocou a eliminatória longe dos “leões”, que pior ficaram com a expulsão de Pedro Porro.

Na final do Jamor, os “dragões” vão encontrar o Tondela, numa decisão inédita, e podem garantir a “dobradinha”, caso se confirme, como tudo indica, a conquista da Liga Bwin.

Jogo intenso numa primeira parte chuvosa no Dragão.

O Sporting, em desvantagem na eliminatória e a precisar de marcar dois golos, assumiu mais as despesas ofensivas e criou diversos lances interessantes, o melhor aos 14 minutos, quando Pablo Sarabia se isolou e fez golo, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo.

Aos poucos, os portistas foram impedindo os “leões” de atacar com tanta regularidade, pelo que o encontro foi perdendo algum interesse e tornou-se de luta, com muitas faltas.

O Porto, mais na expectativa, aproveitava para lançar algumas transições rápidas.

E, numa delas, aos 38 minutos, Zaidu surgiu frente a Antonio Adán descaído para o lado esquerdo, mas não teve calma suficiente e o seu remate cruzado saiu ao lado, no lance mais perigoso do desafio até então.

E assim se chegou ao intervalo, com um nulo e poucas ocasiões verdadeiramente claras. O melhor em campo nesta fase era Chancel Mbemba, com um GoalPoint Rating de 6.0, fruto de três desarmes e duas intercepções.

O segundo tempo começou praticamente com uma grande ocasião para Matheus Nunes, isolado a permitir a intervenção de Marchesín.

Mas a verdade é que, nesta segunda parte, os “dragões” passaram a pressionar em zonas um pouco mais adiantadas e o Sporting deixou de ter iniciativa, sendo manietado pelo meio-campo portista, mais forte, agressivo e a ganhar quase todos os duelos.

Adivinhava-se o golo do Porto, que surgiu as 82 minutos.

Pepe faz um passe longo espectacular para Toni Martínez e este, dois minutos após entrar em campo, facturou perante um desamparado Adán – lance inicialmente anulado por fora-de-jogo, mas confirmado pelo VAR.

E aos 89 minutos, Pedro Porro viu vermelho directo por entrada dura sobre Galeno. O Sporting já tinha desaparecido há muito, mas viu confirmada a decisão desta meia-final.

Melhor em Campo

As coisas não correram bem para a sua equipa, mas Matheus Reis acabou mesmo por levar para casa a distinção de MVP.

O ala leonino terminou com um GoalPoint Rating de 7.2, que reflecte não só a solidez defensiva, expressa em seis desarmes (máximo do jogo) e três acções defensivas no meio-campo contrário, como ambição atacante.

Alvo do número mais alto de faltas sofridas (6), duas delas em zona de perigo, fez ainda um passe de ruptura e criou uma ocasião flagrante.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.