Porto 1-0 Rio Ave | Vitória sofrida com muitos sustos para o dragão

Estela Silva / Lusa

O Porto venceu o Rio Ave no Dragão, mas viveu uma noite de sobressaltos, nesta partida da 21ª jornada da Liga bwin.

O domínio territorial esteve lá, mas os vila-condenses foram sólidos, estudaram bem a lição e foram muito competentes nas transições ofensivas – à imagem do que aconteceu na primeira volta – e criaram diversas situações para marcar, denotando a ineficácia ofensiva que Toni Martínez não teve ao cair do pano da primeira metade.

O golo solitário do espanhol decidiu a partida e o portistas estão, agora, a dois pontos do Benfica, mas com um jogo a mais.

Quase só dava Porto quando, aos 23 minutos, o Rio Ave marcou, pelo ex-“dragão” André Pereira, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo de Boateng.

O ascendente era dos da Invicta, mas remates só mesmo um e para os visitantes.

Aos 28, Samaris converteu um livre directo muito bem colocado, respondendo Diogo Costa com enorme defesa, e o mesmo aconteceu em cima das meia-hora, com Guga a rematar de fora da área para nova intervenção de qualidade do internacional luso.

Os vila-condenses estavam a ser mais perigosos, mas adivinhava-se golo do Porto, visto que se estava a aproximar muito da área contrária e os visitantes perderam o controlo do jogo no primeiro terço.

O 1-0 surgiu mesmo em cima do intervalo, com Toni Martínez a desviar de forma subtil um cruzamento de Wendell.

Ainda assim o MVP ao descanso era o guarda-redes do Porto, Diogo Costa, com um GoalPoint Rating de 6.5, com três defesas e grande qualidade no passe, com sete longos certos em nove.

O Porto continuou a dominar no arranque do segundo tempo, mas foi novamente o Rio Ave a estar perto do golo, aos 58 minutos, com Boateng a isolar-se, mas a perder muito tempo e a rematar às malhas laterais.

E aos 75, Wendell afastou uma bola de muito perigo, com Leonardo Ruiz pronto para atacar o esférico e marcar.

Os vila-condenses terminaram o jogo ao ataque, com mais iniciativa ofensiva, mas é sabida a solidez defensiva dos “azuis-e-brancos”, em especial quando se encontram em vantagem no marcador.

O Rio Ave porfiou, o Porto aproveitou os espaços para ficar perto do golo, mas Renato Pantalon tirou “o pão da boca” a Namaso perto do fim, e Boateng, nos descontos, falhou de forma incrível perante Diogo Costa.

Melhor em Campo

O excelente jogo do Rio Ave no Dragão contribuiu para que o melhor em campo fosse um jogador vila-condense.

O lateral-direito João Costinha fez um desempenho sólido, de qualidade, e terminou com um GoalPoint Rating de 6.7. Além de ter completado as duas tentativas de drible, o defesa acumulou 13 acções defensivas, quatro delas no meio-campo portista.

Destaque para quatro desarmes e três intercepções.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.