Portas não quer Câmara de Lisboa. Já está de olho nas presidenciais de 2026

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

O antigo líder do CDS Paulo Portas não tem interesse em concorrer à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, agendadas para outubro de 2021.

A notícia é avançada este sábado pelo semanário Expresso, que dá conta que Portas não tem qualquer interesse em concorrer pela autarquia de Lisboa, uma vez que tem planos, segundo confessou ao seu círculo interno, para avaliar uma candidatura a Belém em 2026.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal, o centrista está neste momento a capitalizar ao máximo a “visibilidade positiva” de aparecer como uma figura federadora da direita ou de ser “falado pelo PSD” para, em 2016, estar bem posicionado junto destes quadrantes políticos para uma eventual candidatura à Presidência da República.

E a alegada estratégia de Paulo Portas parece estar a resultar.

O presidente do PSD, Rui Rio, disse recentemente, em entrevista à SIC, que Paulo Portas é “um dos políticos de referência e dos portugueses mais bem preparados para o exercício de qualquer cargo público”. Em maio, era Paulo Portas quem elogiava Rio: “Fez o que o líder da oposição deve fazer numa situação desta gravidade”.

Já o presidente do CDS-PP defendeu, no início de outubro, que se o antigo presidente centrista Paulo Portas encabeçar uma coligação CDS/PSD em Lisboa, nas eleições autárquicas, tem condições para vencer a câmara, atualmente do PS.

“No caso de Paulo Portas, creio que a sua capacidade política, o seu talento e o seu rasgo são mais do que consensuais e reconhecidos em Portugal, pelo que eu creio que o CDS e o PSD, unindo-se em torno deste candidato, poderiam efetivamente vencer a Câmara de Lisboa ao PS, desde que – a resposta pertence ao próprio – Paulo Porta esteja disponível para este desafio e o PSD assim também compreenda que em torno deste nome estamos em condições de formar uma aliança eleitoral”, disse o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos depois de o jornal Público avançar que o antigo vice-primeiro-ministro foi abordado indiretamente para ser candidato à Câmara de Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tem muita razão……..de aqui até lá, talvez encontre os contratos dos submarinos desaparecidos, evaporados, sumidos…..ou mais provavelmente “Sonegados” !

RESPONDER

Alto funcionário da EMA sugere deixar de administrar vacina da AstraZeneca

Um alto funcionário da Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse numa entrevista, este domingo, que seria melhor deixar de administrar a vacina da AstraZeneca a todos os grupos etários quando houver alternativas disponíveis. Marco Cavaleri, responsável …

707 casos de covid-19 e duas mortes em Portugal. Maior número de internados desde abril

Portugal registou este domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das duas mortes por covid-19 registadas este domingo em …

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …