/

Portas não quer Câmara de Lisboa. Já está de olho nas presidenciais de 2026

4

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

O antigo líder do CDS Paulo Portas não tem interesse em concorrer à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, agendadas para outubro de 2021.

A notícia é avançada este sábado pelo semanário Expresso, que dá conta que Portas não tem qualquer interesse em concorrer pela autarquia de Lisboa, uma vez que tem planos, segundo confessou ao seu círculo interno, para avaliar uma candidatura a Belém em 2026.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal, o centrista está neste momento a capitalizar ao máximo a “visibilidade positiva” de aparecer como uma figura federadora da direita ou de ser “falado pelo PSD” para, em 2016, estar bem posicionado junto destes quadrantes políticos para uma eventual candidatura à Presidência da República.

E a alegada estratégia de Paulo Portas parece estar a resultar.

O presidente do PSD, Rui Rio, disse recentemente, em entrevista à SIC, que Paulo Portas é “um dos políticos de referência e dos portugueses mais bem preparados para o exercício de qualquer cargo público”. Em maio, era Paulo Portas quem elogiava Rio: “Fez o que o líder da oposição deve fazer numa situação desta gravidade”.

Já o presidente do CDS-PP defendeu, no início de outubro, que se o antigo presidente centrista Paulo Portas encabeçar uma coligação CDS/PSD em Lisboa, nas eleições autárquicas, tem condições para vencer a câmara, atualmente do PS.

“No caso de Paulo Portas, creio que a sua capacidade política, o seu talento e o seu rasgo são mais do que consensuais e reconhecidos em Portugal, pelo que eu creio que o CDS e o PSD, unindo-se em torno deste candidato, poderiam efetivamente vencer a Câmara de Lisboa ao PS, desde que – a resposta pertence ao próprio – Paulo Porta esteja disponível para este desafio e o PSD assim também compreenda que em torno deste nome estamos em condições de formar uma aliança eleitoral”, disse o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos depois de o jornal Público avançar que o antigo vice-primeiro-ministro foi abordado indiretamente para ser candidato à Câmara de Lisboa.

ZAP //

4 Comments

  1. Tem muita razão……..de aqui até lá, talvez encontre os contratos dos submarinos desaparecidos, evaporados, sumidos…..ou mais provavelmente “Sonegados” !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.