A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu um alerta relativamente a uma mensagem falsa que aparece a alguns utilizadores no Portal das Finanças. É recomendado aos utilizadores que ignorem o conteúdo da mesma e reforcem os seus sistemas de segurança.
Estão a ser relatados casos de tentativa de fraude ocorridos através da nova página do Portal das Finanças, que passou recentemente por uma remodelação estética e funcional.
A Autoridade Tributária e Aduaneira teve conhecimento de que o site estaria a ser alvo de phishing e emitiu um comunicado onde faz algumas recomendações.
As mensagens fraudulentas aparecem apenas a alguns utilizadores, podendo por isso passar despercebidas à maioria dos cidadãos que utilize o Portal das Finanças.
No entanto, caso surja uma janela que peça o número de cartão de cidadão, um código de segurança e uma data de validade, assegurando que tais informações se destinam à segurança do utilizador, a mensagem deve ser de imediato ignorada.
Apesar de parecer legítima, trata-se de uma mensagem fraudulenta com o único objetivo de “convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação no portal”, como explica a Autoridade Tributária, acrescentando que a janela “é gerada por software malicioso que foi instalado nos computadores dos utilizadores.”
Entre as recomendações apontadas, encontram-se a verificação da validade do antivírus e a realização de um scanner ao computador para que ficheiros, programas ou extensões problemáticas possam ser eliminadas. O utilizador é também aconselhado a suspeitar de links e ficheiros enviados por e-mail, a confirmar sempre junto da fonte caso sejam pedidos dados pessoais e a não responder aos pedidos, em caso de dúvida.
É também recomendado que não sejam divulgadas as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Filipa Almeida, B!T