Portagens. Aumento de 5% à vista

As taxas de portagem nas autoestradas nacionais deverão ter uma atualização em torno dos 5% no próximo ano, cerca de metade do que as concessionárias propuseram em novembro. As negociações com o Governo continuam.

Segundo avançou o Negócios, esse aumento será acima dos 2%, mas abaixo dos 10%, o valor da inflação. As reuniões prosseguem para definir-se o teto máximo do aumento e a compensação adotada para as concessionárias.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, adiantou na semana passada que a solução jurídica para travar o aumento das portagens em 10% no próximo ano, conforme estipulado nos contratos de concessão, será conhecida nas próximas semanas.

O governante lembrou que o primeiro-ministro, António Costa, já garantiu que as portagens não vão aumentar 10%, percentagem que decorre da fórmula que consta dos contratos de concessão com o Estado e que tem por base a inflação.

Pedro Nuno Santos garantiu ainda que “até ao dia em que as novas portagens vão estar em vigor”, em 01 de janeiro, “a questão estará resolvida”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.