/

Ataque à sede da Porta dos Fundos reivindicado por grupo integralista

18

A Polícia Civil do Rio de Janeiro está a investigar a participação de um grupo que se diz “integralista” no atentado contra a sede da produtora do canal Porta dos Fundos.

Esta quinta-feira, a imprensa brasileira divulgou um vídeo que mostra um grupo de pessoas, de cara tapada, a reivindicar o ataque com cocktails Molotov à sede da produtora do programa de humor Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, durante a madrugada de terça-feira.

O vídeo, colocado no YouTube por um grupo chamado Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Grande Família Integralista Brasileira, revela as supostas imagens do ataque. Segundo o Estadão, a Polícia Civil do Rio de Janeiro tem já em sua posse estas imagens e está a investigá-las. Fontes do mesmo jornal adiantam que se tratam de imagens verdadeiras do ataque contra a produtora.

Por sua vez, o Globo revela que um vídeo gravado por uma câmara de vigilância identifica a placa do veículo onde viajou parte dos criminosos que atacaram a sede da produtora.

O Expresso refere ainda que seriam três suspeitos e um deles estaria com o rosto descoberto, o que facilitaria a identificação.

O especial de Natal da Porta dos Fundos, denominado “A primeira tentação de Cristo”, emitido em dezembro pela Netflix, foi duramente criticado nas redes sociais por pessoas que se mostraram descontentes. No episódio, Jesus é surpreendido com uma festa de aniversário quando voltava do deserto acompanhado pelo namorado.

Ao jornal português, Gregório Duvivier, o ator que interpreta o papel de Jesus gay, diz que não se trata de “obra de poucos malucos”.

“Muita gente estava a sugerir que isto acontecesse, que estava ameaçando [este cenário]. As pessoas na Internet, no Congresso… Houve deputados falando que seria bem-vindo que isto acontecesse. Depois de ter acontecido, continuam a dizê-lo. Há deputados, como o sargento Fahur e outros do tipo, que estão comemorando o atentado.”

Eu não temo a violência porque o que eles querem é o medo. O grupo [‘Porta dos Fundos’], claro, já está a tomar medidas de segurança com a polícia. A polícia está a investigar quem foi e está a tomar as medidas possíveis. Estamos em pleno Natal, a empresa não tinha ninguém a trabalhar naquele momento, então ninguém foi ferido”, disse.

ZAP //

18 Comments

  1. É essencial que a Justiça e as forças policiais da República Federativa do Brasil (RFB) capturem o quanto antes o grupo terrorista monárquico e clerical, que praticou o recente atentado contra a sede da produtora «Porta dos Fundos», de maneira a impedir que o extremismo religioso e a violência católica se alastre pela sociedade brasileira de forma impune.

  2. Refere-se aos grupos terroristas apoiados pelo regime da Inglaterra e os seus aliados, através do suporte financeiro e militar dos Estados Unidos da América do Norte, que semeiam o caos e a guerra no Norte de África, no Médio Oriente, e que efectuam ataques terroristas de bandeira-falsa em território europeu?

  3. Não pratico nenhuma religião, mas também não aprovo deboche com personalidades icônicas, tal como Jesus Cristo. Atribuir homossexualismo a Jesus é ultraje. De forma alguma apoio o uso de atos violentos de natureza física ou psicológica. Sinto-me agredida com a posição destes humoristas que querem nos empurrar goela a baixo seus delírios ideológicos.

  4. É evidente que não se deve (ou não se pode) apoiar quaisquer atos de extremismo / fanatismo, venham eles de onde vierem… mas o que é facto que é que há certas pessoas que, em nome de uma tal liberdade de expressão “se põem a jeito”…
    O direito à liberdade de expressão, numa hierarquia dos direitos, nem de perto nem de longe está no topo…
    Quando o assunto é de ordem religiosa, há sempre um perigo enorme, que é o de mexer com a sensibilidade de milhões de pessoas…
    Pergunto: não há tantos outros temas (não melindrosos) sobre os quais se pode dar asas à imaginação e fazer humor a partir deles?
    A ideia inequívoca com que fico (e não é só de agora) é a de que quem tenta fazer humor a partir de temas tão sensíveis, arrisca-se a “sofrer na pela”… “quem semeia ventos, colhe tempestades”…
    Portanto… haja juízo… e respeito pelas convicções de tantas e tantas pessoas.

    • Exacto… é como aquelas boazonas que andam de mini-saia e depois são violadas – puseram-se a jeito jeito, não é?!
      Faz todo o sentido… para quem vive na Idade Média, claro!!

  5. Esse Gregório duvivier e o porta conseguiram o que queriam…depois de ultrajar a fé das pessoas sob o pretexto da liberdade de expressão, agora se vitimizam com a reação. Gregório não passa de um burguês sem graça metido inclusive com o crime organizado no caso dos hackers que violaram as conversas das maiores autoridades brasileiras. Esta em vista de ser preso e tomara que seja.

  6. Não tenho nada com o que cada um escolhe como ” preferência sexual”, nem me ralo nada com o que eles metem na porta dos fundos, mas essa malta precisa de protagonismo e atacar deliberadamente um credo religioso, concorde-se ou não com ele, chamando de paneleiro ou bicha quem já cá não está para se defender, é alem do mais cobardia.
    Não merecem sequer a atenção que lhes está a ser dada.

    • “Não está cá para se defender”?
      Mas, alguém fez alguma acusação?!
      Se não sabes o que é uma sátira, tens que tentar completar o ensino básico!…
      “Cobardia”?
      Mas, ele não está em todo o lado, vê tudo e sabe tudo?!

  7. Pelo que consta foi um ataque de um grupo de extrema-direita e neste caso contra um outro de extrema-esquerda que ousou entrar na provocação através do abuso de liberdade que não sabem usufruir.

  8. Rezei agora a Jesus e ele disse-me que essa história do namorado no deserto não foi verdade.
    Jesus me explicou que ele nunca teve um namorado só, ele gostava sim de fazer grandes festas com todos os seus 12 namorados e vinho nunca faltava para manter o comboio a andar…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.