Já alguma vez reparou que os pneus dos carros novos estão cobertos de pelos de borracha? Não são para reduzir o ruído ou indicar o desgaste dos pneus.
Segundo o IFL Science, os pelos de borracha são simplesmente um subproduto do processo de fabrico. Tecnicamente são conhecidos como “vent spews“, embora também sejam chamadas de “sprue nubs“, “tire nibs“, “gate marks“, “nippers” e muitas outras alcunhas.
São criados quando os pneus são formados num molde. Os fabricantes começam por criar um “pneu verde“, um pneu em branco que ainda não foi curado nem lhe foram adicionados os pisos, antes de o colocarem num molde para lhe darem os retoques finais.
À medida que o calor e o ar são aplicados ao pneu em formação, o gás tem de sair para que não se formem bolhas por baixo da borracha. O molde possui estruturas finas que permitem a saída do ar, deixando um rasto de borracha em excesso.
Quando acabam de sair da fábrica, os pneus estão cobertos por estes picos de borracha fina. Acabarão por se desintegrar devido ao desgaste, principalmente nas partes do pneu que estão expostas à estrada.
Os proprietários de automóveis perguntam-se frequentemente se os pelos de borracha precisam de ser cortados antes de conduzir, mas geralmente não é necessário.
Os esguichos de ventilação não ajudam nem prejudicam o desempenho do automóvel, são apenas um vestígio redundante do processo de moldagem.
Por conseguinte, não há mal nenhum em removê-los, desde que seja cauteloso.
“Os esguichos de ventilação não têm qualquer objetivo funcional após o fabrico. Muitos proprietários de automóveis de exposição têm grande orgulho em raspar ou cortar as pontas”, afirmou Steve Burke, gestor técnico do fabricante japonês Toyo Tires.
“Não há nenhuma razão prática para as remover, mas se tiver de o fazer, evite tesouras e lâminas e agarre-as simplesmente com a mão e puxe-as. Na verdade, é um bom alívio de stress“, acrescentou Burke.