Pirelli e Bosch uniram-se para criar sistema de ponta com sensores avançados nos pneus — e já escolheram o seu primeiro carro.
A Pirelli e a Bosch estão a trabalhar juntas para criar um sistema de ponta de “pneus inteligentes” que irá integrar sensores avançados nos pneus.
Estes pneus vão fornecer dados em tempo real para melhorar o desempenho do veículo graças a uma combinação da experiência da Bosch em hardware e software com a tecnologia de pneus da Pirelli.
O sistema, denominado Cyber Tyre, tem como objetivo promover a segurança do veículo ao otimizar a travagem ABS, a tração e o controlo de estabilidade com a ajuda dos dados dos pneus a chegar em tempo real.
Pneu escolheu o Pagani de 852 cavalos
Ao contrário de outros conceitos inovadores de pneus, como os pneus sem ar ou que mudam de forma, espera-se que o Cyber Tyre esteja disponível para os consumidores em breve, após ter sido apresentado pela primeira vez em 2019 como um conceito.
Desde então, foi desenvolvido em colaboração com a Pagani para o seu Utopia Roadster de 852 cavalos.
Os pneus Pirelli P Zero Trofeo RS especialmente concebidos para o automóvel estão equipados com sensores que transmitem dados aos sistemas de controlo de tração e ABS do veículo.
A parceria também se baseia na experiência da Bosch em MEMS (Sistemas Micro-Electro-Mecânicos) e na tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy), que permite a transmissão de dados em tempo real e com baixo consumo de energia dos pneus para o sistema de controlo eletrónico do veículo.
A Pirelli contribui com seu conhecimento em modelagem de pneus e desenvolvimento de dispositivos dentro dos pneus, garantindo uma integração perfeita dos dados dos pneus com os sistemas de desempenho do carro.
Para além de melhorar a segurança e o desempenho da condução, o Cyber Tyre promete benefícios ambientais: a redução do desgaste dos pneus poderá diminuir a libertação de microplásticos e outros poluentes.
Ainda não há data para a disponibilização desta tecnologia ao público em geral. Embora os pneus cibernéticos sejam provavelmente mais caros do que os pneus tradicionais, os condutores que procuram segurança e desempenho melhorados podem considerá-los um investimento que valha a pena.