Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana.

Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver órgãos humanos dentro dos corpos de outros animais, mas este é um longo caminho a percorrer. Uma equipa de cientistas chineses começou a fazer experiências com porcos e macacos, criando porcos com células de macaco em alguns dos seus órgãos.

Esta foi a primeira vez que cientistas conseguiram este feito, mas não com o desfecho desejado. Os leitões acabaram por morrer no espaço de uma semana após terem nascido, noticia o Gizmodo.

O objetivo final dos cientistas é desenvolver órgãos humanos dentro de porcos, pelo que, nesta primeira fase de testes, as células de macaco são as ideais, já que são as mais próximas às nossas. Uma inovação deste tipo significaria um enorme avanço na medicina, colmatando pela falta de órgãos doados.

Os resultados desta investigação foram publicados, no final do mês passado, na revista científica Protein & Cell.

Em 2017, cientistas criaram a primeira quimera: um híbrido de humano e porco. Numa primeira fase, a equipa de cientistas começou por introduzir células estaminais humanas em embriões de um porco num estágio inicial de desenvolvimento, permitindo-lhes criar cerca de 2.000 híbridos, que depois foram introduzidos no corpo de uma porca.

Estes embriões permaneceram em gestação durante 28 dias, período que corresponde ao primeiro trimestre de gestação destes animais, tendo sido extraído o feto de 186 deles, terminando assim o processo.

A diferença nesta nova experiência é que os leitões acabaram por nascer, ao contrário dos porcos do estudo de 2017. Ainda assim, há progressos a fazer até que esta prática se torne sustentável e segura, já que os suínos morreram pouco tempo depois.

Além disso, o processo foi frustrante, já que dos 4.000 embriões de quimera implantados, apenas 10 acabaram por nascer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O adeus do Reino Unido. Parlamento Europeu aprova Brexit

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Bruxelas, o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia, a última formalidade que faltava para que o ‘Brexit’ se concretize na próxima sexta-feira, 31 de janeiro. Numa votação …

Puigdemont pede ajuda para pagar os custos do referendo de 2017

Carles Puigdemont recorreu ao Twitter para pedir aos catalães que contribuam para ajudar a pagar os custos do referendo sobre a independência da Catalunha, realizado a 1 de outubro de 2017. A Justiça espanhola exige que …

Fantasporto celebra 40 anos de promoção do cinema português

O Fantasporto celebra 40 anos na edição de 2020, que se realiza entre 25 de fevereiro e 8 de março, no Teatro Rivoli, na cidade do Porto. O Festival Internacional de Cinema do Porto, mais conhecido …

Matosinhos vai combater vespa asiática com armas de paintball e inseticidas em pastilhas

As corporações de bombeiros de Matosinhos vão combater as vespas asiáticas com armas de paintball. O reforço de novos meios e de mais equipas foi anunciado na terça-feira à tarde na Câmara Municipal. A equipa da …

Manuel Monteiro recusa "tabus" e põe-se fora da corrida às presidenciais

O ex-líder do CDS Manuel Monteiro recusa-se a alimentar tabus e afastou, desde já, qualquer cenário de uma eventual candidatura às eleições para Presidente da República, em 2021. “Não gosto de tabus”, afirmou, com um sorriso, …

Bruno Lage não conta com Zivkovic, mas o sérvio recusa-se a sair

O salário elevado de Zivkovic e o facto do jogador não fazer parte dos planos de Bruno Lage, fazem com que o Benfica o queira vender. No entanto, o sérvio recusa-se a abandonar o clube. A …

Morreu o poeta Manuel Resende, "um dos maiores" das letras portuguesas

O poeta Manuel Resende nascido em 1948, no Porto, morreu hoje, em Lisboa, disse a editora do autor, Livros Cotovia, que o define como “um dos maiores poetas portugueses”. Manuel Resende "dedicou grande parte da vida …

PAN quer criar regime para proteger denunciantes

O PAN vai avançar com uma proposta, depois do Orçamento do Estado 2020, para criar um regime de proteção de denunciantes. Segundo o Jornal Económico, o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) anunciou a sua intenção de avançar com esta proposta, …

Fábio Coentrão apresenta-se em tribunal como "jogador de futebol reformado"

O internacional português Fábio Coentrão, que na época passada alinhou no Rio Ave, apresentou-se hoje ao tribunal de Monsanto, em Lisboa, como um “jogador de futebol reformado”. Fábio Coentrão, de 31 anos, esteve hoje a prestar …

Dinheiro de Bruno Fernandes já tem destino no Sporting

Faz pouco mais de um dia em que a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United ficou acordada, mas Frederico Varandas já terá planos para o dinheiro que vai receber. A saída de Bruno Fernandes …