Cientistas criam a primeira quimera: um híbrido de humano e porco

(dr) Salk Institute for Biological Studies

O investigador Juan Carlos Izpisua Belmonte

O investigador Juan Carlos Izpisua Belmonte

Uma equipa internacional de cientistas do Salk Institute for Biological Studies, nos EUA, diz ter criado um ser híbrido meio humano meio porco, através de uma experiência cujos resultados foram divulgados esta quinta-feira.

Segundo Juan Carlos Izpisua Belmonte, o cientista valenciano que lidera a equipa de investigadores, o objectivo da pesquisa é criar “tecidos funcionais ou órgãos que possam ser transplantados” sem rejeição.

Para realizar a inédita experiência, numa primeira fase a equipa de cientistas começou por introduzir células estaminais humanas em embriões de um porco num estágio inicial de desenvolvimento, permitindo-lhes criar cerca de 2.000 híbridos, que depois então introduzidos no corpo de uma porca.

Estes 2.000 embriões permaneceram em gestação durante 28 dias, período que corresponde ao primeiro trimestre de gestação destes animais, após o que foi extraído o feto de 186 deles, terminando assim o processo.

Os resultados da experiência foram publicados esta quinta-feira na revista científica Cell.

Belmonte diz que este período é suficiente para que os embriões se desenvolvam de forma a que os cientistas possam analisá-los “sem preocupações éticas“.

De acordo com o cientista, a possibilidade de um animal com células humanas nascer é algo que poderia causar problemas éticos fora do mundo científico. “A sociedade tem de decidir o que se deve fazer”, ressalta.

Entretanto, este experimento, o primeiro que permitiu cruzar células de duas espécies muito diferentes, poderá oferecer novas oportunidades à ciência para investigar doenças diferentes e a forma como elas afectam o corpo humano.

Os cientistas esperam que estas experiências abram caminho para pesquisar métodos de criação de órgãos para transplantes gerados a partir de células do próprio receptor. Assim, a rejeição dos tecidos seria evitada, resolvendo o problema da falta de doações de órgãos no mundo.

Mas esta experiência é mais do que apenas uma revolucionária técnica de desenvolvimento de órgãos para transplantes sem rejeição. É a primeira quimera viável conhecida.

Na mitologia tradicional, dá-se o nome de quimera a qualquer animal que tenha partes do corpo de outro animal. Várias equipas de cientistas em todo o mundo estão a realizar experiências juntando partes de animais com partes humanas.

Mas esta é a primeira vez que é aceite pela comunidade científica, depois de validado num sistema de revisão por pares, o resultado de uma experiência de quimerismo em laboratório com animais de porte que suportem órgãos com as dimensões dos que existem no organismo humano.

E provavelmente, Juan Carlos Izpisua Belmonte ficará nos anais da ciência por ter criado a primeira quimera da história da humanidade — se ainda pudermos chamar-lhe isso.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Há um incorreção neste artigo. O primeiro híbrido com porte para órgãos humanos foi o cruzamento de vaca com gaivota que o Costa inventou.

  2. Se há coisa com que os cientistas não se preocupam é com questões éticas. Ninguém quer saber do sofrimento dos animais durante estas esperiências. Porque é que não testam em voluntários humanos? Ou nos assassinos e psicopatas que vivem nas prisões à custa do Estado? Os resultados seriam bem mais fiáveis.

  3. Tanto ódio…
    Faz lembrar os “betinhos” da classe média alta e alta que falam em direitos humanos para os presos!!!
    Enquanto são imunes fica sempre bem defender os direitos humanos e dos animais. Quando são alvo de 1 crime ou de 1 doença grave ou sem cura tudo mudo. Já aceitam tudo mesmo que vá contra tudo aquilo em que acreditavam e diziam.

    Todos somos mais ou menos contra os maus tratos a animais mas depois todos vamos ao talho buscar a carne, à peixaria buscar o peixe, ou comer marisco que até foi colocado vivo na panela de água a ferver. E aqui pensamos em maus tratos? claro que não pois a necessidade primária do homem vem sempre em 1.º.
    Até quem não come carne ou peixe para se alimentar acaba por destruir a vida a seres vivos e onde fica essa preocupação???

    O que é fundamental é definir-se os limites da ética e nesse campo para muitos a ética não tem limites …

  4. O objectivo é puxar a agenda satanica até ao seu expoente maximo, e todos vão atrás da orquestra.
    Se já acham 2017 fascinante esperem até 2025 eheheheheh
    «O povo é sereno»

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …