Cientistas descobriram (finalmente) por que não temos pêlo em algumas regiões do corpo

Não há como negar: os seres humanos são estranhos. Ao contrário da maioria dos mamíferos, a pequena penugem que temos é desigual e bastante diversificada. Mas porquê?

A sola dos nossos pés e a palma das nossas mãos são as regiões mais calvas do nosso corpo. Esta pele sem pêlos diferencia-nos dos outros mamíferos, como ursos, coelhos e cães, que têm pêlo ao longo de todo o corpo. Este é um enigma que, agora, tem uma nova explicação.

Um novo estudo, cujas experiências foram realizadas em cobaias, revelou um importante caminho molecular que mantém as partes inferiores dos nossos pés e mãos livres de penugem. A explicação baseia-se num pequeno mensageiro molecular, a proteína Wnt, que transporta informações entre as células sobre a iniciação, o espaçamento e o crescimento dos pêlos do nosso corpo.

“Sabemos que a sinalização Wnt é fundamental para o desenvolvimento dos folículos pilosos: bloqueá-los tem como consequência uma pele sem pêlos e ativá-los causa a formação de mais penugem”, esclareceu Sara Cosar, dermatologista da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

“Neste estudo mostramos que a pele nestas regiões sem pêlos produz naturalmente um inibidor que impede a Wnt de fazer o seu trabalho“, explicou à Cosmos.

O inibidor é uma proteína chamada Dickkopf 2 (DKK2). Os cientistas analisaram a pele plantar, localizada na sola do pé, de ratinhos e descobriram que a DKK2 era altamente expressa. Quando removeram a proteína geneticamente, os cabelos começaram a crescer numa região normalmente sem pêlos.

As descobertas sugerem que a produção de DKK2 em regiões específicas da pele foi alterada durante a evolução para permitir que diferentes padrões de pele peluda se formassem de acordo com as necessidades do animal em causa.

Por exemplo, enquanto que os coelhos e os ursos polares precisam de patas peludas para sobreviver, se o pêlo humano se estendesse até às mãos e aos pés a nossa vida seria muito mais complicada.

Ainda não está claro porque é que os humanos desenvolveram “mãos e pés nus”, mas há já algumas hipóteses. Alguns cientistas sugerem que pode estar relacionado com a seleção sexual; outros afirmam que tem mais a ver com termorregulação, à medida que nos mudamos das florestas para a savana; enquanto outros adiantam que a nossa nudez nos protege de parasitas externos, como piolhos.

Independente de qual das hipóteses está correta, isto significa que, com apenas uma alteração genética, poderíamos fazer com que o pêlo crescesse nas solas dos nossos pés e nas palmas das nossas mãos.

O ponto significativo desta investigação é que a Wnt está presente em regiões sem pêlo, mas está a ser bloqueada. Os resultados da investigação foram publicados recentemente na Cell Reports.

Os folículos pilosos desenvolvem-se durante a vida fetal, mas a sua produção pára após o nascimento. Como resultado, os folículos pilosos não voltar a crescer após queimaduras graves ou feridas profundas.

A equipa está agora a investigar se os inibidores de Wnt suprimem o desenvolvimento do folículo piloso nesses cenários, bem como em outros episódios de perda de cabelo.

No futuro, os cientistas esperam que esta pesquisa possa ajudar a descobrir uma forma de bloquear o crescimento dos pêlos corporais. Este tipo de tratamento pode ser muito útil para uma variedade de problemas de saúde, como calvície ou psoríase.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No meu entender a seleção Natural aconteceu porque o Antepassado do Homem procurava mulheres com menos pelo, e simplesmente por uma causa estética… Assim foi se desenvolvendo uma espécie cada vez com menos pelos, dos quais as mulheres são o maior exemplo.

RESPONDER

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …