Cientistas descobriram (finalmente) por que não temos pêlo em algumas regiões do corpo

Não há como negar: os seres humanos são estranhos. Ao contrário da maioria dos mamíferos, a pequena penugem que temos é desigual e bastante diversificada. Mas porquê?

A sola dos nossos pés e a palma das nossas mãos são as regiões mais calvas do nosso corpo. Esta pele sem pêlos diferencia-nos dos outros mamíferos, como ursos, coelhos e cães, que têm pêlo ao longo de todo o corpo. Este é um enigma que, agora, tem uma nova explicação.

Um novo estudo, cujas experiências foram realizadas em cobaias, revelou um importante caminho molecular que mantém as partes inferiores dos nossos pés e mãos livres de penugem. A explicação baseia-se num pequeno mensageiro molecular, a proteína Wnt, que transporta informações entre as células sobre a iniciação, o espaçamento e o crescimento dos pêlos do nosso corpo.

“Sabemos que a sinalização Wnt é fundamental para o desenvolvimento dos folículos pilosos: bloqueá-los tem como consequência uma pele sem pêlos e ativá-los causa a formação de mais penugem”, esclareceu Sara Cosar, dermatologista da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

“Neste estudo mostramos que a pele nestas regiões sem pêlos produz naturalmente um inibidor que impede a Wnt de fazer o seu trabalho“, explicou à Cosmos.

O inibidor é uma proteína chamada Dickkopf 2 (DKK2). Os cientistas analisaram a pele plantar, localizada na sola do pé, de ratinhos e descobriram que a DKK2 era altamente expressa. Quando removeram a proteína geneticamente, os cabelos começaram a crescer numa região normalmente sem pêlos.

As descobertas sugerem que a produção de DKK2 em regiões específicas da pele foi alterada durante a evolução para permitir que diferentes padrões de pele peluda se formassem de acordo com as necessidades do animal em causa.

Por exemplo, enquanto que os coelhos e os ursos polares precisam de patas peludas para sobreviver, se o pêlo humano se estendesse até às mãos e aos pés a nossa vida seria muito mais complicada.

Ainda não está claro porque é que os humanos desenvolveram “mãos e pés nus”, mas há já algumas hipóteses. Alguns cientistas sugerem que pode estar relacionado com a seleção sexual; outros afirmam que tem mais a ver com termorregulação, à medida que nos mudamos das florestas para a savana; enquanto outros adiantam que a nossa nudez nos protege de parasitas externos, como piolhos.

Independente de qual das hipóteses está correta, isto significa que, com apenas uma alteração genética, poderíamos fazer com que o pêlo crescesse nas solas dos nossos pés e nas palmas das nossas mãos.

O ponto significativo desta investigação é que a Wnt está presente em regiões sem pêlo, mas está a ser bloqueada. Os resultados da investigação foram publicados recentemente na Cell Reports.

Os folículos pilosos desenvolvem-se durante a vida fetal, mas a sua produção pára após o nascimento. Como resultado, os folículos pilosos não voltar a crescer após queimaduras graves ou feridas profundas.

A equipa está agora a investigar se os inibidores de Wnt suprimem o desenvolvimento do folículo piloso nesses cenários, bem como em outros episódios de perda de cabelo.

No futuro, os cientistas esperam que esta pesquisa possa ajudar a descobrir uma forma de bloquear o crescimento dos pêlos corporais. Este tipo de tratamento pode ser muito útil para uma variedade de problemas de saúde, como calvície ou psoríase.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No meu entender a seleção Natural aconteceu porque o Antepassado do Homem procurava mulheres com menos pelo, e simplesmente por uma causa estética… Assim foi se desenvolvendo uma espécie cada vez com menos pelos, dos quais as mulheres são o maior exemplo.

RESPONDER

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …